Élément Dublin Core | Valeur | Langue |
dc.contributor.author | Nogueira, Danielle Xabregas Pamplona | - |
dc.contributor.author | Teixeira, Janaina Angelina | - |
dc.contributor.author | Medeiros, Jennifer de Carvalho | - |
dc.contributor.author | Vasconcelos, Ana Maria Nogales | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-11T12:26:02Z | - |
dc.date.available | 2025-09-11T12:26:02Z | - |
dc.date.issued | 2022-01-11 | - |
dc.identifier.citation | NOGUEIRA, Danielle Xabregas Pamplona; TEIXEIRA, Janaina Angelina; MEDEIROS, Jennifer de Carvalho; VASCONCELOS, Ana Maria Nogales. Qualidade e inovação na educação: evidências de práticas pedagógicas em tempos de pandemia. REVELLI- Revista de Educação, Linguagem e Literatura, Inhumas, v. 13, e. 202157, 2021. DOI: https://doi.org/10.51913/revelli.v13i0.11864. Disponível em: https://www.revista.ueg.br/index.php/revelli/article/view/11864. Acesso em: 04 jun. 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52422 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo destaca a construção de estratégias relativas aos processos
educativos e suas formas de superar o isolamento social ocasionado pela pandemia da Covid19. No bojo dessas estratégias, as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação
(TDIC) se destacaram nas possibilidades de ambientes de ensino e aprendizagem e processos
de mediação de forma não presencial. Apesar de as TDIC estarem presentes no cotidiano
escolar, sobretudo no desenvolvimento da educação a distância, cabe destacar que a
modalidade desenvolvida no contexto da pandemia trata-se de ensino remoto emergencial.
Diante disso, o presente estudo volta-se a investigar estratégias e desafios que os professores
da Universidade de Brasília (UnB) apontam em sua prática pedagógica no ensino remoto
emergencial. Busca-se identificar inovações em suas práticas pedagógicas e quais desafios
foram se constituindo ao longo dessa trajetória. Analisamos, inicialmente, concepções de
qualidade e inovação em educação a distância na literatura existente. A partir dessas
concepções, aprofundamos os referenciais de inovação das práticas pedagógicas no contexto
da pandemia. Em seguida, apresentamos os dados da pesquisa realizada com os professores
da UnB e, por fim, buscamos evidenciar inovações que se apresentam no processo de
ressignificação das práticas pedagógicas desses profissionais e quais desafios foram
registrados. A partir das reflexões com base na literatura e na realidade investigada no âmbito
da UnB, concluímos que, no sentido da educação digital em rede, as práticas pedagógicas dos
professores demonstraram a vivência de elementos que permitem a efetivação dessa educação
em um determinado tempo, mesmo reconhecendo suas etapas ainda em estágios iniciais. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual de Goiás (UEG) | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Qualidade e inovação na educação : evidências de práticas pedagógicas em tempos de pandemia | pt_BR |
dc.title.alternative | Quality and innovation in education : evidence of pedagogical practices in times of pandemic | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tecnologias digitais de informação e comunicação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino remoto emergencial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inovação universitária | pt_BR |
dc.subject.keyword | Qualidade (Educação) | pt_BR |
dc.rights.license | A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Os autores que publicarem neste periódico devem transferir para a revista os copyrights e direitos de publicação do artigo publicado. IMPORTANTE! A revista adota licença CC BY 4.0 para divulgação de seus artigos. Fonte: https://www.revista.ueg.br/index.php/revelli/article/view/11864. Acesso em: 04 jun. 2025. | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.51913/revelli.v13i0.11864 | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This article highlights the construction of strategies related to educational
processes and their ways of overcoming the social isolation caused by the Covid-19. In the
midst of these strategies, the Digital Technologies of Information and Communication
(TDIC) stood out in the possibilities of teaching and learning environments and mediation
processes in a non-presential way. Although TDIC are present in everyday school life,
especially in the development of e-learning, it should be noted that the modality developed in
the context of the pandemic is emergency remote teaching. Therefore, the present study turns
to investigate strategies and challenges that professors at the University of Brasília (UnB)
point out in their pedagogical practice in emergency remote teaching. The aim is to identify
innovations in their pedagogical practices and what challenges have arisen throughout this
trajectory. We initially analyzed conceptions of quality and innovation in e-leaning in the
existing literature. Based on the definitions of quality and innovation, we deepened the
benchmarks for innovation in pedagogical practices in the context of the pandemic. Then, we
present the data from the research carried out with the professors at UnB and, finally, we seek
to highlight innovations that are presented in the process of reframing the pedagogical
practices of these professionals and what challenges were registered. Based on the reflections
based on the literature and the reality investigated within the scope of UnB, we conclude that,
in the sense of network digital education, the pedagogical practices of teachers demonstrated
the experience of elements that allow the realization of this education in a given time, even
acknowledging its stages still in its early stages. | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0001-8500-0402 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0001-7238-0709 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0003-0532-5018 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0001-7589-107X | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Secretaria de Educação do Distrito Federal | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Brasília | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Exatas (IE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Estatística (IE EST) | pt_BR |
dc.description.unidade | Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional | pt_BR |
Collection(s) : | Artigos publicados em periódicos e afins
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