Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Simone Vasconcelos da | - |
dc.contributor.author | Farias, Sebastião Vieira de | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-07T12:10:54Z | - |
dc.date.available | 2025-05-07T12:10:54Z | - |
dc.date.issued | 2025-05-07 | - |
dc.date.submitted | 2024-05-16 | - |
dc.identifier.citation | FARIAS, Sebastião Vieira de. O ladrilhamento do plano euclidiano no ensino médio: criando padrões por meio da resolução de problemas. 2024. 141 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52173 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo principal deste trabalho foi investigar a relevância e as contribuições da
Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de
Problemas, aplicada ao conteúdo de pavimentações planas, com foco nos ladrilhamentos
regulares e semirregulares. Para tal, foi realizado um estudo de caso com alunos de uma turma
da 2ª série do Ensino Médio de uma escola pública localizada em São Sebastião/DF. Com
ênfase na manipulação, exploração e investigação em sala de aula, a sequência didática
aplicada partiu de um problema gerador, pensado e concebido com a intenção de promover o
desenvolvimento do pensamento geométrico/matemático através do ladrilhamento do plano
euclidiano. O interesse pela metodologia de resolução de problemas nas aulas de matemática
decorre do fato de haver eficácia comprovada na melhora no desempenho dos estudantes
quando os professores a utilizam. Esta pesquisa teve uma abordagem qualitativa e a coleta de
dados deu-se no decorrer do desenvolvimento das atividades, realizadas em dois encontros.
Os resultados obtidos nesta investigação jogam luz acerca da postura dos alunos e do
professor-pesquisador, quanto ao trabalho em grupos e ao enfrentamento de situações
inusitadas através de uma nova abordagem de ensino. Apesar dos diversos desafios inerentes à
proposta de trabalho desta pesquisa, enxerga-se nesta estratégia de ensino um caminho
alternativo às abordagens ditas tradicionais. Desse modo, espera-se que esta pesquisa possa
servir para consultas e reflexões sobre o ensino de Matemática centrado na resolução de
problemas. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O ladrilhamento do plano euclidiano no ensino médio : criando padrões por meio da resolução de problemas | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Resolução de problemas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Geometria euclidiana | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Matemática (Ensino médio) | pt_BR |
dc.subject.keyword | São Sebastião (DF) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escola pública | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The main goal of this work was to investigate the Mathematics Teaching-LearningAssessment Methodology through Problem Solving relevance and contributions, applied to
the content of flat paving, with a focus on regular and semi-regular tiles. To this end, a case
study was carried out with students from a 2nd grade high school class at a public school
located in São Sebastião/DF. With emphasis on manipulation, exploration and investigation in
the classroom, the didactic sequence applied started from a generating problem, thought and
conceived with the intention of promoting the development of geometric/mathematical
thinking through the Euclidean plane's tiling. The interest in problem-solving methodology in
mathematics classes arises from the fact that it has proven effectiveness in improving student
performance when teachers use it. This research had a qualitative approach and data
collection took place during the development of activities, carried out in two meetings. The
results obtained in this investigation shed light on the attitude of the students and the teacherresearcher regarding working in groups and facing unusual situations through a new teaching
approach. Despite the various challenges inherent to the work proposal of this research, this
teaching strategy is seen as an alternative path to so-called traditional approaches. In this way,
it is hoped that this research can serve for consultations and reflections on Mathematics
teaching focused on problem solving. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Exatas (IE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Matemática (IE MAT) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|