Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/11992
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
2011_EleazarVenancioCarrias.pdf778,12 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Affichage complet
Élément Dublin CoreValeurLangue
dc.contributor.advisorAlmeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de-
dc.contributor.authorCarrias, Eleazar Venancio-
dc.date.accessioned2013-01-31T10:08:33Z-
dc.date.available2013-01-31T10:08:33Z-
dc.date.issued2013-01-31-
dc.date.submitted2011-08-18-
dc.identifier.citationCARRIAS, Eleazar Venancio. Relações de gênero, subjetividade e construção/constituição de identidades: um caso na educação profissional e tecnológica. 2011. 88 f. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/11992-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.en
dc.description.abstractO presente texto parte da consideração de que a educação institucionalizada se insere na complexidade do contexto do suposto esvaziamento do sujeito. Assim, investigam-se como determinados estudantes homossexuais e transexuais da educação profissional e tecnológica se inscrevem subjetivamente em suas relações de gênero vivenciadas no contexto das práticas de escolarização. Ainda, tomando-se como pressupostos epistemológicos o pós-estruturalismo e a Psicanálise, relaciona-se os processos de escolarização com a construção/constituição da identidade de gênero e conclui-se que as representações de gênero são, fundamentalmente, um investimento sobre o corpo no sentido de uma pretensa educação da mente. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThe text start of the consideration that institutionalized education is part of the complexity of the context of the supposed emptiness of the subject. Investigates how certain homosexuals and transgender students of vocational and technological education enroll in their subjectively experienced gender relations in the context of practices schooling. Starting from epistemological assumptions as post-structuralism and psychoanalysis, the processes of schooling relates to the construction/incorporation of gender identity. It concludes that gender representations are essentially an investment on the body in the direction of an alleged training of mind.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleRelações de gênero, subjetividade e construção/constituição de identidades : um caso na educação profissional e tecnológicaen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordPsicologia educacionalen
dc.subject.keywordIdentidade (Psicologia)en
dc.subject.keywordIdentidade sexualen
dc.subject.keywordPsicanálise e educaçãoen
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage abbrégé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/11992/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.