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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/52127
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Titre: BioDiversidades : um jogo sobre embriologia, reprodução e sexualidade para professores do ensino médio
Auteur(s): Cavalcante, Sara Cristina Damasio
Orientador(es):: Paulini, Fernanda
Assunto:: Educação em saúde
Metodologias ativas de aprendizagem
Ensino médio - Brasil
Biologia - estudo e ensino
Sexualidade
Date de publication: 30-avr-2025
Référence bibliographique: CAVALCANTE, Sara Cristina Damasio. BioDiversidades: um jogo sobre embriologia, reprodução e sexualidade para professores do ensino médio. 2025. 152 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Résumé: A abordagem de temas como embriologia, reprodução humana e sexualidade no Ensino Médio é desafiadora, tanto pela complexidade científica quanto pelas implicações socioculturais. Este trabalho teve como objetivo desenvolver e validar o jogo educativo "BioDiversidades", uma ferramenta lúdica e investigativa projetada para facilitar a aprendizagem desses conteúdos de maneira crítica, reflexiva e inclusiva. Fundamentado na Teoria dos Dispositivos de Sexualidade de Michel Foucault, o jogo incentiva os estudantes a questionarem normas culturais e a compreenderem a sexualidade em sua interseção com aspectos éticos e sociais. A metodologia adotada incluiu a coleta de dados junto a 34 estudantes e 26 professores de Biologia, por meio de questionários que identificaram dúvidas frequentes e subsidiaram a validação do produto educacional. O jogo foi estruturado em categorias que englobam conceitos biológicos, gênero e sexualidade, dispositivos de controle social e dilemas éticos. Na etapa de validação, 72% dos professores atribuíram a nota máxima ao jogo, elogiando sua clareza, organização e relevância pedagógica, enquanto as sugestões apontaram para a inclusão de versões digitais e a ampliação de questões éticas nas cartas. Além disso, sua estrutura modular permite adaptações para diferentes contextos educacionais, ampliando sua aplicabilidade prática. O manual do jogo também foi destacado pela clareza das orientações e pela relevância dos temas abordados. Conclui-se que o "BioDiversidades" contribui para o ensino de Biologia ao integrar ciência, ética e ludicidade, promovendo uma educação sexual crítica, inclusiva e transformadora. Estudos futuros devem avaliar sua aplicação em ambientes escolares diversos, visando consolidar sua eficácia e expandir suas possibilidades de uso.
Abstract: Addressing topics such as embryology, human reproduction and sexuality in high school is challenging, both due to its scientific complexity and sociocultural implications. This study aimed to develop and validate the educational game "BioDiversities", a playful and investigative tool designed to facilitate the learning of these contents in a critical, reflective and inclusive manner. Based on Michel Foucault's Theory of Sexuality Devices, the game encourages students to question cultural norms and understand sexuality in its intersection with ethical and social aspects. The methodology adopted included data collection from 34 students and 26 biology teachers, through questionnaires that identified frequently asked questions and supported the validation of the educational product. The game was structured into categories that encompass biological concepts, gender and sexuality, social control devices and ethical dilemmas. In the validation stage, 72% of teachers gave the game the highest score, praising its clarity, organization and pedagogical relevance, while suggestions pointed to the inclusion of digital versions and the expansion of ethical issues in the cards. In addition, its modular structure allows adaptations to different educational contexts, expanding its practical applicability. The game manual was also highlighted for the clarity of its instructions and the relevance of the topics covered. It is concluded that "BioDiversities" contributes to the teaching of Biology by integrating science, ethics and playfulness, promoting critical, inclusive and transformative sexual education. Future studies should evaluate its application in different school environments, aiming to consolidate its effectiveness and expand its possibilities of use.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Ciências Biológicas (IB)
Departamento de Biologia Celular (IB CEL)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2025.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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