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Título : Trem bandeirante : nos trilhos da lembrança e do esquecimento a bordo do outrora trem de passageiros de Brasília
Autor : Bôas, Guilhermo Silveira Braga Vilas
Orientador(es):: Barroso, Eloisa Pereira
Assunto:: Trem Bandeirante
Memórias
Esquecimento
Narrativas
Brasília (DF) - história
História oral
Ferrovias
Fecha de publicación : 18-nov-2025
Citación : BÔAS, Guilhermo Silveira Braga Vilas. Trem bandeirante : nos trilhos da lembrança e do esquecimento a bordo do outrora trem de passageiros de Brasília. 2025. 256 f., il. Tese (Doutorado em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumen : Brasília surge em meio a uma época de forte discurso de modernização, em que seria utilizada, também, como força propulsora de integração nacional, momento este em que muitas ferrovias já se encontravam instaladas e em pleno funcionamento há pelo menos cinquenta anos, a maioria produto da grande expansão ocorrida no setor nas duas primeiras décadas do séc. XX. Em 1968 é inaugurado o "Trem Bandeirante", ligando a nova capital federal a Campinas (SP), disponibilizando o serviço de transporte de passageiros de forma semanal, e que ocorria cruzando o interior dos estados de Goiás, Minas Gerais e São Paulo, tendo funcionado até 1992, quando encerrou suas atividades em definitivo. Notando uma aparente dormência da sociedade brasiliense e brasileira sobre tal trem de passageiros, esta tese partiu do pressuposto de que teriam ocorrido movimentos e decisões que produziram silenciamento(s) em relação à trajetória do Trem Bandeirante e às experiências por ele produzidas e, por conseguinte, da própria memória ferroviária local, e também nacional, como um todo, sendo tais ações reflexo de todo um conjunto de posições e atuações permitiram o esvaziamento de uma história e de memórias, ocasionando os diversos esquecimentos a ele relacionados. A partir da análise de documentação relacionada ao planejamento ferroviário de Brasília e dos registros jornalísticos do Correio Braziliense foi possível contextualizar e problematizar a capital federal na temática ferroviária nacional, alinhando-a e situando-a, sobretudo, às narrativas de três grupos-objeto desta pesquisa: moradores, ex-ferroviários e passageiros do Trem Bandeirante, sendo todos os relatos obtidos sob os pressupostos conceituais e metodológicos da história oral. Neste sentido, foi possível verificar a presença de memórias coletivas diversas sobre o trem de Brasília, destacando a existência de experiências e rememorações de forma plural, resultado de um processo de formação multifacetado, tal como são os indivíduos, grupos e demais elementos constituidores da cidade.
Abstract: Brasília emerges in a strong modernization discourse time, which it would also be used as a driving force for national integration, in a period that many railways were already working and in operation for, at least, fifty years, most of them resulted from the large expansion occurred in the first two decades of the 20th century. In 1968 "Trem Bandeirante" ("Bandeirante Train") is launched, connecting the new federal capital city to Campinas (SP), offering passengers service transportation once a week, crossing states of Goiás, Minas Gerais and São Paulo, working until 1992, when it was closed down. Realizing some apparent dormancy of brazilian and Brasilia's society about this train, this thesis starts from the assumption that movements and decisions occurred in order to result in silencing about Bandeirante Train's journey and its experiences, and consequently, its own local and national society's rail memories, being that actions as an effect of a large amount of actions and practices that somehow allowed its history and memories emptying, causing many oblivion issues related to it. From Brasilia's railway planning documentation and newspaper records of Correio Braziliense it was able to provide a context and discuss the new federal capital city along national railways theme, and situate it about three object-groups narratives in this thesis: Brasilia residents, former railways company workers, and Bandeirante Train passengers, all reports obtained under the conceptual postulates of oral history methodology. In this regard, it was possible to verify the presence of diverse collective memories about Brasília's train, highlighting the existence of experiences and remembering in plural ways, as results of a multilayer formation process, just as individuals, groups, and other city integrating elements.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de História (ICH HIS)
Descripción : Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, Programa de Pós-Graduação em História, 2025.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em História
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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