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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/52529
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Titre: Dinâmicas da evasão definitiva do ensino superior : proposta taxonômica, seus determinantes e a importância da interoperabilidade dos dados educacionais
Auteur(s): Ferreira, Guilherme Viana
Orientador(es):: Cabello, Andrea Felippe
Assunto:: Educação superior
Evasão universitária
Regressão logística multinível
Bases de dados
Bases de dados - integração
Interoperabilidade de dados
Dados educacionais
Date de publication: 26-sep-2025
Référence bibliographique: FERREIRA, Guilherme Viana. Dinâmicas da evasão definitiva do ensino superior: proposta taxonômica, seus determinantes e a importância da interoperabilidade dos dados educacionais. 2025. 167 f., il. Tese (Doutorado em Economia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Résumé: A expansão do acesso ao ensino superior no Brasil, evidenciada pelo aumento de 24% nas matrículas entre 2016 e 2023, contrasta com o crescimento modesto de 17,4% nos concluintes no mesmo período, revelando um descompasso estrutural agravado pelas altas taxas de evasão estudantil. Dados da OCDE sobre adultos com ensino superior completo indicam que o país permanece com taxas inferiores às dos vizinhos latino-americanos, como Peru, Chile e Colômbia, além de ter, também, um dos maiores prêmios salariais da graduação. Nesse contexto, a evasão definitiva do sistema educacional superior emerge como fenômeno crítico, comprometendo investimentos públicos e privados enquanto reflete desigualdades estruturais no acesso às oportunidades educacionais. A tese inicia estabelecendo uma estrutura taxonômica multidimensional para a evasão no ensino superior, integrando granularidade (curso, instituição e sistema) e temporalidade (imediata, temporária e definitiva) com os qualificadores (área do conhecimento, turno, modalidade), superando abordagens fragmentadas e oferecendo um instrumental analítico robusto para diagnósticos precisos. Em seguida, evidencia-se que a evasão definitiva do sistema atinge 45% dos estudantes que já tiveram seu vínculo finalizado nas coortes de 2005 a 2022, com taxas elevadas associadas a condições socioeconômicas desfavoráveis (renda familiar, ocupação parental), características institucionais (cursos noturnos, EaD, instituições privadas com fins lucrativos) e fatores individuais (sexo masculino, autodeclaração preta/parda/indígena, deficiência), além de revelar heterogeneidade regional e institucional, com valores maiores em instituições privadas. Utilizando amostragem estratificada em dois estágios, dos microdados identificados do Inep, e regressão logística multinível, o estudo demonstrou que a ocupação parental em grupos de maior complexidade reduz em 14,5% as chances de evasão, enquanto a renda familiar elevada diminui a propensão em 13,4%, corroborando o peso estrutural das desigualdades, representadas pelas dimensões socioeconômica e individual. A tese finaliza discutindo a interoperabilidade das bases educacionais, e reforça que a fragmentação de sistemas como o Censo da Educação Superior, Censo da Educação Básica e Enem limita o acompanhamento longitudinal preciso da evasão, ressaltando a necessidade de integração semântica e governança de dados para embasar políticas públicas eficazes.
Abstract: The expansion of access to higher education in Brazil, evidenced by the 24% increase in enrollments between 2016 and 2023, contrasts with the modest 17.4% growth in graduates in the same period, revealing a structural imbalance aggravated by high student dropout rates. OECD data on adults with higher education indicate that the country remains with lower rates than its Latin American neighbors, such as Peru, Chile, and Colombia, in addition to also having one of the highest salary premiums for undergraduate studies. In this context, permanent dropout from the higher education system emerges as a critical phenomenon, compromising public and private investments while reflecting structural inequalities in access to educational opportunities. The thesis begins by establishing a multidimensional taxonomic framework for dropout in higher education, integrating granularity (course, institution, and system) and temporality (immediate, temporary, and permanent) with qualifiers (area of knowledge, shift, modality), overcoming fragmented approaches and offering a robust analytical tool for accurate diagnoses. Next, it is evident that permanent dropout from the system affects 45% of students who have already completed their studies in the 2005 to 2022 cohorts, with high rates associated with unfavorable socioeconomic conditions (family income, parental occupation), institutional characteristics (night courses, distance learning, private for-profit institutions) and individual factors (male gender, self-declared black/brown/indigenous, disability), in addition to revealing regional and institutional heterogeneity, with higher values in private institutions. Using stratified sampling in two stages, of the identified microdata from INEP, and multilevel logistic regression, the study demonstrated that parental occupation in groups of greater complexity reduces the chances of dropout by 14.5%, while high family income reduces the propensity by 13.4%, corroborating the structural weight of inequalities, represented by the socioeconomic and individual dimensions. The thesis concludes by discussing the interoperability of educational databases, and reinforces that the fragmentation of systems such as the Higher Education Census, Basic Education Census and Enem limits the accurate longitudinal monitoring of dropout, highlighting the need for semantic integration and data governance to support effective public policies.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) Departamento de Economia (FACE ECO)
Description: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, Brasília, 2025.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Economia
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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