| Campo DC | Valor | Idioma |
| dc.contributor.advisor | Barbosa, Etienne Baldez Louzada | pt_BR |
| dc.contributor.author | Ribeiro, Patrícia de Sena | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-10-10T17:58:41Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-10T17:58:41Z | - |
| dc.date.issued | 2025-10-10 | - |
| dc.date.submitted | 2025-07-18 | - |
| dc.identifier.citation | RIBEIRO, Patrícia de Sena. Representações e orientações nas plenarinhas da primeira infância : a educação antirracista investigada (DF, 2014 a 2024). 2025. 171 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52627 | - |
| dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2025. | pt_BR |
| dc.description.abstract | O presente estudo buscou compreender como a educação antirracista se manifesta na pré-escola
no Distrito Federal, considerando as onze publicações dos Guias das Plenarinhas (2013/2024),
após a Lei nº 10.639/2003, e os Projetos Político-Pedagógicos das instituições de Educação
Infantil vinculadas à Coordenação Regional de Ensino (CRE) da Região Administrativa de
Ceilândia. O intuito desse levantamento é provocar o debate sobre as orientações dispostas nos
Guias das Plenarinhas, se elas são realmente suficientes e eficazes para a formação de
professores, com a premissa de desenvolver, no trabalho docente, uma construção de identidade
e representação racial que contribua para uma prática efetivamente antirracista, que não seja
apenas realizada no mês de novembro, e que ajude na construção de uma escola enquanto
espaço social de combate ao racismo. A escolha de Ceilândia como campo de análise dos
projetos político-pedagógicos deu-se pelo perfil socioeconômico e racial da população dessa
região, bem como por ser a maior Regional de Ensino do Distrito Federal. O trabalho seguiu
uma abordagem qualitativa e teve como base a análise documental das publicações e dos
Projetos Político-Pedagógicos. Buscou-se verificar se as edições dos Guias apresentam
marcadores raciais e se propõem uma prática de fato antirracista na materialidade da Educação
Infantil. A partir dos resultados obtidos, pôde-se observar que a educação antirracista, embora
não seja contemplada de forma ampla e aprofundada, na maioria dos Guias e projetos políticopedagógicos, não chega a ocupar lugar de invisibilidade, na medida em que recebe tratamento
superficial e pontual nesses instrumentos. Em vista dessas constatações, é imprescindível que
o lugar da educação antirracista seja de protagonismo, com a finalidade de superar as
desigualdades raciais. | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | Representações e orientações nas plenarinhas da primeira infância : a educação antirracista investigada (DF, 2014 a 2024) | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Letramento racial | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Educação infantil | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Diversidade étnico-racial | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Plenarinha | pt_BR |
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
| dc.description.abstract1 | This study sought to understand how antiracist education is incorporated into preschool settings
in the Federal District, analyzing twelve publications of the Guias das Plenarinhas (2013-
2023), following Law No. 10,639/2003, and the Political Pedagogical Projects (PPP) of early
childhood education institutions affiliated with the Regional Education Coordination (CRE) of
the Administrative Region of Ceilândia. The purpose of this research is to encourage a
discussion on whether the guidelines provided in the Guias das Plenarinhas are truly sufficient
and effective for teacher training, under the premise of fostering racial identity and
representation that support an authentically antiracist practice—one that extends beyond the
month of November and contributes to establishing schools as social spaces committed to
combating racism. The research proposal presented here is justified by the lack of studies on
racial literacy stemming from the Plenarinha publications. Ceilândia was chosen as the field
for PPP analysis due to the socioeconomic and racial profile of its population, as well as being
the largest educational region in the Federal District. The study followed a qualitative approach,
relying on documentary analysis of both publications and political pedagogical projects.
Through qualitative research with documentary analysis, this study sought to determine whether
these guides incorporate racial markers and propose a genuinely antiracist approach in early
childhood education practices. The findings indicate that while antiracist education is not
addressed comprehensively and in depth in most guides and political pedagogical projects, it is
not entirely invisible, as it receives limited, sporadic attention within these materials. In light of
these findings, it is crucial that antiracist education assumes a prominent role to help overcome
racial inequalities. | pt_BR |
| dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
| dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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