| Campo DC | Valor | Idioma | 
|---|
| dc.contributor.advisor | Santos, Fátima Aparecida dos | pt_BR | 
| dc.contributor.author | Vinhal, Vinícius de Noronha Miranda | pt_BR | 
| dc.date.accessioned | 2025-10-29T20:43:26Z | - | 
| dc.date.available | 2025-10-29T20:43:26Z | - | 
| dc.date.issued | 2025-10-29 | - | 
| dc.date.submitted | 2024-12-12 | - | 
| dc.identifier.citation | VINHAL, Vinícius de Noronha Miranda. Além da Empena Cega: A experiência estética da cidade como subversão do olhar capitalista sobre Águas Claras - DF. 2024. 177 f., il. Dissertação (Mestrado em Design) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR | 
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52988 | - | 
| dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, Programa de Pós-Graduação em Design, 2024. | pt_BR | 
| dc.description.abstract | Nesta dissertação, tem-se como protagonista a cidade de Águas Claras, RA (Região
Administrativa) do Distrito Federal que teve sua construção iniciada no ano de 1992 em
meio ao fortalecimento da crítica ao modelo de Cidade Modernista executado em Brasília.
A cidade-satélite (como popularmente se denominam as RAs), contudo, vendeu-se como
protótipo e se tornou exemplo de como o capital pode criar espaços – transformando-os
em mercadoria – conforme suas necessidades e como forma de controle social. Como
resultado, tem-se uma cidade alienada da dinâmica centro-periferia que agrega a si
problemáticas nocivas do pensamento cosmopolita. Nesse sentido, pergunto-me de que
forma a experiência estética que se desenha por meio do caminhar pela cidade pode
transformar o olhar restrito pelos signos do pensamento capitalista sobre Águas Claras.
Por isso, parto da compreensão do espaço a partir de Milton Santos e Michel de Certeau
de forma a contemplar a importância do caminhar para a significação e a observação
crítica do espaço. Assim, com inspiração na literatura de Clarice Lispector e Virginia
Woolf, busco a construção de uma cartografia ensaística e investigativa de sua paisagem
urbana através de passeios contemplativos durante os quais flutuo à deriva por pontos de
interesse que evoquem contradições, artificialidades e espontaneidades no espaço. Tendo
como referências David Harvey, Georg Simmel e Yann Moulier-Boutang e minhas
observações da cidade, comento as consequências automatizantes da ação do capital sobre
o espaço com o objetivo de compreender seu efeito no cotidiano e, consequentemente,
sobre o hábito, discutido a partir do desenho de um caminho para sua subversão pela
semiótica em Charles Sanders Peirce, Iuri Lotman e seus comentadores. Esta pesquisa,
finalmente, serve como estímulo à imaginção e ao olhar poético sobre a cidade para o
explorar de alternativas socioespaciais; suplemento criativo para o cultivo de
possibilidades e para a emancipação intelectual visando o agenciamento de
transformações sobre o espaço e o questionamento de crenças alienantes. | pt_BR | 
| dc.language.iso | por | pt_BR | 
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR | 
| dc.title | Além da empena cega : a experiência estética da cidade como subversão do olhar capitalista sobre Águas Claras - DF | pt_BR | 
| dc.type | Dissertação | pt_BR | 
| dc.subject.keyword | Águas Claras (DF) | pt_BR | 
| dc.subject.keyword | Caminhada | pt_BR | 
| dc.subject.keyword | Capitalismo | pt_BR | 
| dc.subject.keyword | Espaços urbanos - Brasília (DF) | pt_BR | 
| dc.subject.keyword | Experiência estética | pt_BR | 
| dc.subject.keyword | Semiótica | pt_BR | 
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR | 
| dc.description.abstract1 | The protagonist of this dissertation is the city of Águas Claras, an Administrative Region
in the Federal District, which began to be built in 1992 as criticism of the Modernist City
model in Brasilia grew. The satellite city (as Administrative Regions are popularly called),
however, sold itself as a prototype and became an example of how capital can create
spaces - turning them into merchandise - according to its needs and as a form of social
control. As a result, we have a city alienated from the center-periphery dynamic that adds
to itself harmful problems of cosmopolitan thinking. In this sense, I wonder how the
aesthetic experience of walking through the city can transform the gaze restricted by the
signs of capitalist thinking about Águas Claras. For this reason, I start from Milton Santos'
and Michel de Certeau's understanding of space to contemplate the importance of walking
for the meaning and critical observation of space. Thus, inspired by the literature of
Clarice Lispector and Virginia Woolf, I seek to construct an essayistic and investigative
cartography of its urban landscape through contemplative walks during which I drift
through points of interest that evoke contradictions, artificialities and spontaneities in
space. Taking David Harvey, Georg Simmel and Yann Moulier-Boutang and my
observations of the city as references, I comment on the automatizing consequences of
capital's action on space with the aim of understanding its effect on everyday life and,
consequently, on habit, discussed from the point of view of drawing a path for its
subversion through semiotics in Charles Sanders Peirce, Yuri Lotman and their
commentators. Finally, this research serves as a stimulus for imagination and for a poetic
look at the city to explore socio-spatial alternatives; a creative supplement for the
cultivation of possibilities and for intellectual emancipation with the aim of bringing
about transformations in space and questioning alienating beliefs. | pt_BR | 
| dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR | 
| dc.description.unidade | Departamento de Design (IdA DIN) | pt_BR | 
| dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Design | pt_BR | 
| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado 
 |