| Élément Dublin Core | Valeur | Langue |
| dc.contributor.advisor | Molina, Mônica Castagna | pt_BR |
| dc.contributor.author | Faria, Loyanne Káryta Pereira da Silva | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-10-14T21:03:32Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-14T21:03:32Z | - |
| dc.date.issued | 2025-10-14 | - |
| dc.date.submitted | 2025-06-26 | - |
| dc.identifier.citation | FARIA, Loyanne Káryta Pereira da Silva. Da universidade ao campo: Práxis Pedagógica dos Egressos da Área de Linguagens da LEdoC/FUP/UnB e suas Contribuições para a Transformação da Escola do Campo. 2025.192 f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52706 | - |
| dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2025. | pt_BR |
| dc.description.abstract | O estudo investiga as contribuições da formação por áreas do conhecimento e seus
reflexos na práxis dos egressos e educandos da área de Linguagens, Arte e Literatura
da Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC) da Faculdade Planaltina da
Universidade de Brasília. A pesquisa justifica-se pela crescente instabilidade política
e expansão do agro-hidro-minério-negócio no Brasil, demandando o fortalecimento da
formação de educadores(as) para garantir educação de qualidade e transformação
social nas comunidades camponesas. Empregando abordagem qualitativa,
fundamentada no Materialismo Histórico-Dialético, com caráter exploratório e
descritivo, a metodologia incluiu revisão sistemática da literatura, estudo de caso,
entrevistas semiestruturadas e análise documental. Os resultados demonstram que a
LEdoC atua como uma política pública transformadora, democratizando o acesso ao
ensino superior para populações historicamente excluídas. A formação por áreas do
conhecimento supera a fragmentação disciplinar, promovendo a interdisciplinaridade
e a integração de saberes acadêmicos e locais para uma formação humana
omnilateral e transformadora. A formação em Linguagens, Arte e Literatura destacase por sua perspectiva contra hegemônica, interdisciplinaridade e articulação entre o
conhecimento acadêmico e as vivências comunitárias via Formação por Alternância.
Os egressos além de docentes, atuam como gestores de processos educativos e
comunitários, enfrentando desafios como a rigidez escolar e a resistência à
interdisciplinaridade e o preconceito associado ao diploma. Conclui-se que a LEdoC
é um marco transformador, promovendo autoconscientização e consolidando um
modelo de educação emancipatória e contextualizada que articula universidade,
movimentos sociais e políticas públicas. | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | Da universidade ao campo : práxis pedagógica dos egressos da áeea de Linguagens da LEdoC/FUP/UnB e suas contribuições para a transformação da Escola do Campo | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Linguagem | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Práxis pedagógica | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Educação do campo | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Arte e Literatura | pt_BR |
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
| dc.description.abstract1 | This study investigates the contributions of training by subject areas and its impact on
the practice of graduates and students in the Languages, Art, and Literature program
of the Bachelor's Degree in Rural Education (LEdoC) at the Planaltina Faculty of the
University of Brasília. The research is justified by the growing political instability and
expansion of the agro-hydro-mining industry in Brazil, demanding the strengthening of
educator training to ensure quality education and social transformation in rural
communities. Employing a qualitative approach, grounded in Historical-Dialectical
Materialism, with an exploratory and descriptive approach, the methodology included
a systematic literature review, case studies, semi-structured interviews, and document
analysis. The results demonstrate that LEdoC acts as a transformative public policy,
democratizing access to higher education for historically excluded populations.
Training by subject areas overcomes disciplinary fragmentation, promoting
interdisciplinarity and the integration of academic and local knowledge for an
omnilateral and transformative human development. The Language, Art, and Literature
program stands out for its counter-hegemonic perspective, interdisciplinarity, and
connection between academic knowledge and community experiences through
Alternating Education. Graduates, in addition to being teachers, act as managers of
educational and community processes, facing challenges such as academic rigidity,
resistance to interdisciplinarity, and the prejudice associated with the degree. It is
concluded that LEdoC is a transformative milestone, promoting self-awareness and
consolidating an emancipatory and contextualized education model that connects
universities, social movements, and public policies. | pt_BR |
| dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
| dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
| Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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