| Élément Dublin Core | Valeur | Langue | 
|---|
| dc.contributor.advisor | Bortoni-Ricardo, Stella Maris | - | 
| dc.contributor.author | Alves, Maria do Rosário do Nascimento Ribeiro | - | 
| dc.date.accessioned | 2014-02-05T13:27:18Z | - | 
| dc.date.available | 2014-02-05T13:27:18Z | - | 
| dc.date.issued | 2014-02-05 | - | 
| dc.date.submitted | 2013-10-31 | - | 
| dc.identifier.citation | ALVES, Maria do Rosário do Nascimento Ribeiro. Educação ambiental nas aulas de língua portuguesa: gêneros textuais em uma abordagem interdisciplinar. 2013. XIV. 259 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. | en | 
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/15107 | - | 
| dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade  de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013. | en | 
| dc.description.abstract | Este trabalho expõe os resultados de uma pesquisa desenvolvida em duas turmas da 3ª série do Ensino Médio, em uma escola pública do Distrito Federal, durante o ano letivo de 2012, com  o  objetivo  de  analisar  o  ensino  de  gêneros  textuais  unindo  Língua  Portuguesa  e Educação  Ambiental,  partindo-se  da  postulação  de  que  o  ensino  de  gêneros  possibilita  a integração  dessas  duas  áreas.  Para  alcançar  o  objetivo,  o  referencial  teórico  abordou  a teoria  de  gêneros  textuais,  o  ensino  de  Língua  Portuguesa,  a  Educação  Ambiental  e  a 
interdisciplinaridade, considerando-se que o trabalho com gêneros engloba uma análise do 
texto  e  uma  descrição  da  língua  e  visão  da  sociedade,  que  tenta  responder  a  questões  de natureza  sociocultural  no  uso  da  língua  de  maneira  geral.  A  geração  de  dados  para  esta análise  se  deu  através  da  pesquisa-ação,  com  elementos  da  etnometodologia,  cujos 
instrumentos  de  geração  de  dados  foram  observação,  aplicação  de  questionário,  conversa gravada, produção de diário de itinerância, elaboração e aplicação de sequências didáticas. Os  resultados  evidenciam  que  é  possível  sim  unir  Língua  Portuguesa  e  Educação Ambiental,  com  a  prática  da  interdisciplinaridade  a  partir  do  ensino  de  gêneros  textuais, 
conforme  a  avaliação  dos  implicados  na  pesquisa:  alunos,  professora  e  pesquisadora.  A partir da  experiência desenvolvida, vislumbra-se  a possibilidade de um trabalho integrado do ensino de língua materna e dos temas transversais do currículo da educação básica. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT | en | 
| dc.description.abstract | This work presents the results of a research carried out in two classes of the senior year of high  school  in  a  public  school  of  the  Federal  District,  Brazil,  in  the  school  year  of  2012, with  the  purpose  of  analyzing  the  interdisciplinary  study  of  textual  genres  integrating  the 
areas of Environmental Studies and Portuguese as a mother tongue. Our basic assumption 
was  that  the  work  with  textual  genres  can  offer  answers  to  sociocultural  as  well  as  to linguistic issues. Data were collected through an ethnometodological action research which involved  observation,  research  diaries  and  the  use  of  didactic  sequences.  The  participants 
were  the  students,  the  teacher  and  the  researcher.  The  results  indicate  the  adequacy  of  an academic work integrating Portuguese as a mother tongue and the transversal themes of the basic education curriculum in Brazil. | en | 
| dc.language.iso | Português | en | 
| dc.rights | Acesso Aberto | en | 
| dc.title | Educação ambiental nas aulas de língua portuguesa : gêneros textuais em uma abordagem interdisciplinar | en | 
| dc.type | Tese | en | 
| dc.subject.keyword | Língua portuguesa - estudo e ensino | en | 
| dc.subject.keyword | Interdisciplinaridade | en | 
| dc.subject.keyword | Educação ambiental | en | 
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | en | 
| dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR | 
| dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR | 
| Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado 
 |