http://repositorio.unb.br/handle/10482/52984| Arquivo | Tamanho | Formato | |
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| MariliaPossidoneCesar_DISSERT.pdf | 8,33 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
| Título: | O criar sensível : o ensino-aprendizagem de processo criativo sinestésico para o design de moda |
| Autor(es): | César, Marília Possidone |
| Orientador(es): | Abreu, Breno Tenório Ramalho de |
| Assunto: | Criatividade Sinestesia Ensino e aprendizagem Ferramentas educacionais Design de moda |
| Data de publicação: | 29-out-2025 |
| Data de defesa: | 24-jul-2025 |
| Referência: | CÉSAR, Marília Possidone. O criar sensível: o ensino-aprendizagem de processo criativo sinestésico para o design de moda. 2025. 128 f., il. Dissertação (Mestrado em Design) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. |
| Resumo: | O presente estudo investiga como a sinestesia pode ser inserida no ensino de criatividade para designers de moda em formação, a fim de contribuir para suas referências pessoais a partir do desenvolvimento de uma ferramenta de ensino-aprendizagem de criatividade sinestésica para uso docente. Por meio de uma revisão bibliográfica, buscou-se compreender os conceitos de criatividade, suas características na contemporaneidade e como pode ser ensinada. Também foi abordado a relação entre a moda, o criativo, o ensino de criatividade e o conceito de sinestesia e suas manifestações no design. Esta pesquisa possui a abordagem metodológica teórico-prática, que a partir de um levantamento bibliográfico, propõe uma ferramenta de ensino-aprendizagem explorando os temas criatividade, ensino e design de moda. Com base nessa fundamentação teórica, foi proposta uma ferramenta de ensino-aprendizagem que utiliza a sinestesia para estimular a criatividade, que foi aplicada em uma disciplina optativa no curso de Design da Universidade de Brasília. Os resultados foram analisados a partir das avaliações realizadas em sala de aula por meio do protocolo de observação participante, relacionando as características de um criativo por Barron (1969) e os comportamentos de um docente por Normawati e Kurniawati (2023). Conclui-se que a inserção da sinestesia no processo criativo pode promover inspiração genuína e o desenvolvimento da individualidade dos designers, em um contexto marcado pela cópia e falta de incentivo a criação em meio a um sistema capitalista. |
| Abstract: | The present study investigates how synesthesia can be incorporated into creativity teaching for fashion design students in training, aiming to contribute to their personal references through the development of a synesthetic creativity teaching- learning tool for educational use. Through a literature review, the study sought to understand the concepts of creativity, its characteristics in contemporary times, and how it can be taught. The relationship between fashion, the creative individual, creativity teaching, and the concept of synesthesia and its manifestations in design was also addressed. This research follows a theoretical-practical methodological approach, which, based on a bibliographic survey, proposes a teachinglearning tool exploring the themes of creativity, teaching, and fashion design. Based on this theoretical foundation, a teaching-learning tool using synesthesia to stimulate creativity was proposed and applied in an elective course in the Design program at the University of Brasília.The results were analyzed based on evaluations conducted in the classroom through a participant observation protocol, relating the characteristics of a creative individual according to Barron (1969) and the behaviors of a teacher according to Normawati and Kurniawati (2023). It is concluded that the incorporation of synesthesia in the creative process can promote genuine inspiration and the development of designers' individuality, in a context marked by copying and a lack of encouragement for creation within a capitalist system. |
| Unidade Acadêmica: | Instituto de Artes (IdA) Departamento de Design (IdA DIN) |
| Informações adicionais: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, Programa de Pós-Graduação em Design, 2025. |
| Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Design |
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| Agência financiadora: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). |
| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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