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Título: BEPS 2.0 e o Pilar Dois : impactos da tributação mínima global nos países em desenvolvimento
Autor(es): Lima, Fernando Borges Moreira de
Orientador(es): Borges, Antônio de Moura
Assunto: Tributação internacional
Países em desenvolvimento
Reforma tributária
Incentivos fiscais
Data de publicação: 6-Out-2025
Referência: LIMA, Fernando Borges Moreira de. BEPS 2.0 e o Pilar Dois: impactos da tributação mínima global nos países em desenvolvimento. 2025. 124 f., il. Dissertação (Mestrado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: A dissertação analisa a implementação do Projeto BEPS 2.0 da OCDE, com foco no Pilar Dois (GloBE), e seu impacto nos países em desenvolvimento, especialmente no Brasil. O estudo examina como essas novas regras tributárias afetam a competição fiscal, a arrecadação nacional e a política de incentivos fiscais. O primeiro capítulo discute a evolução do conceito de nexo tributário, destacando como a tributação se tornou uma relação jurídica baseada na normatividade constitucional. Analisa-se a insuficiência dos critérios tradicionais de residência fiscal, fonte e estabelecimento permanente diante da digitalização da economia, que intensifica a erosão da base tributária. O segundo capítulo explora as características da economia digital e a ausência de um nexo tributário claro para empresas multinacionais. A pesquisa revisita o Projeto BEPS original da OCDE, suas quinze ações e a transição para o BEPS 2.0, que introduziu o Pilar Um, focado na redistribuição da competência tributária para os países consumidores, e o Pilar Dois, que estabelece um imposto mínimo global de 15%. No terceiro capítulo, avalia-se como os países em desenvolvimento, altamente dependentes de incentivos fiscais, sofrem com a competição fiscal internacional e o fenômeno da race to the bottom. Discute-se o spillover tributário, demonstrando como as políticas fiscais dos países desenvolvidos impactam negativamente a arrecadação dos emergentes. O quarto capítulo questiona se a implementação do Pilar Dois beneficiará ou prejudicará os países em desenvolvimento. Embora a OCDE argumente que a alíquota mínima reduziria a necessidade de incentivos fiscais, a pesquisa indica que a falta de infraestrutura e outros atrativos tornam esses incentivos fundamentais para a competitividade desses países. O quinto capítulo propõe ajustes na política fiscal para adaptação ao BEPS 2.0, sugerindo a substituição de isenções tributárias por créditos fiscais reembolsáveis qualificados (QRTC) e a adoção do Qualified Domestic Minimum Top-up Tax (QDMTT) para evitar a perda de arrecadação para outras jurisdições. No sexto capítulo, analisa-se a implementação do Pilar Dois no Brasil, incluindo a Medida Provisória n.º 1.262/2024 e o Projeto de Lei nº 3.817/2024, que criam um adicional de CSLL para multinacionais subtributadas. Compara-se a legislação brasileira com as políticas adotadas na Malásia, África do Sul e no Vietnã, evidenciando estratégias comuns e desafios específicos. Compara-se a legislação brasileira com as políticas adotadas na Malásia, África do Sul e Vietnã, evidenciando estratégias comuns e desafios específicos. A pesquisa conclui que a adoção do Pilar Dois não deve ser vista apenas como arrecadatória, mas como uma oportunidade para, além da neutralidade e eficiência do sistema fiscal, os países em desenvolvimento se reposicionarem no cenário global, reduzindo sua dependência de incentivos fiscais e investindo em infraestrutura e inovação.
Abstract: The dissertation analyzes the implementation of the OECD's BEPS 2.0 Project, focusing on Pillar Two (GloBE) and its impact on developing countries, particularly Brazil. The study examines how these new tax rules affect tax competition, national revenue collection, and tax incentive policies. The first chapter discusses the evolution of the concept of tax nexus, highlighting how taxation has become a legal relationship based on constitutional norms. It analyzes the insufficiency of traditional criteria such as tax residency, source, and permanent establishment in the face of the digitalization of the economy, which intensifies base erosion. The second chapter explores the characteristics of the digital economy and the absence of a clear tax nexus for multinational enterprises. The research revisits the OECD's original BEPS Project, its fifteen actions, and the transition to BEPS 2.0, which introduced Pillar One, focused on reallocating taxing rights to market jurisdictions, and Pillar Two, which establishes a global minimum tax of 15%. The third chapter evaluates how developing countries, highly dependent on tax incentives, suffer from international tax competition and the "race to the bottom" phenomenon. It discusses tax spillovers, demonstrating how the fiscal policies of developed countries negatively affect the revenues of emerging economies. The fourth chapter questions whether the implementation of Pillar Two will benefit or harm developing countries. Although the OECD argues that the minimum tax rate would reduce the need for tax incentives, the research indicates that the lack of infrastructure and other competitive advantages makes these incentives essential for the competitiveness of these countries. The fifth chapter proposes adjustments to fiscal policy to adapt to BEPS 2.0, suggesting the replacement of tax exemptions with Qualified Refundable Tax Credits (QRTC) and the adoption of the Qualified Domestic Minimum Top-up Tax (QDMTT) to prevent revenue loss to other jurisdictions. The sixth chapter analyzes the implementation of Pillar Two in Brazil, including Provisional Measure No. 1,262/2024 and Bill No. 3,817/2024, which create an additional CSLL for undertaxed multinationals. It compares Brazilian legislation with policies adopted in Malaysia, South Africa, and Vietnam, highlighting common strategies and specific challenges. The research concludes that the adoption of Pillar Two should not be viewed merely as a revenue-generating measure but as an opportunity to promote not only the neutrality and efficiency of the fiscal system but also for developing countries to reposition themselves in the global landscape, reducing their dependence on tax incentives and investing in infrastructure and innovation.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Direito (FD)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, Programa de Pós-Graduação em Direito, 2025.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Direito
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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