| Campo DC | Valor | Idioma | 
|---|
| dc.contributor.advisor | Almeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de | - | 
| dc.contributor.author | Quast, Audrey Ramos | - | 
| dc.date.accessioned | 2013-09-11T15:13:56Z | - | 
| dc.date.available | 2013-09-11T15:13:56Z | - | 
| dc.date.issued | 2013-09-11 | - | 
| dc.date.submitted | 2013-04-25 | - | 
| dc.identifier.citation | QUAST, Audrey Ramos. Expressões do silêncio: a alma nos sentidos: manifestações artísticas e cromáticas para educação de pessoas com deficiência visual. 2013. 176 f., il. Tese (Doutorado em Educação e Ecologia Humana)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. | en | 
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/14119 | - | 
| dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação e Ecologia Humana, 2013. | en | 
| dc.description.abstract | O  presente  trabalho  tem  como  título  Expressões  do  Silêncio:  a  Alma  nos  Sentidos. Manifestações  Artísticas  e  Cromáticas  para  Educação  de  Pessoas  com  Deficiência Visual. A pesquisa visou desenvolver um método que promovesse a cognição cromática e  a  expressão  plástica  de  pessoas  com  deficiência  visual,  por  meio  de  diversificados estímulos aos sentidos, também mediados pela tecnologia computacional. Para atender a expectativas   subjetivas   do   trabalho   e   complexidade   da   temática,   optou-se   pela 
Fenomenologia como postura de análise. Participaram como sujeitos da pesquisa, vinte 
e  três  pessoas  e,   embora  o  trabalho  seja  destinado  a  deficientes  visuais  totais, colaboraram  pessoas  com  visão  subnormal  e  normovisuais,  com  o  intuito  de  subsidiar experiências  do  método  aplicado  a  indivíduos  com  diferentes  especificidades  e,  desse modo,  observar  idiossincrasias  dos  sujeitos,  socializar  impressões  das  produções, auxiliar nas reflexões acerca do fenômeno estudado, buscar compreender o universo do DV   no   contexto   da   pesquisa   e   em   outras   interações.   Para   concorrer   nesse desenvolvimento,  acessar  o  indivíduo  e  promover  aquisições  de  toda  ordem,  destacou-
se a Educação pela via da Arte. O método híbrido desenvolvido de cognição cromática e 
expressão criativa evidenciou poder contribuir, significativamente e em vários âmbitos, para  educação  de  pessoas  com  deficiência  visual,  de  maneira  especial  na  expansão  da percepção,  interpretação,  inferência  e  emprego  do  DV  em  relação  ao  ambiente  no  que concerne  ao  uso  das  cores,  bem  como,  na  compreensão  das  contribuições  desse  uso  e manifestações  estéticas  para  o  desenvolvimento  pessoal,  social  e  profissional.  Os sujeitos   participantes   demonstraram   aquisição   de   níveis   de   atuação   consciente, 
autônoma  e  produtiva   quanto  às  cores   e  expressividade  delas.  O    silêncio   foi 
metaforicamente  empregado,  como  pertencente  apenas  à  faculdade  física  de  ver  e considerou-se que as demais capacidades podem manifestar-se fartamente. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT | en | 
| dc.description.abstract | This work is titled Expressions of Silence: The Soul in the Senses. Artistic expressions 
and Chromatic for Education for People with Visual Impairment. The research aimed to 
develop a method that promotes cognition chromatic and plastic expression of visually 
impaired  people  through  diverse  stimuli  to  the  senses  and  also  mediated  by  computer technology. To meet the subjective expectations of work and complexity of the theme, it was decided to Phenomenology as posture analysis. The subjects of the research, twenty three  people  and  although  the  work  is  aimed  at  visually  impaired  total  collaborated people  with  low  vision  and  sighted  in  order  to  subsidize  experiments  of  the  method applied to individuals with different specificities and thus observe idiosyncrasies of the 
subjects, socialize impressions productions, assisting in reflections on the phenomenon, 
