http://repositorio.unb.br/handle/10482/52306
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2024_CamilaMouraFeMaia_TESE.pdf | 1,93 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Participação política no cotidiano escolar : possibilidades de desenvolvimento de estudantes de ensino médio |
Autor(es): | Maia, Camila Moura Fé |
Orientador(es): | Pedroza, Regina Lúcia Sucupira |
Assunto: | Participação política Ensino médio Adolescência Cotidiano escolar |
Data de publicação: | 5-Jun-2025 |
Data de defesa: | 25-Out-2024 |
Referência: | MAIA, Camila Moura Fé. Participação política no cotidiano escolar: possibilidades de desenvolvimento de estudantes de ensino médio. 2024. 239 f. Tese (Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar) — Universidade de Brasília, 2024. |
Resumo: | Desde meados da década de 2010, vivemos um momento histórico e político, internacional e nacionalmente, em que ganharam forças governos de extrema direita e perspectivas conservadoras, aliados ao avanço do neoliberalismo. Esse cenário relaciona-se a uma crise do modelo hegemônico da democracia liberal, marcada por expressões de descontentamento com a política tradicional e por despolitização da sociedade, e aponta para questionamentos sobre o exercício ético-político participativo em diferentes âmbitos da vida social, inclusive na escola. A partir da psicologia materialista histórica-dialética, compreendemos a escola como importante espaço de desenvolvimento da personalidade e de uma formação para a vivência democrática. Dessa forma, buscamos compreender a participação política de estudantes de ensino médio em sua vivência escolar, de maneira a identificar possíveis implicações para o desenvolvimento de suas personalidades. Para alcançar esse objetivo, foi realizada pesquisa etnográfica crítica, em uma escola de ensino médio localizada na periferia de Brasília. Utilizamos como recursos investigativos: observação participante, participação em grupos virtuais da escola em aplicativo de troca de mensagens (Whatsapp), pesquisa documental, grupo de fala e escuta com estudantes gremistas a partir de temáticas relacionadas à vivência política no ambiente escolar, entrevistas semiestruturadas com sete estudantes representantes de turma ou membros do grêmio estudantil. As informações construídas foram analisadas em seu conteúdo, a partir da perspectiva teórica adotada. Os resultados indicam que 1) a reorganização dos espaços-tempos escolares após o Novo Ensino Médio cria dificuldades à participação estudantil; 2) a escola se apresenta como importante espaço de cultura e lazer, sendo este foco de reivindicações políticas relevantes dos estudantes; 3) o relacionamento interpessoal entre estudantes adolescentes e os adultos docentes, mediado pelas concepções sobre adolescência, tem destaque para a compreensão das possibilidades concretas de participação na escola; 4) as possibilidades de participação política, mesmo se dando de forma contraditória e incipiente, são fonte de desenvolvimento da personalidade dos estudantes adolescentes. Ressaltamos assim, a defesa de que há necessidade de maior incentivo à participação política na escola, tanto por possibilitar uma relação consciente com os conteúdos científicos trabalhados, bem como pela implicação no desenvolvimento de personalidades mais conscientes de si e na sua relação com o mundo. Essa defesa se pauta no compromisso com uma educação de qualidade e com a emancipação dos estudantes de escolas públicas. |
Abstract: | Since the mid-2010s, we have been experiencing a historical and political moment, both internationally and nationally, in which far-right governments and conservative perspectives have gained strength, allied with the advance of neoliberalism. This scenario is related to a crisis in the hegemonic model of liberal democracy, marked by expressions of discontent with traditional politics and the depoliticization of society, and points to questions about the exercise of participatory ethical-political behavior in different areas of social life, including schools. Based on historical-dialectical materialist psychology, we understand schools as important spaces for personality development and training for democratic experience. Thus, we seek to understand the political participation of high school students in their school experience, in order to identify possible implications for the development of their personalities. To achieve this objective, ethnographic research was conducted from a critical perspective in a high school located on the outskirts of Brasília. We used the following investigative resources: participant observation, participation in virtual school groups on messaging apps, documentary research, discussion groups with student union members on topics related to political experiences in the school environment, and semi-structured interviews with seven students representing their classes or members of the student union. The information gathered was analyzed in its content, based on the theoretical perspective adopted. The results indicate that 1) the reorganization of school spaces and times after the New High School creates difficulties for student participation; 2) the school presents itself as an important space for culture and leisure, and is the focus of relevant political demands from students; 3) the interpersonal relationship between adolescent students and adult teachers, mediated by conceptions about adolescence, is important for understanding the concrete possibilities of participation in school; 4) the possibilities of political participation, even if they occur in a contradictory and incipient way, are a source of personality development for adolescent students. We therefore emphasize the need for greater encouragement of political participation in schools, both to enable a conscious relationship with the scientific content worked on, as well as to involve the development of personalities who are more aware of themselves and their relationship with the world. This defense is based on the commitment to quality education and the emancipation of public school students. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Psicologia (IP) Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED) |
Informações adicionais: | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar, 2024. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.