| Campo DC | Valor | Idioma |
| dc.contributor.advisor | Araújo, Claisy Maria Marinho | pt_BR |
| dc.contributor.author | Fonseca, Thaisa da Silva | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-10-23T21:16:09Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-23T21:16:09Z | - |
| dc.date.issued | 2025-10-23 | - |
| dc.date.submitted | 2025-03-27 | - |
| dc.identifier.citation | FONSECA, Thaisa da Silva. Psicologia Escolar e Interculturalismo: Atuação Institucional na Educação Básica. 2025. 246 f. Tese (Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52900 | - |
| dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar, 2025. | pt_BR |
| dc.description.abstract | O Brasil é um país de dimensão continental marcado por uma pluralidade racial, étnica,
religiosa, cultural que materializa o interculturalismo como fenômeno que retrata a diversidade
em uma perspectiva ampla e decolonial que, além do reconhecimento de diversos grupos,
promove o desenvolvimento dos sujeitos a partir da participação, do protagonismo, da
interlocução, da troca de saberes e da aprendizagem. A atual configuração migratória, com o
aumento de imigrantes e refugiados, amplia esse cenário composto por negros, quilombolas,
indígenas, brancos. Acreditando que os espaços educativos sejam potenciais contextos de
desenvolvimento da consciência e de processos psicológicos mais complexos para todos os
envolvidos, defendeu-se a tese de que a Psicologia Escolar deve desenvolver ações intencionais
em cenários educacionais de interculturalismo. Acreditou-se que, diante desse contexto
histórico, cultural, político e social que foi invisibilizado e da escassez de orientações para a
prática psicológica em instituições de ensino com vivências culturais, poucas profissionais
desenvolvem ações institucionais, voltadas a essa temática de forma intencional. Com base
nessa defesa, esta pesquisa objetivou investigar a atuação da Psicologia Escolar em cenários
de interculturalismo presentes na Educação Básica no Distrito Federal (DF). Os aportes
teóricos foram a Psicologia Crítica, Psicologia Escolar Crítica e Psicologia histórico-cultural.
A metodologia qualitativa guiou a investigação, que teve como participantes dez psicólogas
escolares das Equipes Especializadas de Apoio à Aprendizagem da Secretaria de Estado de
Educação do Distrito Federal (EEAA/SEEDF), que atuavam em escolas da Educação Básica
da SEEDF com cenários de interculturalismo. As informações foram analisadas
qualitativamente à luz da Psicologia histórico-cultural, considerando a análise de processos, a
partir da construção de eixos de análise e da produção de sentidos e significados. Os resultados
indicaram uma diversidade nos cenários de pesquisa composta por brancos, negros, indígenas,
imigrantes, refugiados. As análises das entrevistas anunciaram três zonas de sentido (ZS): Interculturalismo como temática inovadora na interlocução com a Psicologia Escolar (ZS1);
Fundamentação teórica para atuação em Psicologia Escolar (ZS2); Práticas da Psicologia
Escolar em cenários de interculturalismo (ZS3). A atuação intencional da pesquisadora no
processo de investigação de uma temática inovadora e pouco debatida pela área mobilizou
afetos, partilha de conhecimentos e interlocuções junto às participantes, suscitando a
conscientização da relevância da temática do interculturalismo e prospectando ações no âmbito
da Psicologia Escolar. Observou-se uma compreensão reduzida em relação ao
interculturalismo, muitas vezes atrelada a grupos específicos. Identificaram-se ações, baseadas
na proposta de atuação institucional, voltadas ao cenário de interculturalismo; porém, muitas
vezes, não havia uma intencionalidade nas práticas direcionadas ao fenômeno; algumas, ainda
eram de cunho individualizante e não institucional, ou direcionada a grupos específicos. Os
resultados indicaram, ainda, necessidade de abordagem da temática em contextos de formação
inicial e continuada. Concluiu-se que é necessária a construção de saberes e práticas que
favoreçam, além do multiculturalismo já existente, um interculturalismo nos ambientes
educacionais. Como contribuição dessa investigação, foi desenvolvida uma proposta de
atuação institucional para psicólogas escolares, com foco em cenários de interculturalismo. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | Psicologia escolar e interculturalismo: atuação institucional na Educação Básica | pt_BR |
| dc.type | Tese | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Psicologia escolar | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Psicólogos - atuação | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Educação básica | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Interculturalidade | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Multiculturalismo | pt_BR |
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
| dc.description.abstract1 | This thesis stems from a clear observation: the Haitian educational system faces numerous
human, structural, and institutional challenges that undermine the quality of education
and pupils’ well-being. Based on this reality, the research investigates to what extent
school psychology can serve as a pathway for educational and social transformation,
