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Título: Além da empena cega : a experiência estética da cidade como subversão do olhar capitalista sobre Águas Claras - DF
Autor(es): Vinhal, Vinícius de Noronha Miranda
Orientador(es): Santos, Fátima Aparecida dos
Assunto: Águas Claras (DF)
Caminhada
Capitalismo
Espaços urbanos - Brasília (DF)
Experiência estética
Semiótica
Data de publicação: 29-out-2025
Referência: VINHAL, Vinícius de Noronha Miranda. Além da Empena Cega: A experiência estética da cidade como subversão do olhar capitalista sobre Águas Claras - DF. 2024. 177 f., il. Dissertação (Mestrado em Design) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Nesta dissertação, tem-se como protagonista a cidade de Águas Claras, RA (Região Administrativa) do Distrito Federal que teve sua construção iniciada no ano de 1992 em meio ao fortalecimento da crítica ao modelo de Cidade Modernista executado em Brasília. A cidade-satélite (como popularmente se denominam as RAs), contudo, vendeu-se como protótipo e se tornou exemplo de como o capital pode criar espaços – transformando-os em mercadoria – conforme suas necessidades e como forma de controle social. Como resultado, tem-se uma cidade alienada da dinâmica centro-periferia que agrega a si problemáticas nocivas do pensamento cosmopolita. Nesse sentido, pergunto-me de que forma a experiência estética que se desenha por meio do caminhar pela cidade pode transformar o olhar restrito pelos signos do pensamento capitalista sobre Águas Claras. Por isso, parto da compreensão do espaço a partir de Milton Santos e Michel de Certeau de forma a contemplar a importância do caminhar para a significação e a observação crítica do espaço. Assim, com inspiração na literatura de Clarice Lispector e Virginia Woolf, busco a construção de uma cartografia ensaística e investigativa de sua paisagem urbana através de passeios contemplativos durante os quais flutuo à deriva por pontos de interesse que evoquem contradições, artificialidades e espontaneidades no espaço. Tendo como referências David Harvey, Georg Simmel e Yann Moulier-Boutang e minhas observações da cidade, comento as consequências automatizantes da ação do capital sobre o espaço com o objetivo de compreender seu efeito no cotidiano e, consequentemente, sobre o hábito, discutido a partir do desenho de um caminho para sua subversão pela semiótica em Charles Sanders Peirce, Iuri Lotman e seus comentadores. Esta pesquisa, finalmente, serve como estímulo à imaginção e ao olhar poético sobre a cidade para o explorar de alternativas socioespaciais; suplemento criativo para o cultivo de possibilidades e para a emancipação intelectual visando o agenciamento de transformações sobre o espaço e o questionamento de crenças alienantes.
Abstract: The protagonist of this dissertation is the city of Águas Claras, an Administrative Region in the Federal District, which began to be built in 1992 as criticism of the Modernist City model in Brasilia grew. The satellite city (as Administrative Regions are popularly called), however, sold itself as a prototype and became an example of how capital can create spaces - turning them into merchandise - according to its needs and as a form of social control. As a result, we have a city alienated from the center-periphery dynamic that adds to itself harmful problems of cosmopolitan thinking. In this sense, I wonder how the aesthetic experience of walking through the city can transform the gaze restricted by the signs of capitalist thinking about Águas Claras. For this reason, I start from Milton Santos' and Michel de Certeau's understanding of space to contemplate the importance of walking for the meaning and critical observation of space. Thus, inspired by the literature of Clarice Lispector and Virginia Woolf, I seek to construct an essayistic and investigative cartography of its urban landscape through contemplative walks during which I drift through points of interest that evoke contradictions, artificialities and spontaneities in space. Taking David Harvey, Georg Simmel and Yann Moulier-Boutang and my observations of the city as references, I comment on the automatizing consequences of capital's action on space with the aim of understanding its effect on everyday life and, consequently, on habit, discussed from the point of view of drawing a path for its subversion through semiotics in Charles Sanders Peirce, Yuri Lotman and their commentators. Finally, this research serves as a stimulus for imagination and for a poetic look at the city to explore socio-spatial alternatives; a creative supplement for the cultivation of possibilities and for intellectual emancipation with the aim of bringing about transformations in space and questioning alienating beliefs.
Unidade Acadêmica: Instituto de Artes (IdA)
Departamento de Design (IdA DIN)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, Programa de Pós-Graduação em Design, 2024.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Design
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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