http://repositorio.unb.br/handle/10482/7882| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 2010_AnaCarolinaNunesdeAraujo.pdf | 839,65 kB | Adobe PDF | View/Open | 
| Title: | Cursos de formação de professores de língua estrangeira e o paradigma contemporâneo : um estudo de caso | 
| Authors: | Araújo, Ana Carolina Nunes de | 
| Orientador(es):: | Unternbäumen, Enrique Huelva | 
| Assunto:: | Interlíngua (Aprendizagem de línguas) Professores - língua estrangeira Linguagem e línguas - estudo e ensino  | 
| Issue Date: | 19-May-2011 | 
| Data de defesa:: | 9-Jul-2010 | 
| Citation: | ARAÚJO, Ana Carolina Nunes de. Cursos de formação de professores de língua estrangeira e o paradigma contemporâneo: um estudo de caso. 2010. 142 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010. | 
| Abstract: | A pesquisa aqui descrita  trata-se de um estudo de caso qualitativo, que visou a  investigar os três cursos de Licenciatura  em Língua Estrangeira (Línguas Espanhola, Francesa e Inglesa) em uma Universidade  Federal do Brasil, quanto ao modo  como  estão  preparando os professores para a prática docente, se faz isso em conformidade com os parâmetros  teóricos  contemporâneos  para  formação  de  professores  de  língua. Para  tanto,  selecionamos  como participantes  colaboradoras  desta  pesquisa  três  professoras  em  formação  cursando  o  último  semestre e uma professora formadora de cada um desses cursos de Licenciatura, perfazendo  um  total  de  12 participantes.  Os  instrumentos  de  pesquisa  utilizados  foram  questionários  abertos  com  questões  sobre  o  curso,  as  disciplinas  e  alguns  conhecimentos  considerados  necessários  ao  professor  em  formação.  Houve  também  análise  documental  das  Diretrizes  Curriculares  para  os  Cursos  de  Letras,  em  que  fizemos  uma  avaliação  de  que  elementos  devem  estar  presentes  nos  cursos  de  formação  de  professores  de  línguas.  Os  resultados  sugerem  que  os  cursos  de  Licenciatura  ainda  têm  sua  base  mais  próxima  do  paradigma  estruturalista que do paradigma comunicativo contemporâneo. As participações sugerem que  a  base  teórica  oferecida  aos  professores em formação  não  mostra ser completamente consistente com os preceitos fundamentais para a Abordagem Comunicativa e para o ensino da Competência Comunicativa, e que os professores egressos não demonstram compreender bem a natureza complexa da Competência Comunicativa, constituída de suas diferentes subcompetências interrelacionadas. Desta forma, identificam-se  lacunas na estrutura dos cursos de Licenciatura investigados que demandam correção a fim  de alcançarmos uma formação de professores de línguas que vá ao encontro de toda a produção teórica  já disponível para essa tarefa. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT The research here described, a qualitative study case, investigated three Under-graduate Courses for Foreign Language Teacher Education (languages were Spanish, French and English) aiming to find out whether the courses are structured to educate teachers in accordance to the contemporary theoretical parameters for foreign language teachers education. In order to do that, we invited three prospective teachers taking the last semester of the course and one teacher educator for each course, making up a total of 12 participants. The instruments used for the research were open questionnaires with questions about the course, about some of the subjects and about knowledge of some basic elements considered central for teacher education. There was also document analysis where Diretrizes Curriculares para os Cursos de Letras (Curriculum Guidelines for Under-graduate Courses for Foreign Language Teacher Education) 1 were studied so as to single out which elements should be present in courses for language teachers education. The results suggest that the three Under-graduate Courses for Foreign Language Teacher studied still present a strong influence of structuralism in contrast with the characteristics of the contemporary communicative paradigm for language teaching. The data collected suggest that the theoretical basis offered by the course is not completely coherent with the precepts for the Communicative Approach and for the teaching of the Communicative Competence. Furthermore, prospective teachers apparently do not fully grasp the complex nature of the Communicative Competence and its related subcompetences. Therefore, a gap in the structure of the Under-graduate Courses for Foreign Language Teacher Education is clearly identified, which demands rapid action if we are to reach the level of Teacher Education aimed at by the vast theoretical basis available for that end.  | 
| Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2010. | 
| Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado | 
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.