http://repositorio.unb.br/handle/10482/52173
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2024_SebastiaoVieiraDeFarias_DISSERT.pdf | 4,48 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | O ladrilhamento do plano euclidiano no ensino médio : criando padrões por meio da resolução de problemas |
Autor(es): | Farias, Sebastião Vieira de |
Orientador(es): | Silva, Simone Vasconcelos da |
Assunto: | Resolução de problemas Geometria euclidiana Ensino-aprendizagem Matemática (Ensino médio) São Sebastião (DF) Escola pública |
Data de publicação: | 7-Mai-2025 |
Data de defesa: | 16-Mai-2024 |
Referência: | FARIAS, Sebastião Vieira de. O ladrilhamento do plano euclidiano no ensino médio: criando padrões por meio da resolução de problemas. 2024. 141 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | O objetivo principal deste trabalho foi investigar a relevância e as contribuições da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas, aplicada ao conteúdo de pavimentações planas, com foco nos ladrilhamentos regulares e semirregulares. Para tal, foi realizado um estudo de caso com alunos de uma turma da 2ª série do Ensino Médio de uma escola pública localizada em São Sebastião/DF. Com ênfase na manipulação, exploração e investigação em sala de aula, a sequência didática aplicada partiu de um problema gerador, pensado e concebido com a intenção de promover o desenvolvimento do pensamento geométrico/matemático através do ladrilhamento do plano euclidiano. O interesse pela metodologia de resolução de problemas nas aulas de matemática decorre do fato de haver eficácia comprovada na melhora no desempenho dos estudantes quando os professores a utilizam. Esta pesquisa teve uma abordagem qualitativa e a coleta de dados deu-se no decorrer do desenvolvimento das atividades, realizadas em dois encontros. Os resultados obtidos nesta investigação jogam luz acerca da postura dos alunos e do professor-pesquisador, quanto ao trabalho em grupos e ao enfrentamento de situações inusitadas através de uma nova abordagem de ensino. Apesar dos diversos desafios inerentes à proposta de trabalho desta pesquisa, enxerga-se nesta estratégia de ensino um caminho alternativo às abordagens ditas tradicionais. Desse modo, espera-se que esta pesquisa possa servir para consultas e reflexões sobre o ensino de Matemática centrado na resolução de problemas. |
Abstract: | The main goal of this work was to investigate the Mathematics Teaching-LearningAssessment Methodology through Problem Solving relevance and contributions, applied to the content of flat paving, with a focus on regular and semi-regular tiles. To this end, a case study was carried out with students from a 2nd grade high school class at a public school located in São Sebastião/DF. With emphasis on manipulation, exploration and investigation in the classroom, the didactic sequence applied started from a generating problem, thought and conceived with the intention of promoting the development of geometric/mathematical thinking through the Euclidean plane's tiling. The interest in problem-solving methodology in mathematics classes arises from the fact that it has proven effectiveness in improving student performance when teachers use it. This research had a qualitative approach and data collection took place during the development of activities, carried out in two meetings. The results obtained in this investigation shed light on the attitude of the students and the teacherresearcher regarding working in groups and facing unusual situations through a new teaching approach. Despite the various challenges inherent to the work proposal of this research, this teaching strategy is seen as an alternative path to so-called traditional approaches. In this way, it is hoped that this research can serve for consultations and reflections on Mathematics teaching focused on problem solving. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Ciências Exatas (IE) Departamento de Matemática (IE MAT) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, 2024. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado Profissional |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.