trying   to   understand   the   universe   of   DV   in   the   context   of   research   and   other interactions.  To  compete  in  this  development,  and  promote  access  the  individual acquisitions  of  all  kinds,  they  emphasized  the  Education  via  the  Arts.  The  hybrid method  developed  cognition  of  chromatic  creative  expression  and  demonstrated  to 
contribute  significantly  and  in  many  areas,  for  education  of  visually  impaired  people, especially  in  the  expansion  of  perception,  interpretation,  inference,  and  use  of  DV  in 
relation  to  the  environment  in  terms  the  use  of  colors,  as  well  as  in  understanding  the contributions  of  such  use  and  aesthetic  manifestations  to  develop  personal,  social  and 
professional.  The  participants  demonstrated  acquisition  of  levels  of  conscious  action, independent and productive as the colors and expressiveness of them. The "silence" was used  metaphorically,  as  belonging  only  to  the  physical  faculty  of  seeing  and  it  was considered that the remaining capacity can manifest abundantly. ______________________________________________________________________________ RESUMEN | en | 
| dc.description.abstract | Este  trabajo  tiene  el  titulo  Expresiones  Del  Silencio:  el  Alma  em  los  Sentidos. 
Expresiones  artísticas  y  cromática  de  Educación  para  Personas  con  Discapacidad 
Visual.  La  investigación  tuvo  como  objetivo  desarrollar  un  método  que  promueve  la cognición  expresión  cromática  y  plástica  de  las  personas  con  discapacidad  visual  a través  de  diversos  estímulos  a  los  sentidos  y  también  mediada  por  la  tecnología informática.  Para  satisfacer  las  expectativas  subjetivas  del  trabajo  y  la  complejidad 
temática,  se  optó  por  la  fenomenología.  Los  sujetos  de  la  investigación,  veintitrés personas   y   aunque   el   trabajo   tiene   como   objetivo   total   de   deficientes   visuales colaboraban  personas  con  baja  visión  y  videntes  para  subsidiar  experimentos  del 
método  que  se  aplica  a  las  personas  con  diferentes  especificidades  y  así  observar idiosincrasia  de  los  sujetos,  socializar  impresiones  producciones,  asistiendo  en  las reflexiones sobre el fenómeno, tratando de entender el universo de DV en el contexto de la  investigación  y  otras  interacciones.  Para  competir  en  este  desarrollo,  y  promover  el 
acceso  a  las  adquisiciones  individuales  de  todo  tipo,  que  hicieron  hincapié  en  la educación  a  través  de  las  artes.  El  método  híbrido  desarrollado  conocimiento  de  la expresión creativa cromática y demostrado para contribuir de manera significativa y en muchas áreas, para la educación de las personas con discapacidad visual, sobre todo en la  expansión  de  la  percepción,  la  interpretación,  la  inferencia  y  el  uso  de  la  violencia 
doméstica en relación con el medio ambiente en términos el uso de colores, así como en 
la  comprensión  de  la  contribución  de  dicho  uso  y  manifestaciones  estéticas  para desarrollar personal, social y profesional. Los participantes demostraron adquisición de los  niveles  de  la  acción  consciente,  independiente  y  productiva  como  los  colores  y  la expresividad de ellos. El "silencio" se usa metafóricamente, como pertenecientes sólo a la facultad de física de ver y se consideró que la capacidad restante se puede manifestar tan rico y abundante. | en | 
| dc.language.iso | Português | en | 
| dc.rights | Acesso Aberto | en | 
| dc.title | Expressões do silêncio : a alma nos sentidos : manifestações artísticas e cromáticas para educação de pessoas com deficiência visual | en | 
| dc.type | Tese | en | 
| dc.subject.keyword | Pessoas com deficiência visual - educação | en | 
| dc.subject.keyword | Sentidos e sensações | en | 
| dc.subject.keyword | Cores - educação | en | 
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | en | 
| dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR | 
| dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR | 
| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado 
 |