Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Cabello, Andrea Felippe | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Guilherme Viana | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-26T18:03:43Z | - |
dc.date.available | 2025-09-26T18:03:43Z | - |
dc.date.issued | 2025-09-26 | - |
dc.date.submitted | 2025-05-26 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Guilherme Viana. Dinâmicas da evasão definitiva do ensino superior: proposta taxonômica, seus determinantes e a importância da interoperabilidade dos dados educacionais. 2025. 167 f., il. Tese (Doutorado em Economia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52529 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, Brasília, 2025. | pt_BR |
dc.description.abstract | A expansão do acesso ao ensino superior no Brasil, evidenciada pelo aumento de 24% nas
matrículas entre 2016 e 2023, contrasta com o crescimento modesto de 17,4% nos concluintes
no mesmo período, revelando um descompasso estrutural agravado pelas altas taxas de evasão
estudantil. Dados da OCDE sobre adultos com ensino superior completo indicam que o país
permanece com taxas inferiores às dos vizinhos latino-americanos, como Peru, Chile e
Colômbia, além de ter, também, um dos maiores prêmios salariais da graduação. Nesse
contexto, a evasão definitiva do sistema educacional superior emerge como fenômeno crítico,
comprometendo investimentos públicos e privados enquanto reflete desigualdades estruturais
no acesso às oportunidades educacionais. A tese inicia estabelecendo uma estrutura taxonômica
multidimensional para a evasão no ensino superior, integrando granularidade (curso, instituição
e sistema) e temporalidade (imediata, temporária e definitiva) com os qualificadores (área do
conhecimento, turno, modalidade), superando abordagens fragmentadas e oferecendo um
instrumental analítico robusto para diagnósticos precisos. Em seguida, evidencia-se que a
evasão definitiva do sistema atinge 45% dos estudantes que já tiveram seu vínculo finalizado
nas coortes de 2005 a 2022, com taxas elevadas associadas a condições socioeconômicas
desfavoráveis (renda familiar, ocupação parental), características institucionais (cursos
noturnos, EaD, instituições privadas com fins lucrativos) e fatores individuais (sexo masculino,
autodeclaração preta/parda/indígena, deficiência), além de revelar heterogeneidade regional e
institucional, com valores maiores em instituições privadas. Utilizando amostragem
estratificada em dois estágios, dos microdados identificados do Inep, e regressão logística
multinível, o estudo demonstrou que a ocupação parental em grupos de maior complexidade
reduz em 14,5% as chances de evasão, enquanto a renda familiar elevada diminui a propensão
em 13,4%, corroborando o peso estrutural das desigualdades, representadas pelas dimensões
socioeconômica e individual. A tese finaliza discutindo a interoperabilidade das bases
educacionais, e reforça que a fragmentação de sistemas como o Censo da Educação Superior,
Censo da Educação Básica e Enem limita o acompanhamento longitudinal preciso da evasão,
ressaltando a necessidade de integração semântica e governança de dados para embasar
políticas públicas eficazes. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Dinâmicas da evasão definitiva do ensino superior : proposta taxonômica, seus determinantes e a importância da interoperabilidade dos dados educacionais | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação superior | pt_BR |
dc.subject.keyword | Evasão universitária | pt_BR |
dc.subject.keyword | Regressão logística multinível | pt_BR |
dc.subject.keyword | Bases de dados | pt_BR |
dc.subject.keyword | Bases de dados - integração | pt_BR |
dc.subject.keyword | Interoperabilidade de dados | pt_BR |
dc.subject.keyword | Dados educacionais | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The expansion of access to higher education in Brazil, evidenced by the 24% increase in
enrollments between 2016 and 2023, contrasts with the modest 17.4% growth in graduates in
the same period, revealing a structural imbalance aggravated by high student dropout rates.
OECD data on adults with higher education indicate that the country remains with lower rates
than its Latin American neighbors, such as Peru, Chile, and Colombia, in addition to also having
one of the highest salary premiums for undergraduate studies. In this context, permanent
dropout from the higher education system emerges as a critical phenomenon, compromising
public and private investments while reflecting structural inequalities in access to educational
opportunities. The thesis begins by establishing a multidimensional taxonomic framework for
dropout in higher education, integrating granularity (course, institution, and system) and
temporality (immediate, temporary, and permanent) with qualifiers (area of knowledge, shift,
modality), overcoming fragmented approaches and offering a robust analytical tool for accurate
diagnoses. Next, it is evident that permanent dropout from the system affects 45% of students
who have already completed their studies in the 2005 to 2022 cohorts, with high rates associated
with unfavorable socioeconomic conditions (family income, parental occupation), institutional
characteristics (night courses, distance learning, private for-profit institutions) and individual
factors (male gender, self-declared black/brown/indigenous, disability), in addition to revealing
regional and institutional heterogeneity, with higher values in private institutions. Using
stratified sampling in two stages, of the identified microdata from INEP, and multilevel logistic
regression, the study demonstrated that parental occupation in groups of greater complexity
reduces the chances of dropout by 14.5%, while high family income reduces the propensity by
13.4%, corroborating the structural weight of inequalities, represented by the socioeconomic
and individual dimensions. The thesis concludes by discussing the interoperability of
educational databases, and reinforces that the fragmentation of systems such as the Higher
Education Census, Basic Education Census and Enem limits the accurate longitudinal
monitoring of dropout, highlighting the need for semantic integration and data governance to
support effective public policies. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Economia (FACE ECO) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Economia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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