Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Pedroza, Regina Lúcia Sucupira | - |
dc.contributor.author | Maia, Camila Moura Fé | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-05T16:17:44Z | - |
dc.date.available | 2025-06-05T16:17:44Z | - |
dc.date.issued | 2025-06-05 | - |
dc.date.submitted | 2024-10-25 | - |
dc.identifier.citation | MAIA, Camila Moura Fé. Participação política no cotidiano escolar: possibilidades de desenvolvimento de estudantes de ensino médio. 2024. 239 f. Tese (Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar) — Universidade de Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52306 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Desde meados da década de 2010, vivemos um momento histórico e político, internacional e
nacionalmente, em que ganharam forças governos de extrema direita e perspectivas conservadoras,
aliados ao avanço do neoliberalismo. Esse cenário relaciona-se a uma crise do modelo hegemônico
da democracia liberal, marcada por expressões de descontentamento com a política tradicional
e por despolitização da sociedade, e aponta para questionamentos sobre o exercício ético-político
participativo em diferentes âmbitos da vida social, inclusive na escola. A partir da psicologia
materialista histórica-dialética, compreendemos a escola como importante espaço de
desenvolvimento da personalidade e de uma formação para a vivência democrática. Dessa forma,
buscamos compreender a participação política de estudantes de ensino médio em sua vivência
escolar, de maneira a identificar possíveis implicações para o desenvolvimento de suas
personalidades. Para alcançar esse objetivo, foi realizada pesquisa etnográfica crítica, em uma
escola de ensino médio localizada na periferia de Brasília. Utilizamos como recursos
investigativos: observação participante, participação em grupos virtuais da escola em
aplicativo de troca de mensagens (Whatsapp), pesquisa documental, grupo de fala e escuta com
estudantes gremistas a partir de temáticas relacionadas à vivência política no ambiente escolar,
entrevistas semiestruturadas com sete estudantes representantes de turma ou membros do
grêmio estudantil. As informações construídas foram analisadas em seu conteúdo, a partir da
perspectiva teórica adotada. Os resultados indicam que 1) a reorganização dos espaços-tempos
escolares após o Novo Ensino Médio cria dificuldades à participação estudantil; 2) a escola se
apresenta como importante espaço de cultura e lazer, sendo este foco de reivindicações
políticas relevantes dos estudantes; 3) o relacionamento interpessoal entre estudantes
adolescentes e os adultos docentes, mediado pelas concepções sobre adolescência, tem
destaque para a compreensão das possibilidades concretas de participação na escola; 4) as
possibilidades de participação política, mesmo se dando de forma contraditória e incipiente, são fonte de desenvolvimento da personalidade dos estudantes adolescentes. Ressaltamos
assim, a defesa de que há necessidade de maior incentivo à participação política na escola,
tanto por possibilitar uma relação consciente com os conteúdos científicos trabalhados, bem
como pela implicação no desenvolvimento de personalidades mais conscientes de si e na sua
relação com o mundo. Essa defesa se pauta no compromisso com uma educação de qualidade
e com a emancipação dos estudantes de escolas públicas. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Participação política no cotidiano escolar : possibilidades de desenvolvimento de estudantes de ensino médio | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Participação política | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject.keyword | Adolescência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cotidiano escolar | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Since the mid-2010s, we have been experiencing a historical and political moment, both
internationally and nationally, in which far-right governments and conservative perspectives
have gained strength, allied with the advance of neoliberalism. This scenario is related to a
crisis in the hegemonic model of liberal democracy, marked by expressions of discontent with
traditional politics and the depoliticization of society, and points to questions about the exercise
of participatory ethical-political behavior in different areas of social life, including schools.
Based on historical-dialectical materialist psychology, we understand schools as important
spaces for personality development and training for democratic experience. Thus, we seek to
understand the political participation of high school students in their school experience, in order
to identify possible implications for the development of their personalities. To achieve this
objective, ethnographic research was conducted from a critical perspective in a high school
located on the outskirts of Brasília. We used the following investigative resources: participant
observation, participation in virtual school groups on messaging apps, documentary research,
discussion groups with student union members on topics related to political experiences in the
school environment, and semi-structured interviews with seven students representing their
classes or members of the student union. The information gathered was analyzed in its content,
based on the theoretical perspective adopted. The results indicate that 1) the reorganization of
school spaces and times after the New High School creates difficulties for student participation;
2) the school presents itself as an important space for culture and leisure, and is the focus of
relevant political demands from students; 3) the interpersonal relationship between adolescent
students and adult teachers, mediated by conceptions about adolescence, is important for
understanding the concrete possibilities of participation in school; 4) the possibilities of
political participation, even if they occur in a contradictory and incipient way, are a source of
personality development for adolescent students. We therefore emphasize the need for greater encouragement of political participation in schools, both to enable a conscious relationship
with the scientific content worked on, as well as to involve the development of personalities
who are more aware of themselves and their relationship with the world. This defense is based
on the commitment to quality education and the emancipation of public school students. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Psicologia (IP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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