| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
| dc.contributor.advisor | Bampi, Luciana Neves da Silva | pt_BR |
| dc.contributor.author | Ribeiro, Lorena Foureaux | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-11-25T17:38:48Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-25T17:38:48Z | - |
| dc.date.issued | 2025-11-25 | - |
| dc.date.submitted | 2025-03-31 | - |
| dc.identifier.citation | RIBEIRO, Lorena Foureaux. Empatia na relação enfermeiro-paciente: uma revisão de escopo. 2025. 179 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/53259 | - |
| dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, 2025. | pt_BR |
| dc.description.abstract | Introdução: A empatia promove uma comunicação mais eficiente entre profissionais de
saúde e pacientes, diminui o estresse profissional e reforça a eficácia e a humanização do
atendimento prestado, melhorando os resultados clínicos. Objetivo: Mapear o conteúdo sobre
empatia na relação enfermeiro-paciente. Métodos: Revisão de escopo, que seguiu as diretrizes
do Joanna Briggs Institute e do PRISMA Extension for Scoping Reviews. Envolveu a busca em
cinco bases de dados e uma biblioteca eletrônica. Foram incluídos artigos dos últimos 10 anos,
em inglês, espanhol e português e excluídos editoriais, revisões de literatura, preprints e
protocolos de pesquisas. Resultados: De 8.728 registros iniciais, 98 artigos foram selecionados
para análise. O conteúdo dos estudos foi agrupado em seis classes: conceito de empatia e
aspectos fundamentais do cuidado empático, fatores facilitadores e dificultadores da prática
empática, como desenvolver habilidades empáticas, ferramentas para avaliação de empatia,
impactos da empatia para o profissional enfermeiro e efeitos da empatia para o paciente.
Conclusões: A revisão possibilitou mapear as evidências relacionadas à empatia na relação
enfermeiro-paciente, demonstrando a importância desta habilidade para a prática do cuidado
centrado no paciente e a contribuição para resultados mais eficazes no atendimento à saúde,
além de fornecer um equilíbrio entre habilidades cognitivas e emocionais no cuidado clínico.
Ambientes favoráveis e educação permanente reforçam a empatia, enquanto o estresse
ocupacional e nível de envolvimento emocional podem representar barreiras significativas ao
cuidado empático. A implementação de treinamentos inovadores e o uso de ferramentas de
avaliação são estratégias úteis para aprimorar a empatia. | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | Empatia na relação enfermeiro-paciente : uma revisão de escopo | pt_BR |
| dc.title.alternative | Empathy in the nurse-patient relationship : a Scoping Review | pt_BR |
| dc.title.alternative | Empatía en la relación enfermero-paciente : una revisión del alcance | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Empatia | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Relação enfermeiro-paciente | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Revisão de literatura | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Enfermeiros | pt_BR |
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
| dc.description.abstract1 | Introduction: Empathy fosters more efficient communication between healthcare
professionals and patients, reduces occupational stress, and reinforces the effectiveness and
humanization of care provided, thereby improving clinical outcomes. Objective: To map the
content regarding empathy in the nurse-patient relationship. Methods: Scoping review
conducted according to the Joanna Briggs Institute guidelines and the PRISMA Extension for
Scoping Reviews. Searches were performed in five databases and one electronic library.
Articles published in the last 10 years in English, Spanish, and Portuguese were included;
editorials, literature reviews, preprints, and research protocols were excluded. Results: From
8,728 initial records, 98 articles were selected for analysis. The content of the studies was
grouped into six categories: the concept of empathy and key aspects of empathic care,
facilitators and barriers to empathic practice, ways to develop empathic skills, tools for empathy
assessment, the impacts of empathy on nursing professionals, and the effects of empathy on the
patient. Conclusions: The review made it possible to map the evidence related to empathy in
the nurse-patient relationship, demonstrating the importance of this skill for patient-centered
care and its contribution to more effective health outcomes. It also highlights the balance
provided between cognitive and emotional skills in clinical care. Favorable environments and
ongoing education reinforce empathy, while occupational stress and the level of emotional
involvement may represent significant barriers to empathic care. The implementation of
innovative training and the use of assessment tools are useful strategies for enhancing empathy. | pt_BR |
| dc.description.abstract2 | Introducción: La empatía promueve una comunicación más eficiente entre los profesionales
de la salud y los pacientes, reduce el estrés laboral y refuerza la eficacia y la humanización de
la atención brindada, mejorando los resultados clínicos. Objetivo: Mapear el contenido sobre
la empatía en la relación enfermero-paciente. Métodos: Revisión de alcance realizada según las
directrices del Joanna Briggs Institute y de la PRISMA Extension for Scoping Reviews. La
búsqueda se llevó a cabo en cinco bases de datos y una biblioteca electrónica. Se incluyeron
artículos publicados en los últimos 10 años en inglés, español y portugués; se excluyeron
editoriales, revisiones de literatura, preprints y protocolos de investigación. Resultados: De
8,728 registros iniciales, 98 artículos fueron seleccionados para su análisis. El contenido de los
estudios se agrupó en seis categorías: concepto de empatía y aspectos fundamentales del
cuidado empático, factores que facilitan o dificultan la práctica empática, cómo desarrollar
habilidades empáticas, herramientas para la evaluación de la empatía, impactos de la empatía
para el profesional de enfermería y efectos de la empatía en el paciente. Conclusiones: La
revisión permitió mapear la evidencia relacionada con la empatía en la relación enfermeropaciente, demostrando la importancia de esta habilidad para la práctica del cuidado centrado en
el paciente y su contribución a resultados más eficaces en la atención sanitaria, además de
proporcionar un equilibrio entre habilidades cognitivas y emocionales en el cuidado clínico.
Los ambientes favorables y la educación continua refuerzan la empatía, mientras que el estrés
ocupacional y el nivel de involucramiento emocional pueden representar barreras significativas
para el cuidado empático. La implementación de entrenamientos innovadores y el uso de
herramientas de evaluación son estrategias útiles para mejorar la empatía. | pt_BR |
| dc.description.unidade | Faculdade de Ciências da Saúde (FS) | pt_BR |
| dc.description.unidade | Departamento de Enfermagem (FS ENF) | pt_BR |
| dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Enfermagem | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|