http://repositorio.unb.br/handle/10482/12296| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2012_ClaraCostaGomes.pdf | 1,4 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
| Título : | Adolescentes autores de atos infracionais e histórias de vida : construindo histórias em intervenção grupal no contexto da medida socioeducativa de liberdade assistida | 
| Autor : | Gomes, Clara Costa | 
| Orientador(es):: | Conceição, Maria Inês Gandolfo | 
| Assunto:: | Delinqüência juvenil Juventude socialmente desajustada Medidas socioeducativas | 
| Fecha de publicación : | 1-mar-2013 | 
| Data de defesa:: | 6-dic-2012 | 
| Citación : | GOMES, Clara Costa. Adolescentes autores de atos infracionais e histórias de vida: construindo histórias em intervenção grupal no contexto da medida socioeducativa de liberdade assistida. 2012. 201 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. | 
| Resumen : | Com  base  nas  contribuições  téoricas  da  Psicossociologia  e  da  Psicanálise 
Winnicottiana  acerca  da  realidade  dos  adolescentes  autores  de  ato  infracional,  a pesquisa visa compreender a trajetória infracional de adolescentes vinculados à medida socioeducativa de Liberdade Assistida  (LA), por meio do método de história de vida. Na  perspectiva  winnicottiana,  o  adolescente  ao  praticar  um  ato  antissocial  está 
procurando  levar  o mundo  a  reconhecer  sua  dívida  para  com  ele. Caso  encontre  um ambiente  que  lhe  dê  oportunidade  para  o  restabelecimento  de  suas  relações  com  o mundo, poderá haver diminuição ou mesmo desaparecimento da  tendência antissocial. A  ausência  de  referência  estável  no  seio  familiar  coloca  como  ponto  de  reflexão  a 
referência do adolescente à lei e às interdições. A destrutividade e a violência de certos jovens  advém  não  somente  de  uma  falha  na  família,  mas  também  de  uma  falha  da sociedade em acolher o jovem na sua busca por dignidade e respeito. A perda da estima de  si  e  a  vergonha  de  ser  considerado  um  “negativo”  social  pode  ser  paralisante  ou desencadeadora de condutas agressivas ou destrutivas. A supervalorização da dimensão econômica  e  a  sua  prevalência  enquanto  significação  imaginária  social  central aniquilam valores sociais que poderiam trazer outros sentidos de vida aos indivíduos.  
O objetivo da pesquisa foi compreender a trajetória do envolvimento infracional 
de adolescentes vinculados à medida socioeducativa de LA, por meio das narrativas de suas  histórias  de  vida.  O  intuito  foi  de  alcançar  a  implicação  e  o  engajamento  dos adolescentes num trabalho de história de vida, de forma que estes indivíduos ocupassem um  lugar  central  não  só  como  narradores,  mas,  sobretudo  como  co-produtores  de 
sentido e de hipóteses sobre suas trajetórias infracionais. Nesta  pesquisa-intervenção  foram  realizados  encontros  grupais  com adolescentes que cumpriam medida socioeducativa de liberdade assistida em Planaltina (DF),  aliando os métodos  socionômico  e de história de vida. Essas  abordagens  foram escolhidas por privilegiarem a inter-relação entre indivíduo e sociedade, proporcionando 
um olhar que não enfoca somente o adolescente e proporciona uma visão mais ampla e integrada acerca de fenômenos psíquicos e sociais. A proposta do estudo se justifica por considerar o momento de cumprimento da medida de LA como período favorável para a implementação  de  propostas  que  visem  fomentar  a  elaboração  de  projetos  de  vida 
alternativos aos de envolvimento infracional. Participaram do grupo 21 adolescentes  residentes na comunidade,  sendo 18 do sexo masculino e três do sexo feminino. A idade dos participantes variou entre 15 e 20 anos, e a escolaridade variou entre o 3º ano do ensino fundamental e o 3º ano do ensino médio.  A  frequência  dos  participantes  oscilou  ao  longo  dos  sete  encontros.  Foram realizados sete encontros com frequência semanal e duração de uma hora e meia cada, entre  outubro  e  dezembro  de  2011. Os  participantes  não  tiveram  somente  o  papel de alimentar  a  pesquisa  com  seus  dados  biográficos  e  relatos  de  suas  práticas  sociais 
quotidianas,  tiveram, antes de  tudo, o papel de sujeitos sociais, os quais se  implicaram em  um  dispositivo  que  eles  próprios  ajudaram  a  conceber  com  base  em  suas expectativas sociais. As  informações produzidas  foram  analisadas com base no modelo construtivo-interpretativo  de  González-Rey  e  o  aporte  teórico  da  psicossociologia.  Da  análise, resultaram  três zonas de sentido: 1) parecia uma vida fácil – que reuniu os  indicadores que  apontam  para  os  elementos  que  atraíram  os  adolescentes  a  ingressar em uma trajetória infracional,  ressaltando a  influência dos amigos, a percepção do crime como vida  fácil e a sensação de que não seriam punidos pela prática de atos  infracionais; 2) 
minhas  tábuas  de  salvação  –  que  reuniu  os  indicadores  referentes  aos  elementos  que impulsionaram o adolescente a optar por procurar uma saída do mundo  infracional, ou seja,  a  abandonar  os  comportamentos  infracionais,  e  nos  quais  apontaram a  ajuda da família (sobretudo a mãe), namorada, religião, estudos e medidas socioeducativas; e 3) a 
vida do crime não compensa – que busca a compreensão acerca da  ressignificação do 
envolvimento  infracional  e  aponta  para  indicadores  que  sustentam  a  mudança  de 
perspectiva  dos  adolescentes  em  relação  à  criminalidade,  dentre  os  quais  os 
adolescentes sinalizaram a efemeridade das conquistas, a reflexão sobre o lado negativo 
da vida no mundo do crime, a  estigmatização do  infrator, o  silenciamento provocado 
pela violência da qual são vitimas e o trabalho como forma de sair da bandidagem. 
