http://repositorio.unb.br/handle/10482/52706| Fichier | Taille | Format | |
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| Titre: | Da universidade ao campo : práxis pedagógica dos egressos da áeea de Linguagens da LEdoC/FUP/UnB e suas contribuições para a transformação da Escola do Campo |
| Auteur(s): | Faria, Loyanne Káryta Pereira da Silva |
| Orientador(es):: | Molina, Mônica Castagna |
| Assunto:: | Linguagem Práxis pedagógica Educação do campo Arte e Literatura |
| Date de publication: | 14-oct-2025 |
| Data de defesa:: | 26-jui-2025 |
| Référence bibliographique: | FARIA, Loyanne Káryta Pereira da Silva. Da universidade ao campo: Práxis Pedagógica dos Egressos da Área de Linguagens da LEdoC/FUP/UnB e suas Contribuições para a Transformação da Escola do Campo. 2025.192 f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. |
| Résumé: | O estudo investiga as contribuições da formação por áreas do conhecimento e seus reflexos na práxis dos egressos e educandos da área de Linguagens, Arte e Literatura da Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC) da Faculdade Planaltina da Universidade de Brasília. A pesquisa justifica-se pela crescente instabilidade política e expansão do agro-hidro-minério-negócio no Brasil, demandando o fortalecimento da formação de educadores(as) para garantir educação de qualidade e transformação social nas comunidades camponesas. Empregando abordagem qualitativa, fundamentada no Materialismo Histórico-Dialético, com caráter exploratório e descritivo, a metodologia incluiu revisão sistemática da literatura, estudo de caso, entrevistas semiestruturadas e análise documental. Os resultados demonstram que a LEdoC atua como uma política pública transformadora, democratizando o acesso ao ensino superior para populações historicamente excluídas. A formação por áreas do conhecimento supera a fragmentação disciplinar, promovendo a interdisciplinaridade e a integração de saberes acadêmicos e locais para uma formação humana omnilateral e transformadora. A formação em Linguagens, Arte e Literatura destacase por sua perspectiva contra hegemônica, interdisciplinaridade e articulação entre o conhecimento acadêmico e as vivências comunitárias via Formação por Alternância. Os egressos além de docentes, atuam como gestores de processos educativos e comunitários, enfrentando desafios como a rigidez escolar e a resistência à interdisciplinaridade e o preconceito associado ao diploma. Conclui-se que a LEdoC é um marco transformador, promovendo autoconscientização e consolidando um modelo de educação emancipatória e contextualizada que articula universidade, movimentos sociais e políticas públicas. |
| Abstract: | This study investigates the contributions of training by subject areas and its impact on the practice of graduates and students in the Languages, Art, and Literature program of the Bachelor's Degree in Rural Education (LEdoC) at the Planaltina Faculty of the University of Brasília. The research is justified by the growing political instability and expansion of the agro-hydro-mining industry in Brazil, demanding the strengthening of educator training to ensure quality education and social transformation in rural communities. Employing a qualitative approach, grounded in Historical-Dialectical Materialism, with an exploratory and descriptive approach, the methodology included a systematic literature review, case studies, semi-structured interviews, and document analysis. The results demonstrate that LEdoC acts as a transformative public policy, democratizing access to higher education for historically excluded populations. Training by subject areas overcomes disciplinary fragmentation, promoting interdisciplinarity and the integration of academic and local knowledge for an omnilateral and transformative human development. The Language, Art, and Literature program stands out for its counter-hegemonic perspective, interdisciplinarity, and connection between academic knowledge and community experiences through Alternating Education. Graduates, in addition to being teachers, act as managers of educational and community processes, facing challenges such as academic rigidity, resistance to interdisciplinarity, and the prejudice associated with the degree. It is concluded that LEdoC is a transformative milestone, promoting self-awareness and consolidating an emancipatory and contextualized education model that connects universities, social movements, and public policies. |
| metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
| Description: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2025. |
| metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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| Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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