Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/53525
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
2025_FabianaIacominiRodrigues_DISSERT.pdf1,13 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Gestão estratégica de custos : um estudo de caso no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Auteur(s): Rodrigues, Fabiana Iacomini
Orientador(es):: Rocha Neto, João Mendes da
Assunto:: Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC)
Gestão estratégica de custos
Alocação de recursos
Date de publication: 23-déc-2025
Référence bibliographique: RODRIGUES, Fabiana Iacomini. Gestão estratégica de custos: um estudo de caso no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. 2025. 104 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Résumé: Esta pesquisa tem como objetivo geral identificar como as informações de custos podem subsidiar a tomada de decisão de gestores do órgão Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação no intuito de melhorar a qualidade do gasto público, visando à maximização dos recursos aplicados na promoção da ciência, tecnologia e inovação no país. Além disso, o estudo busca identificar os desafios e benefícios percebidos pelos gestores na utilização dessas informações, bem como propor soluções para fortalecer a gestão de custos na administração pública. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, utilizando análise documental e entrevistas com gestores do órgão para compreender a aplicação e os desafios da utilização da informação de custos no contexto da administração pública. O referencial teórico fundamenta-se na Contabilidade de Custos, na Teoria da Racionalidade Limitada de Herbert Simon, na Estratégia e no movimento da New Public Management (NPM), que influenciou a adoção de práticas gerenciais na administração pública brasileira. Os achados revelam que, apesar da implementação de um sistema estruturado de apuração de custos no MCTI, a utilização efetiva dessas informações no processo decisório ainda enfrenta desafios, como a cultura orçamentária enraizada e a limitação na capacitação dos gestores para interpretar e aplicar os dados gerados. Como contribuição prática, a dissertação propõe um produto técnico-tecnológico para aprimorar a utilização da informação de custos no órgão, por meio de uma instrução normativa e uma trilha de certificação em custos. Conclui-se que a gestão estratégica de custos pode potencializar a eficiência da alocação de recursos e fortalecer a governança pública, desde que haja um alinhamento entre os sistemas de custos e as necessidades gerenciais da instituição.
Abstract: This research aims to identify how cost information can support decision-making by managers of the Ministry of Science, Technology, and Innovations (MCTI) to improve the quality of public spending, maximizing the resources allocated to the promotion of science, technology, and innovation in the country. Additionally, the study seeks to identify the challenges and benefits perceived by managers in using this information, as well as propose solutions to strengthen cost management in public administration. The research adopts a qualitative approach, utilizing document analysis and interviews with the organization's managers to understand the application and challenges of using cost information in the public administration context. The theoretical framework is based on Cost Accounting, Herbert Simon‟s Bounded Rationality Theory, Strategy, and the New Public Management (NPM) movement, which influenced the adoption of managerial practices in Brazilian public administration. The findings reveal that despite the implementation of a structured cost accounting system at MCTI, the effective use of this information in decision-making still faces challenges, such as a deeply rooted budgetary culture and the limited training of managers to interpret and apply the generated data. As a practical contribution, this dissertation proposes a technical-technological product to enhance the use of cost information within the organization, through a normative instruction and a cost certification pathway. It is concluded that strategic cost management can enhance resource allocation efficiency and strengthen public governance, provided there is alignment between cost systems and the institution‟s managerial needs.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Administração (FACE ADM)
Description: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública, 2025.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/53525/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.