http://repositorio.unb.br/handle/10482/15107| Fichier | Description | Taille | Format | |
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| 2013_MariaRosarioNascimentoRibeiroAlves.pdf | 5,29 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir | 
| Titre: | Educação ambiental nas aulas de língua portuguesa : gêneros textuais em uma abordagem interdisciplinar | 
| Auteur(s): | Alves, Maria do Rosário do Nascimento Ribeiro | 
| Orientador(es):: | Bortoni-Ricardo, Stella Maris | 
| Assunto:: | Língua portuguesa - estudo e ensino Interdisciplinaridade Educação ambiental | 
| Date de publication: | 5-fév-2014 | 
| Data de defesa:: | 31-oct-2013 | 
| Référence bibliographique: | ALVES, Maria do Rosário do Nascimento Ribeiro. Educação ambiental nas aulas de língua portuguesa: gêneros textuais em uma abordagem interdisciplinar. 2013. XIV. 259 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. | 
| Résumé: | Este trabalho expõe os resultados de uma pesquisa desenvolvida em duas turmas da 3ª série do Ensino Médio, em uma escola pública do Distrito Federal, durante o ano letivo de 2012, com  o  objetivo  de  analisar  o  ensino  de  gêneros  textuais  unindo  Língua  Portuguesa  e Educação  Ambiental,  partindo-se  da  postulação  de  que  o  ensino  de  gêneros  possibilita  a integração  dessas  duas  áreas.  Para  alcançar  o  objetivo,  o  referencial  teórico  abordou  a teoria  de  gêneros  textuais,  o  ensino  de  Língua  Portuguesa,  a  Educação  Ambiental  e  a 
interdisciplinaridade, considerando-se que o trabalho com gêneros engloba uma análise do 
texto  e  uma  descrição  da  língua  e  visão  da  sociedade,  que  tenta  responder  a  questões  de natureza  sociocultural  no  uso  da  língua  de  maneira  geral.  A  geração  de  dados  para  esta análise  se  deu  através  da  pesquisa-ação,  com  elementos  da  etnometodologia,  cujos 
instrumentos  de  geração  de  dados  foram  observação,  aplicação  de  questionário,  conversa gravada, produção de diário de itinerância, elaboração e aplicação de sequências didáticas. Os  resultados  evidenciam  que  é  possível  sim  unir  Língua  Portuguesa  e  Educação Ambiental,  com  a  prática  da  interdisciplinaridade  a  partir  do  ensino  de  gêneros  textuais, 
conforme  a  avaliação  dos  implicados  na  pesquisa:  alunos,  professora  e  pesquisadora.  A partir da  experiência desenvolvida, vislumbra-se  a possibilidade de um trabalho integrado do ensino de língua materna e dos temas transversais do currículo da educação básica. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT This work presents the results of a research carried out in two classes of the senior year of high school in a public school of the Federal District, Brazil, in the school year of 2012, with the purpose of analyzing the interdisciplinary study of textual genres integrating the areas of Environmental Studies and Portuguese as a mother tongue. Our basic assumption was that the work with textual genres can offer answers to sociocultural as well as to linguistic issues. Data were collected through an ethnometodological action research which involved observation, research diaries and the use of didactic sequences. The participants were the students, the teacher and the researcher. The results indicate the adequacy of an academic work integrating Portuguese as a mother tongue and the transversal themes of the basic education curriculum in Brazil. | 
| metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) | 
| Description: | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013. | 
| metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação | 
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| Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado | 
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