| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma | 
|---|
| dc.contributor.advisor | Abreu, Breno Tenório Ramalho de | pt_BR | 
| dc.contributor.author | César, Marília Possidone | pt_BR | 
| dc.date.accessioned | 2025-10-29T20:43:25Z | - | 
| dc.date.available | 2025-10-29T20:43:25Z | - | 
| dc.date.issued | 2025-10-29 | - | 
| dc.date.submitted | 2025-07-24 | - | 
| dc.identifier.citation | CÉSAR, Marília Possidone. O criar sensível: o ensino-aprendizagem de processo criativo sinestésico para o design de moda. 2025. 128 f., il. Dissertação (Mestrado em Design) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR | 
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52984 | - | 
| dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, Programa de Pós-Graduação em Design, 2025. | pt_BR | 
| dc.description.abstract | O presente estudo investiga como a sinestesia pode ser inserida no ensino de criatividade
para designers de moda em formação, a fim de contribuir para suas referências pessoais a
partir do desenvolvimento de uma ferramenta de ensino-aprendizagem de criatividade
sinestésica para uso docente. Por meio de uma revisão bibliográfica, buscou-se compreender
os conceitos de criatividade, suas características na contemporaneidade e como pode ser
ensinada. Também foi abordado a relação entre a moda, o criativo, o ensino de criatividade
e o conceito de sinestesia e suas manifestações no design. Esta pesquisa possui a
abordagem metodológica teórico-prática, que a partir de um levantamento bibliográfico,
propõe uma ferramenta de ensino-aprendizagem explorando os temas criatividade, ensino e
design de moda. Com base nessa fundamentação teórica, foi proposta uma ferramenta de
ensino-aprendizagem que utiliza a sinestesia para estimular a criatividade, que foi aplicada
em uma disciplina optativa no curso de Design da Universidade de Brasília. Os resultados
foram analisados a partir das avaliações realizadas em sala de aula por meio do protocolo de
observação participante, relacionando as características de um criativo por Barron (1969) e
os comportamentos de um docente por Normawati e Kurniawati (2023). Conclui-se que a
inserção da sinestesia no processo criativo pode promover inspiração genuína e o
desenvolvimento da individualidade dos designers, em um contexto marcado pela cópia e
falta de incentivo a criação em meio a um sistema capitalista. | pt_BR | 
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR | 
| dc.language.iso | por | pt_BR | 
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR | 
| dc.title | O criar sensível : o ensino-aprendizagem de processo criativo sinestésico para o design de moda | pt_BR | 
| dc.type | Dissertação | pt_BR | 
| dc.subject.keyword | Criatividade | pt_BR | 
| dc.subject.keyword | Sinestesia | pt_BR | 
| dc.subject.keyword | Ensino e aprendizagem | pt_BR | 
| dc.subject.keyword | Ferramentas educacionais | pt_BR | 
| dc.subject.keyword | Design de moda | pt_BR | 
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR | 
| dc.description.abstract1 | The present study investigates how synesthesia can be incorporated into creativity teaching
for fashion design students in training, aiming to contribute to their personal references
through the development of a synesthetic creativity teaching- learning tool for educational use.
Through a literature review, the study sought to understand the concepts of creativity, its
characteristics in contemporary times, and how it can be taught. The relationship between
fashion, the creative individual, creativity teaching, and the concept of synesthesia and its
manifestations in design was also addressed. This research follows a theoretical-practical
methodological approach, which, based on a bibliographic survey, proposes a teachinglearning tool exploring the themes of creativity, teaching, and fashion design. Based on this
theoretical foundation, a teaching-learning tool using synesthesia to stimulate creativity was
proposed and applied in an elective course in the Design program at the University of
Brasília.The results were analyzed based on evaluations conducted in the classroom through
a participant observation protocol, relating the characteristics of a creative individual according
to Barron (1969) and the behaviors of a teacher according to Normawati and Kurniawati
(2023). It is concluded that the incorporation of synesthesia in the creative process can
promote genuine inspiration and the development of designers' individuality, in a context
marked by copying and a lack of encouragement for creation within a capitalist system. | pt_BR | 
| dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR | 
| dc.description.unidade | Departamento de Design (IdA DIN) | pt_BR | 
| dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Design | pt_BR | 
| Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado 
 |