drawing inspiration from international experiences, particularly those developed in
Brazil. Adopting a qualitative, descriptive, and comparative approach, the information
analysis followed an inductive process based on thematic content analysis, as outlined by
Minayo (2001), allowing for the construction of categories based on participant’s
discourse. Twelve semi-structured interviews were conducted with teachers and school
psychologists from both countries to understand their perceptions of the contributions of
school psychology in addressing challenges within schools across distinct contexts. The
result highlight specific need in Haiti, persistent institutional barriers, but also a strong
potential for school psychology to act from a prevent, educational, and inclusive
perspective. The comparative analysis between the Haitian and Brazilian context
identifies inspiring practices that may guide the contextualized development of school
psychology in Haiti. While not aiming to provide immediate solutions, this study offers a
foundation for reflection and opens perspectives for the progressive, realistic, and
culturally relevant integration in Haiti. While not intended to provide immediate
solutions, this study offers a foundation for reflection and opens perspectives for the
progressive, realistic, and culturally relevant integration of school psychology into the
Haitian educational landscape.Brazil is a country of continental dimensions marked by a racial, ethnic, religious and cultural
plurality that materializes interculturalism as a phenomenon that portrays diversity in a broad
and decolonial perspective that, in addition to recognizing diverse groups, promotes the
development of subjects based on participation, protagonism, interlocution, exchange of
knowledge and learning. The current migratory configuration, with the increase in immigrants
and refugees, expands this scenario made up of blacks, quilombolas, indigenous people and
whites. Believing that educational spaces are potential contexts for the development of
consciousness and more complex psychological processes for all those involved, the thesis was
defended that School Psychology should develop intentional actions in educational scenarios
of interculturalism. It was believed that, given this historical, cultural, political and social
context that has been made invisible and the scarcity of guidelines for psychological practice
in educational institutions with cultural experiences, few professionals intentionally develop
institutional actions focused on this theme. Based on this defense, this research aimed to
investigate the role of School Psychology in intercultural scenarios present in Basic Education
in the Federal District (DF). The theoretical contributions were Critical Psychology, Critical
School Psychology and Cultural-Historical Psychology. The qualitative methodology guided
the research, which involved ten school psychologists from the Specialized Learning Support
Teams of the Federal District State Department of Education (EEAA/SEEDF), who worked in
SEEDF basic education schools with interculturalism scenarios. The information was analyzed
qualitatively in the light of cultural-historical psychology, considering the analysis of
processes, based on the construction of axes of analysis and the production of senses and
meanings. The results indicated a diversity in the research scenarios made up of whites, blacks,
indigenous people, immigrants and refugees. The analysis of the interviews revealed three
zones of meaning (ZS): Interculturalism as an innovative theme in the dialogue with School Psychology (ZS1); Theoretical foundations for working in School Psychology (ZS2); School
Psychology practices in intercultural scenarios (ZS3). The researcher's intentional action in the
process of investigating an innovative topic that is little debated in the field mobilized
affections, knowledge sharing and dialogue with the participants, raising awareness of the
relevance of the topic of interculturalism and prospecting actions within the scope of school
psychology. A reduced understanding of interculturalism was observed, often linked to specific
groups. Actions were identified, based on the proposal for institutional action, aimed at the
interculturalism scenario; however, there was often no intentionality in the practices directed
at the phenomenon; some were still of an individualizing and non-institutional nature, or
directed at specific groups. The results also indicated the need to address the issue in initial and
continuing training contexts. It was concluded that there is a need to build knowledge and
practices that encourage interculturalism in educational environments, in addition to the
multiculturalism that already exists. As a contribution to this research, a proposal for
institutional action was developed for school psychologists, with a focus on intercultural
scenarios. | pt_BR |
| dc.description.unidade | Instituto de Psicologia (IP) | pt_BR |
| dc.description.unidade | Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED) | pt_BR |
| dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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