http://repositorio.unb.br/handle/10482/52900| Arquivo | Tamanho | Formato | |
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| ThaisaDaSilvaFonseca_TESE.pdf | 2,05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
| Título: | Psicologia escolar e interculturalismo: atuação institucional na Educação Básica |
| Autor(es): | Fonseca, Thaisa da Silva |
| Orientador(es): | Araújo, Claisy Maria Marinho |
| Assunto: | Psicologia escolar Psicólogos - atuação Educação básica Interculturalidade Multiculturalismo |
| Data de publicação: | 23-Out-2025 |
| Data de defesa: | 27-Mar-2025 |
| Referência: | FONSECA, Thaisa da Silva. Psicologia Escolar e Interculturalismo: Atuação Institucional na Educação Básica. 2025. 246 f. Tese (Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. |
| Resumo: | O Brasil é um país de dimensão continental marcado por uma pluralidade racial, étnica, religiosa, cultural que materializa o interculturalismo como fenômeno que retrata a diversidade em uma perspectiva ampla e decolonial que, além do reconhecimento de diversos grupos, promove o desenvolvimento dos sujeitos a partir da participação, do protagonismo, da interlocução, da troca de saberes e da aprendizagem. A atual configuração migratória, com o aumento de imigrantes e refugiados, amplia esse cenário composto por negros, quilombolas, indígenas, brancos. Acreditando que os espaços educativos sejam potenciais contextos de desenvolvimento da consciência e de processos psicológicos mais complexos para todos os envolvidos, defendeu-se a tese de que a Psicologia Escolar deve desenvolver ações intencionais em cenários educacionais de interculturalismo. Acreditou-se que, diante desse contexto histórico, cultural, político e social que foi invisibilizado e da escassez de orientações para a prática psicológica em instituições de ensino com vivências culturais, poucas profissionais desenvolvem ações institucionais, voltadas a essa temática de forma intencional. Com base nessa defesa, esta pesquisa objetivou investigar a atuação da Psicologia Escolar em cenários de interculturalismo presentes na Educação Básica no Distrito Federal (DF). Os aportes teóricos foram a Psicologia Crítica, Psicologia Escolar Crítica e Psicologia histórico-cultural. A metodologia qualitativa guiou a investigação, que teve como participantes dez psicólogas escolares das Equipes Especializadas de Apoio à Aprendizagem da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (EEAA/SEEDF), que atuavam em escolas da Educação Básica da SEEDF com cenários de interculturalismo. As informações foram analisadas qualitativamente à luz da Psicologia histórico-cultural, considerando a análise de processos, a partir da construção de eixos de análise e da produção de sentidos e significados. Os resultados indicaram uma diversidade nos cenários de pesquisa composta por brancos, negros, indígenas, imigrantes, refugiados. As análises das entrevistas anunciaram três zonas de sentido (ZS): Interculturalismo como temática inovadora na interlocução com a Psicologia Escolar (ZS1); Fundamentação teórica para atuação em Psicologia Escolar (ZS2); Práticas da Psicologia Escolar em cenários de interculturalismo (ZS3). A atuação intencional da pesquisadora no processo de investigação de uma temática inovadora e pouco debatida pela área mobilizou afetos, partilha de conhecimentos e interlocuções junto às participantes, suscitando a conscientização da relevância da temática do interculturalismo e prospectando ações no âmbito da Psicologia Escolar. Observou-se uma compreensão reduzida em relação ao interculturalismo, muitas vezes atrelada a grupos específicos. Identificaram-se ações, baseadas na proposta de atuação institucional, voltadas ao cenário de interculturalismo; porém, muitas vezes, não havia uma intencionalidade nas práticas direcionadas ao fenômeno; algumas, ainda eram de cunho individualizante e não institucional, ou direcionada a grupos específicos. Os resultados indicaram, ainda, necessidade de abordagem da temática em contextos de formação inicial e continuada. Concluiu-se que é necessária a construção de saberes e práticas que favoreçam, além do multiculturalismo já existente, um interculturalismo nos ambientes educacionais. Como contribuição dessa investigação, foi desenvolvida uma proposta de atuação institucional para psicólogas escolares, com foco em cenários de interculturalismo. |
