http://repositorio.unb.br/handle/10482/14119| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| 2013_AudreyRamosQuast.pdf | 34,77 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
| Título: | Expressões do silêncio : a alma nos sentidos : manifestações artísticas e cromáticas para educação de pessoas com deficiência visual | 
| Autor(es): | Quast, Audrey Ramos | 
| Orientador(es): | Almeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de | 
| Assunto: | Pessoas com deficiência visual - educação Sentidos e sensações Cores - educação | 
| Data de publicação: | 11-set-2013 | 
| Data de defesa: | 25-abr-2013 | 
| Referência: | QUAST, Audrey Ramos. Expressões do silêncio: a alma nos sentidos: manifestações artísticas e cromáticas para educação de pessoas com deficiência visual. 2013. 176 f., il. Tese (Doutorado em Educação e Ecologia Humana)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. | 
| Resumo: | O  presente  trabalho  tem  como  título  Expressões  do  Silêncio:  a  Alma  nos  Sentidos. Manifestações  Artísticas  e  Cromáticas  para  Educação  de  Pessoas  com  Deficiência Visual. A pesquisa visou desenvolver um método que promovesse a cognição cromática e  a  expressão  plástica  de  pessoas  com  deficiência  visual,  por  meio  de  diversificados estímulos aos sentidos, também mediados pela tecnologia computacional. Para atender a expectativas   subjetivas   do   trabalho   e   complexidade   da   temática,   optou-se   pela 
Fenomenologia como postura de análise. Participaram como sujeitos da pesquisa, vinte 
e  três  pessoas  e,   embora  o  trabalho  seja  destinado  a  deficientes  visuais  totais, colaboraram  pessoas  com  visão  subnormal  e  normovisuais,  com  o  intuito  de  subsidiar experiências  do  método  aplicado  a  indivíduos  com  diferentes  especificidades  e,  desse modo,  observar  idiossincrasias  dos  sujeitos,  socializar  impressões  das  produções, auxiliar nas reflexões acerca do fenômeno estudado, buscar compreender o universo do DV   no   contexto   da   pesquisa   e   em   outras   interações.   Para   concorrer   nesse desenvolvimento,  acessar  o  indivíduo  e  promover  aquisições  de  toda  ordem,  destacou-
se a Educação pela via da Arte. O método híbrido desenvolvido de cognição cromática e 
expressão criativa evidenciou poder contribuir, significativamente e em vários âmbitos, para  educação  de  pessoas  com  deficiência  visual,  de  maneira  especial  na  expansão  da percepção,  interpretação,  inferência  e  emprego  do  DV  em  relação  ao  ambiente  no  que concerne  ao  uso  das  cores,  bem  como,  na  compreensão  das  contribuições  desse  uso  e manifestações  estéticas  para  o  desenvolvimento  pessoal,  social  e  profissional.  Os sujeitos   participantes   demonstraram   aquisição   de   níveis   de   atuação   consciente, 
autônoma  e  produtiva   quanto  às  cores   e  expressividade  delas.  O    silêncio   foi 
metaforicamente  empregado,  como  pertencente  apenas  à  faculdade  física  de  ver  e considerou-se que as demais capacidades podem manifestar-se fartamente. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT This work is titled Expressions of Silence: The Soul in the Senses. Artistic expressions and Chromatic for Education for People with Visual Impairment. The research aimed to develop a method that promotes cognition chromatic and plastic expression of visually impaired people through diverse stimuli to the senses and also mediated by computer technology. To meet the subjective expectations of work and complexity of the theme, it was decided to Phenomenology as posture analysis. The subjects of the research, twenty three people and although the work is aimed at visually impaired total collaborated people with low vision and sighted in order to subsidize experiments of the method applied to individuals with different specificities and thus observe idiosyncrasies of the subjects, socialize impressions productions, assisting in reflections on the phenomenon, trying to understand the universe of DV in the context of research and other interactions. To compete in this development, and promote access the individual acquisitions of all kinds, they emphasized the Education via the Arts. The hybrid method developed cognition of chromatic creative expression and demonstrated to contribute significantly and in many areas, for education of visually impaired people, especially in the expansion of perception, interpretation, inference, and use of DV in relation to the environment in terms the use of colors, as well as in understanding the contributions of such use and aesthetic manifestations to develop personal, social and professional. The participants demonstrated acquisition of levels of conscious action, independent and productive as the colors and expressiveness of them. The "silence" was used metaphorically, as belonging only to the physical faculty of seeing and it was considered that the remaining capacity can manifest abundantly. ______________________________________________________________________________ RESUMEN Este trabajo tiene el titulo Expresiones Del Silencio: el Alma em los Sentidos. Expresiones artísticas y cromática de Educación para Personas con Discapacidad Visual. La investigación tuvo como objetivo desarrollar un método que promueve la cognición expresión cromática y plástica de las personas con discapacidad visual a través de diversos estímulos a los sentidos y también mediada por la tecnología informática. Para satisfacer las expectativas subjetivas del trabajo y la complejidad temática, se optó por la fenomenología. Los sujetos de la investigación, veintitrés personas y aunque el trabajo tiene como objetivo total de deficientes visuales colaboraban personas con baja visión y videntes para subsidiar experimentos del método que se aplica a las personas con diferentes especificidades y así observar idiosincrasia de los sujetos, socializar impresiones producciones, asistiendo en las reflexiones sobre el fenómeno, tratando de entender el universo de DV en el contexto de la investigación y otras interacciones. Para competir en este desarrollo, y promover el acceso a las adquisiciones individuales de todo tipo, que hicieron hincapié en la educación a través de las artes. El método híbrido desarrollado conocimiento de la expresión creativa cromática y demostrado para contribuir de manera significativa y en muchas áreas, para la educación de las personas con discapacidad visual, sobre todo en la expansión de la percepción, la interpretación, la inferencia y el uso de la violencia doméstica en relación con el medio ambiente en términos el uso de colores, así como en la comprensión de la contribución de dicho uso y manifestaciones estéticas para desarrollar personal, social y profesional. Los participantes demostraron adquisición de los niveles de la acción consciente, independiente y productiva como los colores y la expresividad de ellos. El "silencio" se usa metafóricamente, como pertenecientes sólo a la facultad de física de ver y se consideró que la capacidad restante se puede manifestar tan rico y abundante. | 
| Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) | 
| Informações adicionais: | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação e Ecologia Humana, 2013. | 
| Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação | 
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| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado | 
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