| Campo DC | Valor | Idioma | 
|---|
| dc.contributor.advisor | Conceição, Maria Inês Gandolfo | - | 
| dc.contributor.author | Gomes, Clara Costa | - | 
| dc.date.accessioned | 2013-03-01T15:11:38Z | - | 
| dc.date.available | 2013-03-01T15:11:38Z | - | 
| dc.date.issued | 2013-03-01 | - | 
| dc.date.submitted | 2012-12-06 | - | 
| dc.identifier.citation | GOMES, Clara Costa.  Adolescentes autores de atos infracionais e histórias de vida: construindo histórias em intervenção grupal no contexto da medida socioeducativa de liberdade assistida. 2012. 201 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. | en | 
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/12296 | - | 
| dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2012. | en | 
| dc.description.abstract | Com  base  nas  contribuições  téoricas  da  Psicossociologia  e  da  Psicanálise 
Winnicottiana  acerca  da  realidade  dos  adolescentes  autores  de  ato  infracional,  a pesquisa visa compreender a trajetória infracional de adolescentes vinculados à medida socioeducativa de Liberdade Assistida  (LA), por meio do método de história de vida. Na  perspectiva  winnicottiana,  o  adolescente  ao  praticar  um  ato  antissocial  está 
procurando  levar  o mundo  a  reconhecer  sua  dívida  para  com  ele. Caso  encontre  um ambiente  que  lhe  dê  oportunidade  para  o  restabelecimento  de  suas  relações  com  o mundo, poderá haver diminuição ou mesmo desaparecimento da  tendência antissocial. A  ausência  de  referência  estável  no  seio  familiar  coloca  como  ponto  de  reflexão  a 
referência do adolescente à lei e às interdições. A destrutividade e a violência de certos jovens  advém  não  somente  de  uma  falha  na  família,  mas  também  de  uma  falha  da sociedade em acolher o jovem na sua busca por dignidade e respeito. A perda da estima de  si  e  a  vergonha  de  ser  considerado  um  “negativo”  social  pode  ser  paralisante  ou desencadeadora de condutas agressivas ou destrutivas. A supervalorização da dimensão econômica  e  a  sua  prevalência  enquanto  significação  imaginária  social  central aniquilam valores sociais que poderiam trazer outros sentidos de vida aos indivíduos.  
O objetivo da pesquisa foi compreender a trajetória do envolvimento infracional 
de adolescentes vinculados à medida socioeducativa de LA, por meio das narrativas de suas  histórias  de  vida.  O  intuito  foi  de  alcançar  a  implicação  e  o  engajamento  dos adolescentes num trabalho de história de vida, de forma que estes indivíduos ocupassem um  lugar  central  não  só  como  narradores,  mas,  sobretudo  como  co-produtores  de 
sentido e de hipóteses sobre suas trajetórias infracionais. Nesta  pesquisa-intervenção  foram  realizados  encontros  grupais  com adolescentes que cumpriam medida socioeducativa de liberdade assistida em Planaltina (DF),  aliando os métodos  socionômico  e de história de vida. Essas  abordagens  foram escolhidas por privilegiarem a inter-relação entre indivíduo e sociedade, proporcionando 
um olhar que não enfoca somente o adolescente e proporciona uma visão mais ampla e integrada acerca de fenômenos psíquicos e sociais. A proposta do estudo se justifica por considerar o momento de cumprimento da medida de LA como período favorável para a implementação  de  propostas  que  visem  fomentar  a  elaboração  de  projetos  de  vida 
alternativos aos de envolvimento infracional. Participaram do grupo 21 adolescentes  residentes na comunidade,  sendo 18 do sexo masculino e três do sexo feminino. A idade dos participantes variou entre 15 e 20 anos, e a escolaridade variou entre o 3º ano do ensino fundamental e o 3º ano do ensino médio.  A  frequência  dos  participantes  oscilou  ao  longo  dos  sete  encontros.  Foram realizados sete encontros com frequência semanal e duração de uma hora e meia cada, entre  outubro  e  dezembro  de  2011. Os  participantes  não  tiveram  somente  o  papel de alimentar  a  pesquisa  com  seus  dados  biográficos  e  relatos  de  suas  práticas  sociais 
quotidianas,  tiveram, antes de  tudo, o papel de sujeitos sociais, os quais se  implicaram em  um  dispositivo  que  eles  próprios  ajudaram  a  conceber  com  base  em  suas expectativas sociais. As  informações produzidas  foram  analisadas com base no modelo construtivo-interpretativo  de  González-Rey  e  o  aporte  teórico  da  psicossociologia.  Da  análise, resultaram  três zonas de sentido: 1) parecia uma vida fácil – que reuniu os  indicadores que  apontam  para  os  elementos  que  atraíram  os  adolescentes  a  ingressar em uma trajetória infracional,  ressaltando a  influência dos amigos, a percepção do crime como vida  fácil e a sensação de que não seriam punidos pela prática de atos  infracionais; 2) 