| Abstract: | This thesis stems from a clear observation: the Haitian educational system faces numerous human, structural, and institutional challenges that undermine the quality of education and pupils’ well-being. Based on this reality, the research investigates to what extent school psychology can serve as a pathway for educational and social transformation, drawing inspiration from international experiences, particularly those developed in Brazil. Adopting a qualitative, descriptive, and comparative approach, the information analysis followed an inductive process based on thematic content analysis, as outlined by Minayo (2001), allowing for the construction of categories based on participant’s discourse. Twelve semi-structured interviews were conducted with teachers and school psychologists from both countries to understand their perceptions of the contributions of school psychology in addressing challenges within schools across distinct contexts. The result highlight specific need in Haiti, persistent institutional barriers, but also a strong potential for school psychology to act from a prevent, educational, and inclusive perspective. The comparative analysis between the Haitian and Brazilian context identifies inspiring practices that may guide the contextualized development of school psychology in Haiti. While not aiming to provide immediate solutions, this study offers a foundation for reflection and opens perspectives for the progressive, realistic, and culturally relevant integration in Haiti. While not intended to provide immediate solutions, this study offers a foundation for reflection and opens perspectives for the progressive, realistic, and culturally relevant integration of school psychology into the Haitian educational landscape.Brazil is a country of continental dimensions marked by a racial, ethnic, religious and cultural plurality that materializes interculturalism as a phenomenon that portrays diversity in a broad and decolonial perspective that, in addition to recognizing diverse groups, promotes the development of subjects based on participation, protagonism, interlocution, exchange of knowledge and learning. The current migratory configuration, with the increase in immigrants and refugees, expands this scenario made up of blacks, quilombolas, indigenous people and whites. Believing that educational spaces are potential contexts for the development of consciousness and more complex psychological processes for all those involved, the thesis was defended that School Psychology should develop intentional actions in educational scenarios of interculturalism. It was believed that, given this historical, cultural, political and social context that has been made invisible and the scarcity of guidelines for psychological practice in educational institutions with cultural experiences, few professionals intentionally develop institutional actions focused on this theme. Based on this defense, this research aimed to investigate the role of School Psychology in intercultural scenarios present in Basic Education in the Federal District (DF). The theoretical contributions were Critical Psychology, Critical School Psychology and Cultural-Historical Psychology. The qualitative methodology guided the research, which involved ten school psychologists from the Specialized Learning Support Teams of the Federal District State Department of Education (EEAA/SEEDF), who worked in SEEDF basic education schools with interculturalism scenarios. The information was analyzed qualitatively in the light of cultural-historical psychology, considering the analysis of processes, based on the construction of axes of analysis and the production of senses and meanings. The results indicated a diversity in the research scenarios made up of whites, blacks, indigenous people, immigrants and refugees. The analysis of the interviews revealed three zones of meaning (ZS): Interculturalism as an innovative theme in the dialogue with School Psychology (ZS1); Theoretical foundations for working in School Psychology (ZS2); School Psychology practices in intercultural scenarios (ZS3). The researcher's intentional action in the process of investigating an innovative topic that is little debated in the field mobilized affections, knowledge sharing and dialogue with the participants, raising awareness of the relevance of the topic of interculturalism and prospecting actions within the scope of school psychology. A reduced understanding of interculturalism was observed, often linked to specific groups. Actions were identified, based on the proposal for institutional action, aimed at the interculturalism scenario; however, there was often no intentionality in the practices directed at the phenomenon; some were still of an individualizing and non-institutional nature, or directed at specific groups. The results also indicated the need to address the issue in initial and continuing training contexts. It was concluded that there is a need to build knowledge and practices that encourage interculturalism in educational environments, in addition to the multiculturalism that already exists. As a contribution to this research, a proposal for institutional action was developed for school psychologists, with a focus on intercultural scenarios. |
| Unidade Acadêmica: | Instituto de Psicologia (IP) Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED) |
| Informações adicionais: | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar, 2025. |
| Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar |
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| Agência financiadora: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). |
| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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