As  discussões  dos  encontros desencadearam  nos  adolescentes  reflexões  acerca do  passado,  presente  e  futuro  e  incentivos  à  reconstrução  de  projetos  de  vida desvinculados da infracionalidade.  Notou-se  que  o  passado  é  significado  como  um período  carregado  de  erros  e  que merece  ser  esquecido;  que  o  presente configura-se como  o  tempo  de  moratória  e  de  culpa;  e  que  o  futuro  é  idealizado  por  comportar resoluções mágicas divorciadas das ações do presente.  
Concluiu-se que o método de história de vida em modalidade grupal foi capaz de fornecer  informações  relevantes  para a compreensão  da  trajetória  infracional  dos 
adolescentes,  constituindo-se  em poderosa  ferramenta de pesquisa-intervenção  junto  a 
essa  clientela.  Em  vista  das  contribuições  co-construídas,  percebe-se  o  potencial socioeducativo da medida de liberdade assistida enquanto se apresente como solo fértil para favorecer a reconciliação entre o passado, presente e futuro, por meio de ações que visem o reempossamento dos espaços perdidos pelos adolescentes.                        _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT The research aims to understand the trajectory of offender adolescents linked to socio-educational measure of assisted freedom (AF), based on the Theoretical Contributions of Psychossociology and Winnicottian Psychoanalysis and through the method of life history. From the Winnicott's perspective, the adolescent who practice an antisocial act is seeking to lead the world to acknowledge their debt to him. If he finds an environment that gives him the opportunity to re-establish his relations with the world, there may be a decrease or even the disappearance of the antisocial tendency. The absence of a familiar stable reference places a point for reflection about the teenager’s reference to the Law, and the interdictions. The destructiveness and violence of certain young stem not only from a failed family, but also a failure of the society to welcome the young in their quest for dignity and respect. The loss of self-esteem and shame of being considered a “negative social” can be paralyzing or triggering of aggressive or destructive behavior. The overvaluation of the economic dimension and its prevalence as a central social imaginary signification annihilate social values that could bring other meanings of life for individuals. The objective of the research was to understand the trajectory of the adolescents’ involvement in crime and linked to a social-educational measure of AF, through narratives of their life histories. The aim was to achieve the involvement and engagement of teenagers in a work with life history, so these individuals occupy a central place not only as narrators, but rather as co-producers of meanings and assumptions about their life infractions. In this intervention research group meetings were conducted with adolescents who met a social-educational measure of assisted freedom in Planaltina (DF), combining the methods of socionomy and life history. These approaches were chosen because they privilege the interrelationship between individual and society, providing a view that not only focuses on the adolescent and provides a more comprehensive and integrated vision about the social and psychic phenomena. The study proposal is justified considering that the measure of assisted freedom is a propitious period for implementation of proposals to encourage the development of alternative life projects instead of the involvement in crime. Twenty-one adolescents from the community participated in the group, being 18 males and three females. Participants' age ranged between 15 and 20 years, and education ranged from the 3rd year of primary school and the 3rd year of high school. The frequency of participants fluctuated over the seven meetings. Seven meetings were held with weekly frequency and duration of an hour and a half each, between October and December 2011. The participants played not only a role as respondents of the research with their biographical data and reports of their daily social practices, but, above all, played a role as social subjects, who are implicated in a device that they themselves helped to design, based in their social expectations. The information produced was analyzed based on the constructive-interpretive model of Gonzalez-Rey and the theoretical contribution of psychossociology. The analysis resulted in three areas of meaning: 1) seemed an easy life - which brought together the indicators that point to the elements that attracted teens to join an infraction trajectory, highlighting the influence of friends, the perception of the crime life as being an easy life, the notion that they would not be punished for the commission of illegal acts; 2) my boards salvation - which brought together the indicators of elements that drove the teen to choose to seek an exit from the world infraction, ie to abandon the behavior infractions, and where they indicated the help of the family (especially the mother), girlfriend, religion, education and socio-educational measures; and 3) the life of crime does not pay - that seeks to reframe the understanding and meaning of the involvement in crime and points to indicators that support the adolescents change perspective in relation to crime, among them, teenagers signaled the ephemerality of achievements, reflecting on the negative side of life in the world of crime, stigmatization of the offenders, the silencing caused by the violence that made them victims and the work as way out of banditry. The discussions in the meetings sparked teens reflections about the past, present and future, and incentives the reconstruction of life projects disconnected from life infractions. It was noted that the past is meant as a period full of mistakes and that it deserves to be forgotten, and is also configured as a period of default and guilt, and that the future is idealistic conceived by behaving magical resolutions that are divorced from actions of the present time. It was concluded that the method of life history in the group modality was able to provide relevant information to the understanding of the trajectory of infraction of the teenagers, constituting a powerful tool-intervention search to be conduced with this clientele. In view of the co-constructed contributions, we realized the potential of the socio-educational measure of assisted freedom presents itself as a fertile ground to foster reconciliation between the past, present and future, through actions aimed at reenthrone the spaces lost by teenagers. | 
| metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Psicologia (IP) Departamento de Psicologia Clínica (IP PCL) | 
| Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2012. | 
| metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura | 
| Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado | 
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.