minhas  tábuas  de  salvação  –  que  reuniu  os  indicadores  referentes  aos  elementos  que impulsionaram o adolescente a optar por procurar uma saída do mundo  infracional, ou seja,  a  abandonar  os  comportamentos  infracionais,  e  nos  quais  apontaram a  ajuda da família (sobretudo a mãe), namorada, religião, estudos e medidas socioeducativas; e 3) a 
vida do crime não compensa – que busca a compreensão acerca da  ressignificação do 
envolvimento  infracional  e  aponta  para  indicadores  que  sustentam  a  mudança  de 
perspectiva  dos  adolescentes  em  relação  à  criminalidade,  dentre  os  quais  os 
adolescentes sinalizaram a efemeridade das conquistas, a reflexão sobre o lado negativo 
da vida no mundo do crime, a  estigmatização do  infrator, o  silenciamento provocado 
pela violência da qual são vitimas e o trabalho como forma de sair da bandidagem. 
As  discussões  dos  encontros desencadearam  nos  adolescentes  reflexões  acerca do  passado,  presente  e  futuro  e  incentivos  à  reconstrução  de  projetos  de  vida desvinculados da infracionalidade.  Notou-se  que  o  passado  é  significado  como  um período  carregado  de  erros  e  que merece  ser  esquecido;  que  o  presente configura-se como  o  tempo  de  moratória  e  de  culpa;  e  que  o  futuro  é  idealizado  por  comportar resoluções mágicas divorciadas das ações do presente.  
Concluiu-se que o método de história de vida em modalidade grupal foi capaz de fornecer  informações  relevantes  para a compreensão  da  trajetória  infracional  dos 
adolescentes,  constituindo-se  em poderosa  ferramenta de pesquisa-intervenção  junto  a 
essa  clientela.  Em  vista  das  contribuições  co-construídas,  percebe-se  o  potencial socioeducativo da medida de liberdade assistida enquanto se apresente como solo fértil para favorecer a reconciliação entre o passado, presente e futuro, por meio de ações que visem o reempossamento dos espaços perdidos pelos adolescentes.                        _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT | en | 
| dc.description.abstract | The research aims to understand the trajectory of offender adolescents linked to 
socio-educational  measure  of  assisted  freedom  (AF),  based  on  the  Theoretical 
Contributions  of  Psychossociology  and Winnicottian  Psychoanalysis  and  through  the method of life history. From the Winnicott's perspective, the adolescent who practice an antisocial act is seeking to lead the world to acknowledge their debt to him. If he finds an  environment  that  gives  him  the  opportunity  to  re-establish  his  relations  with  the 
world,  there may  be  a  decrease  or  even  the  disappearance  of  the  antisocial  tendency. The  absence  of  a  familiar  stable  reference  places  a  point  for  reflection  about  the 
teenager’s reference to the Law, and the interdictions. The destructiveness and violence of certain young stem not only from a failed family, but also a failure of the society to welcome  the young  in  their quest  for dignity and  respect. The  loss of  self-esteem  and shame  of  being  considered  a  “negative  social”  can  be  paralyzing  or  triggering of aggressive or destructive behavior. The overvaluation of  the economic dimension and its  prevalence  as  a  central  social  imaginary  signification  annihilate  social  values  that could bring other meanings of life for individuals. The objective of the research was to understand the trajectory of the adolescents’ involvement  in  crime  and  linked  to  a  social-educational  measure  of  AF,  through narratives  of  their  life  histories.  The  aim  was  to  achieve  the  involvement and engagement  of  teenagers  in  a  work  with  life  history,  so  these  individuals  occupy  a 
central  place  not  only  as  narrators,  but  rather  as  co-producers  of  meanings  and assumptions about their life infractions. In  this  intervention  research  group meetings were  conducted with  adolescents who  met  a  social-educational  measure  of  assisted  freedom  in  Planaltina  (DF), combining  the methods of  socionomy  and  life history. These approaches were chosen because they privilege the interrelationship between individual and society, providing a 
