Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/52422
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_QualidadeInovaçãoEducação.pdf750,25 kBAdobe PDFView/Open
Title: Qualidade e inovação na educação : evidências de práticas pedagógicas em tempos de pandemia
Other Titles: Quality and innovation in education : evidence of pedagogical practices in times of pandemic
Authors: Nogueira, Danielle Xabregas Pamplona
Teixeira, Janaina Angelina
Medeiros, Jennifer de Carvalho
Vasconcelos, Ana Maria Nogales
metadata.dc.identifier.orcid: https://orcid.org/0000-0001-8500-0402
https://orcid.org/0000-0001-7238-0709
https://orcid.org/0000-0003-0532-5018
https://orcid.org/0000-0001-7589-107X
metadata.dc.contributor.affiliation: Universidade de Brasília
Secretaria de Educação do Distrito Federal
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Brasília
Universidade de Brasília
Assunto:: Tecnologias digitais de informação e comunicação
Ensino remoto emergencial
Práticas pedagógicas
Inovação universitária
Qualidade (Educação)
Issue Date: 11-Jan-2022
Publisher: Universidade Estadual de Goiás (UEG)
Citation: NOGUEIRA, Danielle Xabregas Pamplona; TEIXEIRA, Janaina Angelina; MEDEIROS, Jennifer de Carvalho; VASCONCELOS, Ana Maria Nogales. Qualidade e inovação na educação: evidências de práticas pedagógicas em tempos de pandemia. REVELLI- Revista de Educação, Linguagem e Literatura, Inhumas, v. 13, e. 202157, 2021. DOI: https://doi.org/10.51913/revelli.v13i0.11864. Disponível em: https://www.revista.ueg.br/index.php/revelli/article/view/11864. Acesso em: 04 jun. 2025.
Abstract: O presente artigo destaca a construção de estratégias relativas aos processos educativos e suas formas de superar o isolamento social ocasionado pela pandemia da Covid19. No bojo dessas estratégias, as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) se destacaram nas possibilidades de ambientes de ensino e aprendizagem e processos de mediação de forma não presencial. Apesar de as TDIC estarem presentes no cotidiano escolar, sobretudo no desenvolvimento da educação a distância, cabe destacar que a modalidade desenvolvida no contexto da pandemia trata-se de ensino remoto emergencial. Diante disso, o presente estudo volta-se a investigar estratégias e desafios que os professores da Universidade de Brasília (UnB) apontam em sua prática pedagógica no ensino remoto emergencial. Busca-se identificar inovações em suas práticas pedagógicas e quais desafios foram se constituindo ao longo dessa trajetória. Analisamos, inicialmente, concepções de qualidade e inovação em educação a distância na literatura existente. A partir dessas concepções, aprofundamos os referenciais de inovação das práticas pedagógicas no contexto da pandemia. Em seguida, apresentamos os dados da pesquisa realizada com os professores da UnB e, por fim, buscamos evidenciar inovações que se apresentam no processo de ressignificação das práticas pedagógicas desses profissionais e quais desafios foram registrados. A partir das reflexões com base na literatura e na realidade investigada no âmbito da UnB, concluímos que, no sentido da educação digital em rede, as práticas pedagógicas dos professores demonstraram a vivência de elementos que permitem a efetivação dessa educação em um determinado tempo, mesmo reconhecendo suas etapas ainda em estágios iniciais.
Abstract: This article highlights the construction of strategies related to educational processes and their ways of overcoming the social isolation caused by the Covid-19. In the midst of these strategies, the Digital Technologies of Information and Communication (TDIC) stood out in the possibilities of teaching and learning environments and mediation processes in a non-presential way. Although TDIC are present in everyday school life, especially in the development of e-learning, it should be noted that the modality developed in the context of the pandemic is emergency remote teaching. Therefore, the present study turns to investigate strategies and challenges that professors at the University of Brasília (UnB) point out in their pedagogical practice in emergency remote teaching. The aim is to identify innovations in their pedagogical practices and what challenges have arisen throughout this trajectory. We initially analyzed conceptions of quality and innovation in e-leaning in the existing literature. Based on the definitions of quality and innovation, we deepened the benchmarks for innovation in pedagogical practices in the context of the pandemic. Then, we present the data from the research carried out with the professors at UnB and, finally, we seek to highlight innovations that are presented in the process of reframing the pedagogical practices of these professionals and what challenges were registered. Based on the reflections based on the literature and the reality investigated within the scope of UnB, we conclude that, in the sense of network digital education, the pedagogical practices of teachers demonstrated the experience of elements that allow the realization of this education in a given time, even acknowledging its stages still in its early stages.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE)
Instituto de Ciências Exatas (IE)
Departamento de Estatística (IE EST)
Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM)
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional
Licença:: A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Os autores que publicarem neste periódico devem transferir para a revista os copyrights e direitos de publicação do artigo publicado. IMPORTANTE! A revista adota licença CC BY 4.0 para divulgação de seus artigos. Fonte: https://www.revista.ueg.br/index.php/revelli/article/view/11864. Acesso em: 04 jun. 2025.
DOI: https://doi.org/10.51913/revelli.v13i0.11864
Appears in Collections:Artigos publicados em periódicos e afins

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/52422/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.