| Campo DC | Valor | Idioma |
| dc.contributor.advisor | Curto, Julia Barbosa | pt_BR |
| dc.contributor.author | Mortari, Leon | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-11-25T19:05:24Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-25T19:05:24Z | - |
| dc.date.issued | 2025-11-25 | - |
| dc.date.submitted | 2025-07-08 | - |
| dc.identifier.citation | MORTARI, Leon. Otimização de traçados de adutoras por meio de modelos de decisão multicritério baseado em SIG e aplicação de um algoritmo de busca geométrica. 2025. 90 f., il. Dissertação (Mestrado em Geociências Aplicadas e Geodinâmica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/53270 | - |
| dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Geociências, Programa de Pós-Graduação em Geociências Aplicadas e Geodinâmica, 2025. | pt_BR |
| dc.description.abstract | A concepção de adutoras de água envolve elevados custos ambientais, sociais e econômicos,
exigindo uma análise espacial integrada de múltiplos critérios. Para apoiar esse processo,
aplica-se a metodologia integrada de combinação técnicas de tomada de decisão e algoritmo
de busca geométrica em ambiente SIG. O modelo inclui a seleção dos critérios, a padronização
das informações geográficas, a ponderação por diferentes métodos (Pesos Iguais, AHP e Pesos
Inversos) e a geração da superfície de custo via álgebra de mapas. Em seguida, o algoritmo de
Dijkstra identifica os caminhos de menor custo. Os resultados revelam desafios e
oportunidades: traçados semelhantes surgem em áreas de baixa complexidade urbana,
refletindo a robustez do modelo, enquanto zonas críticas indicam instabilidades e a necessidade
de estudos complementares. A rota derivada do método AHP apresentou o melhor desempenho
nos parâmetros analisados, proporcionando uma orientação fundamentada à análise
exploratória em um estudo locacional de roteamento. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | Otimização de traçados de adutoras por meio de modelos de decisão multicritério baseado em SIG e aplicação de um algoritmo de busca geométrica | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Otimização de rotas | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Adutora | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Análise multicritério | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Sistemas de informação geográfica | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Algoritmos de busca geométrico | pt_BR |
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
| dc.contributor.advisorco | Roig, Henrique Llacer | pt_BR |
| dc.description.abstract1 | The design of water pipelines involves significant environmental, social, and economic costs,
requiring an integrated spatial analysis of multiple criteria. To support this process, an
integrated methodology is applied, combining decision-making techniques with pathfinding
algorithm in a GIS environment. The model includes the selection of relevant criteria, the
standardization of geographic data, the weighting of criteria using different methods (Equal
Weights, AHP, and Inverse Ranking), and the generation of the cost surface through map
algebra. Then, Dijkstra’s algorithm identifies the least-cost paths. The results reveal both
challenges and opportunities: similar routes emerge in areas of low urban complexity,
reflecting the model's robustness, while critical zones highlight areas of instability and the need
for further studies. The route generated by the AHP method showed the best performance
among the evaluated parameters, providing a well-founded framework to guide exploratory
analysis in a locational routing study. | pt_BR |
| dc.description.unidade | Instituto de Geociências (IG) | pt_BR |
| dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Geociências Aplicadas e Geodinâmica | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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