Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/53282
Ficheros en este ítem:
Fichero Tamaño Formato  
RafaelaSabinoEAndrade_TESE.pdf1,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Comparação da condição de saúde bucal em escolares de escolas promotoras de saúde e escolas sem programas específicos : um estudo de avaliação
Autor : Andrade, Rafaela Sabino e
Orientador(es):: Costa, Vanessa Polina Pereira da
Coorientador(es):: Piovesan, Érica Torres de Almeida
Assunto:: Saúde bucal
Promoção da saúde
Cárie dentária
Educação em saúde bucal
Escolas
Indicadores de saúde
Fecha de publicación : 25-nov-2025
Citación : ANDRADE, Rafaela Sabino e. Comparação da Condição de Saúde Bucal em Escolares de Escolas Promotoras de Saúde e Escolas sem Programas Específicos: Um Estudo de Avaliação. 2025. 86 f., il. Tese (Doutorado em Odontologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumen : Introdução: A cárie dentária é a condição de saúde mais comum no mundo, afetando bilhões de pessoas, especialmente crianças. No Brasil, embora o índice CPOD tenha melhorado nas últimas décadas, ainda há elevada prevalência de cárie não tratada e fortes desigualdades regionais e sociais. A polarização da cárie reforça a necessidade de ações preventivas direcionadas a populações vulneráveis. Escolas Promotoras de Saúde (EPS) têm se mostrado uma estratégia eficaz para promover saúde bucal e reduzir iniquidades. Objetivo: Este estudo tem como objetivo comparar as condições de saúde bucal entre escolares de uma EPS e de uma escola sem ações estruturadas, bem como entre o modelo EPS e o atendimento tradicional do SUS. Métodos: Tratase de um estudo de intervenção comparativo realizado entre duas escolas públicas de regiões vulneráveis do Distrito Federal, uma com implementação do modelo EPS e outra sem intervenções, atuando como controle. Participaram 457 crianças de 6 a 11 anos, com consentimento dos responsáveis. Os dados foram coletados por meio de exame clínico padronizado, conduzido por um odontopediatra calibrado, utilizando o índice ceo-d,CPOD e registros complementares como dor bucal, selantes, restaurações e abcessos. Os exames ocorreram nas escolas, seguindo protocolos de biossegurança. A análise foi realizada no software Stata 17.0, com dupla digitação e uso do testes qui-quadrado de Pearson, exato de Fisher e t de Student. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética e seguiu os princípios da Declaração de Helsinque. Resultados: Em 2021, participaram 457 crianças: 230 no grupo Controle e 227 no grupo Intervenção. A idade média foi maior no grupo Intervenção (p < 0,001), o que justificou controle estatístico posterior. A prevalência de cárie em dentes decíduos foi semelhante entre os grupos (~50%), sem diferença significativa. A média de dentes cariados entre as crianças afetadas também não apresentou variação. A maioria das crianças avaliou sua saúde bucal como positiva, sem diferenças estatísticas relevantes. Em 2022, 276 crianças participaram (124 Controle; 152 Intervenção). A prevalência de cárie em dentes decíduos foi significativamente menor no grupo Intervenção (15,8%) em comparação ao Controle (73,3%), com p < 0,001. A média de dentes cariados também foi menor no grupo Intervenção (0,51 vs. 2,31; p < 0,001). A autoavaliação da saúde bucal foi melhor no grupo Intervenção (75% avaliaram como boa vs. 52,5% no Controle; p < 0,001). Modelos de regressão reforçaram esses achados. Em 2021, a idade foi negativamente associada ao número de dentes cariados, mas o tipo de escola não foi significativo. Em 2022, o grupo Intervenção apresentou uma redução de ~76% na incidência de dentes cariados em dentes decíduos (IRR=0,24; p<0,001), e 87% menor chance de presença de cárie (OR=0,13; p<0,001). Para o índice CPO-D, houve redução significativa de ~29% no grupo Intervenção (IRR=0,71; p=0,001). Conclusão: Pode-se concluir que a implementação do modelo de Escola Promotora de Saúde teve impacto positivo na saúde bucal dos escolares, especialmente em 2022, com redução significativa na prevalência e severidade da cárie dentária. Além disso, observou-se melhora na autoavaliação da saúde bucal pelas crianças do grupo intervenção. Esses achados reforçam a eficácia de estratégias intersetoriais e contínuas de promoção da saúde no ambiente escolar como ferramenta essencial para a redução das iniquidades em saúde bucal infantil.
Abstract: Background: Dental caries is the most common health condition worldwide, affecting billions of people, especially children. In Brazil, although the DMFT index has improved in recent decades, the prevalence of untreated caries remains high, with significant regional and social inequalities. The polarization of caries highlights the need for preventive actions targeting vulnerable populations. Health-Promoting Schools (HPS) have proven to be an effective strategy to promote oral health and reduce inequities. Objective: This study aimed to compare oral health conditions among students from a Health-Promoting School and a school without structured actions, as well as between the HPS model and traditional SUS-based care. Methods: This is a comparative intervention study conducted in two public schools located in socially vulnerable regions of the Federal District (Brazil), one implementing the HPS model and the other without interventions, serving as a control. A total of 457 children aged 6 to 11 years participated, with parental consent. Data were collected through standardized clinical examination performed by a calibrated pediatric dentist, using the dmft/DMFT index and additional records such as dental pain, sealants, restorations, and abscesses. Examinations were conducted at the schools, following biosafety protocols. Data were analyzed using Stata 17.0 software, with double data entry and Pearson’s chi-square, Fisher’s exact test, and Student’s t-test. The study was approved by the Research Ethics Committee and followed the principles of the Declaration of Helsinki. Results: In 2021, 457 children participated: 230 in the Control group and 227 in the Intervention group. The mean age was higher in the Intervention group (p < 0.001), justifying subsequent statistical adjustment. The prevalence of caries in primary teeth was similar between groups (~50%), with no significant difference. The mean number of decayed teeth among affected children also showed no variation. Most children rated their oral health as positive, with no relevant statistical differences. In 2022, 276 children participated (124 Control; 152 Intervention). The prevalence of caries in primary teeth was significantly lower in the Intervention group (15.8%) compared to the Control group (73.3%), with p < 0.001. The mean number of decayed teeth was also lower in the Intervention group (0.51 vs. 2.31; p < 0.001). Self-rated oral health was better in the Intervention group (75% rated it as good vs. 52.5% in the Control; p < 0.001). Regression models supported these findings. In 2021, age was negatively associated with the number of decayed teeth, but school type was not significant. In 2022, the Intervention group showed a ~76% reduction in the incidence of decayed primary teeth (IRR = 0.24; p < 0.001) and an 87% lower likelihood of having caries (OR = 0.13; p < 0.001). Regarding the DMFT index, there was a significant reduction of ~29% in the Intervention group (IRR = 0.71; p = 0.001). Conclusion: The implementation of the Health-Promoting School model had a positive impact on the oral health of schoolchildren, especially in 2022, with a significant reduction in the prevalence and severity of dental caries. In addition, there was an improvement in the children’s self-perception of their oral health in the Intervention group. These findings reinforce the effectiveness of intersectoral and continuous health promotion strategies within the school environment as an essential tool for reducing inequalities in children's oral health.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Ciências da Saúde (FS)
Descripción : Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em em Odontologia, 2025.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Odontologia
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/53282/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.