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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/52764
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Title: A percepção do usuário segundo as variáveis ambientais em quiosques metálicos em Brasília
Other Titles: User perception according to environmental variables in metal kiosks in Brasília
Authors: Figueiredo, Chenia Rocha
Borges, Gessika Ximenes
Silva, Marcella Clarimundo Ferreira
metadata.dc.contributor.affiliation: Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Assunto:: Percepção
Variáveis ambientais
Neurociências
Quiosques containers
Issue Date: 2023
Publisher: Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
Citation: FIGUEIREDO, Chenia Rocha; BORGES, Gessika Ximenes; SILVA, Marcella Clarimundo Ferreira. A percepção do usuário segundo as variáveis ambientais em quiosques metálicos em Brasília. Brazilian Journal of Development, v. 9, n. 9, p. 27124–27143, 2023. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv9n9-104. Disponível em https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/63442. Acesso em: 17 out. 2025.
Abstract: Partindo da premissa de que a assimilação da arquitetura se dá através da experiência espacial com a interação dos sentidos, o presente estudo avaliou a relação do usuário com o ambiente construído. Buscou-se considerar quais ferramentas o arquiteto pode recorrer para a criação da atmosfera necessária na espacialidade de quiosques em containers metálicos, identificando as variáveis ambientais - cores, aromas, sons, formas, biofilia, iluminação e personalização, que proporcionam associações positivas ao usuário, tornando o projeto mais assertivo. Foram realizadas avaliações em dois quiosques na cidade de Brasília, bem como a avaliação da percepção dos usuários. Observou-se que a experiência foi positiva para 45% dos colaboradores da pesquisa e 45% se mostraram neutros nos quiosques estudados. Os que consideraram a experiência positiva ou neutra, se sentiram inspirados e satisfeitos, na maioria das respostas.
Abstract: Starting from the premise that the assimilation of architecture takes place through the spatial experience with the interaction of the senses, the present study evaluated the user's relationship with the built environment. We sought to consider which tools the architect can use to create the necessary atmosphere in the spatiality of kiosks in metallic containers, identifying the environmental variables - colors, aromas, sounds, shapes, biophilia, lighting and personalization, which provide positive associations to the user, making the project more assertive. Evaluations were carried out in two kiosks in the city of Brasília, as well as the evaluation of the users' perception. It was observed that the experience was positive for 45% of the research collaborators and 45% were neutral in the studied kiosks. Those who considered the experience positive or neutral felt inspired and satisfied in most responses.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Departamento de Tecnologia em Arquitetura e Urbanismo (FAU TEC)
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Licença:: The BJD uses the Creative Commons CC BY license. Information about this license can be found at: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/br/. Fonte: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/about/submissions. Acesso em: 17 out. 2025.
DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv9n9-104
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