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Título: Representações e orientações nas plenarinhas da primeira infância : a educação antirracista investigada (DF, 2014 a 2024)
Autor(es): Ribeiro, Patrícia de Sena
Orientador(es): Barbosa, Etienne Baldez Louzada
Assunto: Letramento racial
Educação infantil
Diversidade étnico-racial
Plenarinha
Data de publicação: 10-Out-2025
Referência: RIBEIRO, Patrícia de Sena. Representações e orientações nas plenarinhas da primeira infância : a educação antirracista investigada (DF, 2014 a 2024). 2025. 171 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: O presente estudo buscou compreender como a educação antirracista se manifesta na pré-escola no Distrito Federal, considerando as onze publicações dos Guias das Plenarinhas (2013/2024), após a Lei nº 10.639/2003, e os Projetos Político-Pedagógicos das instituições de Educação Infantil vinculadas à Coordenação Regional de Ensino (CRE) da Região Administrativa de Ceilândia. O intuito desse levantamento é provocar o debate sobre as orientações dispostas nos Guias das Plenarinhas, se elas são realmente suficientes e eficazes para a formação de professores, com a premissa de desenvolver, no trabalho docente, uma construção de identidade e representação racial que contribua para uma prática efetivamente antirracista, que não seja apenas realizada no mês de novembro, e que ajude na construção de uma escola enquanto espaço social de combate ao racismo. A escolha de Ceilândia como campo de análise dos projetos político-pedagógicos deu-se pelo perfil socioeconômico e racial da população dessa região, bem como por ser a maior Regional de Ensino do Distrito Federal. O trabalho seguiu uma abordagem qualitativa e teve como base a análise documental das publicações e dos Projetos Político-Pedagógicos. Buscou-se verificar se as edições dos Guias apresentam marcadores raciais e se propõem uma prática de fato antirracista na materialidade da Educação Infantil. A partir dos resultados obtidos, pôde-se observar que a educação antirracista, embora não seja contemplada de forma ampla e aprofundada, na maioria dos Guias e projetos políticopedagógicos, não chega a ocupar lugar de invisibilidade, na medida em que recebe tratamento superficial e pontual nesses instrumentos. Em vista dessas constatações, é imprescindível que o lugar da educação antirracista seja de protagonismo, com a finalidade de superar as desigualdades raciais.
Abstract: This study sought to understand how antiracist education is incorporated into preschool settings in the Federal District, analyzing twelve publications of the Guias das Plenarinhas (2013- 2023), following Law No. 10,639/2003, and the Political Pedagogical Projects (PPP) of early childhood education institutions affiliated with the Regional Education Coordination (CRE) of the Administrative Region of Ceilândia. The purpose of this research is to encourage a discussion on whether the guidelines provided in the Guias das Plenarinhas are truly sufficient and effective for teacher training, under the premise of fostering racial identity and representation that support an authentically antiracist practice—one that extends beyond the month of November and contributes to establishing schools as social spaces committed to combating racism. The research proposal presented here is justified by the lack of studies on racial literacy stemming from the Plenarinha publications. Ceilândia was chosen as the field for PPP analysis due to the socioeconomic and racial profile of its population, as well as being the largest educational region in the Federal District. The study followed a qualitative approach, relying on documentary analysis of both publications and political pedagogical projects. Through qualitative research with documentary analysis, this study sought to determine whether these guides incorporate racial markers and propose a genuinely antiracist approach in early childhood education practices. The findings indicate that while antiracist education is not addressed comprehensively and in depth in most guides and political pedagogical projects, it is not entirely invisible, as it receives limited, sporadic attention within these materials. In light of these findings, it is crucial that antiracist education assumes a prominent role to help overcome racial inequalities.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2025.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
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