http://repositorio.unb.br/handle/10482/11992| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 2011_EleazarVenancioCarrias.pdf | 778,12 kB | Adobe PDF | View/Open | 
| Title: | Relações de gênero, subjetividade e construção/constituição de identidades : um caso na educação profissional e tecnológica | 
| Authors: | Carrias, Eleazar Venancio | 
| Orientador(es):: | Almeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de | 
| Assunto:: | Psicologia educacional Identidade (Psicologia) Identidade sexual Psicanálise e educação | 
| Issue Date: | 31-Jan-2013 | 
| Data de defesa:: | 18-Aug-2011 | 
| Citation: | CARRIAS, Eleazar Venancio. Relações de gênero, subjetividade e construção/constituição de identidades: um caso na educação profissional e tecnológica. 2011. 88 f. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011. | 
| Abstract: | O presente texto parte da consideração de que a educação institucionalizada se insere na complexidade do contexto do suposto esvaziamento do sujeito. Assim, 
investigam-se  como  determinados  estudantes  homossexuais  e  transexuais  da 
educação profissional e tecnológica se inscrevem subjetivamente em suas relações 
de  gênero  vivenciadas  no  contexto  das  práticas  de  escolarização.  Ainda,  tomando-se   como   pressupostos   epistemológicos   o   pós-estruturalismo   e   a   Psicanálise, relaciona-se  os  processos  de  escolarização  com  a construção/constituição  da identidade   de   gênero   e   conclui-se   que   as   representações   de   gênero   são, 
fundamentalmente,  um  investimento  sobre  o  corpo  no  sentido  de  uma  pretensa 
educação da mente. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT The text start of the consideration that institutionalized education is part of the complexity of the context of the supposed emptiness of the subject. Investigates how certain homosexuals and transgender students of vocational and technological education enroll in their subjectively experienced gender relations in the context of practices schooling. Starting from epistemological assumptions as post-structuralism and psychoanalysis, the processes of schooling relates to the construction/incorporation of gender identity. It concludes that gender representations are essentially an investment on the body in the direction of an alleged training of mind. | 
| metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) | 
| Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011. | 
| metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação | 
| Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado | 
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.