Élément Dublin Core | Valeur | Langue |
dc.contributor.advisor | Paulini, Fernanda | - |
dc.contributor.author | Cavalcante, Sara Cristina Damasio | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-30T13:29:52Z | - |
dc.date.available | 2025-04-30T13:29:52Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-30 | - |
dc.date.submitted | 2025-02-07 | - |
dc.identifier.citation | CAVALCANTE, Sara Cristina Damasio. BioDiversidades: um jogo sobre embriologia, reprodução e sexualidade para professores do ensino médio. 2025. 152 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52127 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2025. | pt_BR |
dc.description.abstract | A abordagem de temas como embriologia, reprodução humana e sexualidade no Ensino Médio
é desafiadora, tanto pela complexidade científica quanto pelas implicações socioculturais. Este
trabalho teve como objetivo desenvolver e validar o jogo educativo "BioDiversidades", uma
ferramenta lúdica e investigativa projetada para facilitar a aprendizagem desses conteúdos de
maneira crítica, reflexiva e inclusiva. Fundamentado na Teoria dos Dispositivos de Sexualidade
de Michel Foucault, o jogo incentiva os estudantes a questionarem normas culturais e a
compreenderem a sexualidade em sua interseção com aspectos éticos e sociais. A metodologia
adotada incluiu a coleta de dados junto a 34 estudantes e 26 professores de Biologia, por meio
de questionários que identificaram dúvidas frequentes e subsidiaram a validação do produto
educacional. O jogo foi estruturado em categorias que englobam conceitos biológicos, gênero
e sexualidade, dispositivos de controle social e dilemas éticos. Na etapa de validação, 72% dos
professores atribuíram a nota máxima ao jogo, elogiando sua clareza, organização e relevância
pedagógica, enquanto as sugestões apontaram para a inclusão de versões digitais e a ampliação
de questões éticas nas cartas. Além disso, sua estrutura modular permite adaptações para
diferentes contextos educacionais, ampliando sua aplicabilidade prática. O manual do jogo
também foi destacado pela clareza das orientações e pela relevância dos temas abordados.
Conclui-se que o "BioDiversidades" contribui para o ensino de Biologia ao integrar ciência,
ética e ludicidade, promovendo uma educação sexual crítica, inclusiva e transformadora.
Estudos futuros devem avaliar sua aplicação em ambientes escolares diversos, visando
consolidar sua eficácia e expandir suas possibilidades de uso. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | BioDiversidades : um jogo sobre embriologia, reprodução e sexualidade para professores do ensino médio | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação em saúde | pt_BR |
dc.subject.keyword | Metodologias ativas de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino médio - Brasil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Biologia - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sexualidade | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Addressing topics such as embryology, human reproduction and sexuality in high school is
challenging, both due to its scientific complexity and sociocultural implications. This study
aimed to develop and validate the educational game "BioDiversities", a playful and
investigative tool designed to facilitate the learning of these contents in a critical, reflective and
inclusive manner. Based on Michel Foucault's Theory of Sexuality Devices, the game
encourages students to question cultural norms and understand sexuality in its intersection with
ethical and social aspects. The methodology adopted included data collection from 34 students
and 26 biology teachers, through questionnaires that identified frequently asked questions and
supported the validation of the educational product. The game was structured into categories
that encompass biological concepts, gender and sexuality, social control devices and ethical
dilemmas. In the validation stage, 72% of teachers gave the game the highest score, praising its
clarity, organization and pedagogical relevance, while suggestions pointed to the inclusion of
digital versions and the expansion of ethical issues in the cards. In addition, its modular
structure allows adaptations to different educational contexts, expanding its practical
applicability. The game manual was also highlighted for the clarity of its instructions and the
relevance of the topics covered. It is concluded that "BioDiversities" contributes to the teaching
of Biology by integrating science, ethics and playfulness, promoting critical, inclusive and
transformative sexual education. Future studies should evaluate its application in different
school environments, aiming to consolidate its effectiveness and expand its possibilities of use. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Biológicas (IB) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Biologia Celular (IB CEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional | pt_BR |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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