view  that not only  focuses on  the adolescent  and provides a more comprehensive and integrated  vision  about  the  social  and  psychic  phenomena.  The  study  proposal is justified  considering  that  the measure  of  assisted  freedom  is  a  propitious  period  for 
implementation of proposals  to  encourage  the development of  alternative  life projects instead of the involvement in crime. Twenty-one adolescents from the community participated in the group, being 18 males  and  three  females.  Participants'  age  ranged  between  15  and  20  years,  and education ranged from the 3rd year of primary school and  the 3rd year of high school. The frequency of participants fluctuated over the seven meetings. Seven meetings were held with weekly frequency and duration of an hour and a half each, between October and  December  2011.  The  participants  played  not  only  a  role  as  respondents  of the research  with  their  biographical  data  and  reports  of  their  daily  social  practices,  but, above  all,  played  a  role  as  social  subjects, who  are  implicated  in  a  device  that  they 
themselves helped to design, based in their social expectations. The  information  produced was  analyzed  based  on  the  constructive-interpretive model  of  Gonzalez-Rey  and  the  theoretical  contribution  of  psychossociology.  The 
analysis  resulted  in  three  areas  of meaning:  1)  seemed  an  easy  life  - which  brought together the indicators that point to the elements that attracted teens to join an infraction trajectory, highlighting the influence of friends, the perception of the crime life as being 
an easy  life,  the notion  that  they would not be punished  for  the commission of  illegal acts;  2) my  boards  salvation  - which  brought  together  the  indicators  of  elements  that drove  the  teen  to  choose  to  seek  an  exit  from  the world  infraction,  ie  to  abandon  the 
behavior  infractions,  and where  they  indicated  the  help  of  the  family  (especially  the mother), girlfriend,  religion, education and socio-educational measures; and 3) the  life of  crime  does  not  pay  -  that  seeks  to  reframe  the  understanding  and meaning  of  the 
involvement  in  crime  and  points  to  indicators  that  support  the  adolescents  change perspective  in  relation  to  crime,  among  them,  teenagers  signaled  the  ephemerality  of achievements,  reflecting  on  the  negative  side  of  life  in  the  world  of  crime, 
stigmatization  of  the  offenders,  the  silencing  caused  by  the  violence  that made  them victims and the work as way out of banditry. The discussions in the meetings sparked teens reflections about the past, present and  future,  and  incentives  the  reconstruction  of  life  projects  disconnected  from  life 
infractions.  It was noted  that  the past  is meant as a period  full of mistakes and  that  it deserves to be forgotten, and is also configured as a period of default and guilt, and that the future is idealistic conceived by behaving magical resolutions that are divorced from actions of the present time. It was concluded that  the method of  life history  in  the group modality was able to provide relevant information to the understanding of the trajectory of infraction of the 
teenagers,  constituting  a  powerful  tool-intervention  search  to  be  conduced  with  this clientele.  In view of  the  co-constructed  contributions, we  realized  the potential of  the socio-educational  measure  of  assisted  freedom  presents  itself  as  a  fertile  ground  to 
foster  reconciliation between  the past, present and  future,  through actions aimed at  reenthrone the spaces lost by teenagers. | en | 
| dc.language.iso | Português | en | 
| dc.rights | Acesso Aberto | en | 
| dc.title | Adolescentes autores de atos infracionais e histórias de vida : construindo histórias em intervenção grupal no contexto da medida socioeducativa de liberdade assistida | en | 
| dc.type | Dissertação | en | 
| dc.subject.keyword | Delinqüência juvenil | en | 
| dc.subject.keyword | Juventude socialmente desajustada | en | 
| dc.subject.keyword | Medidas socioeducativas | en | 
| dc.description.unidade | Instituto de Psicologia (IP) | pt_BR | 
| dc.description.unidade | Departamento de Psicologia Clínica (IP PCL) | pt_BR | 
| dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura | pt_BR | 
| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado 
 |