Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/52984
Ficheros en este ítem:
Fichero Tamaño Formato  
MariliaPossidoneCesar_DISSERT.pdf8,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorAbreu, Breno Tenório Ramalho dept_BR
dc.contributor.authorCésar, Marília Possidonept_BR
dc.date.accessioned2025-10-29T20:43:25Z-
dc.date.available2025-10-29T20:43:25Z-
dc.date.issued2025-10-29-
dc.date.submitted2025-07-24-
dc.identifier.citationCÉSAR, Marília Possidone. O criar sensível: o ensino-aprendizagem de processo criativo sinestésico para o design de moda. 2025. 128 f., il. Dissertação (Mestrado em Design) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/52984-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, Programa de Pós-Graduação em Design, 2025.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo investiga como a sinestesia pode ser inserida no ensino de criatividade para designers de moda em formação, a fim de contribuir para suas referências pessoais a partir do desenvolvimento de uma ferramenta de ensino-aprendizagem de criatividade sinestésica para uso docente. Por meio de uma revisão bibliográfica, buscou-se compreender os conceitos de criatividade, suas características na contemporaneidade e como pode ser ensinada. Também foi abordado a relação entre a moda, o criativo, o ensino de criatividade e o conceito de sinestesia e suas manifestações no design. Esta pesquisa possui a abordagem metodológica teórico-prática, que a partir de um levantamento bibliográfico, propõe uma ferramenta de ensino-aprendizagem explorando os temas criatividade, ensino e design de moda. Com base nessa fundamentação teórica, foi proposta uma ferramenta de ensino-aprendizagem que utiliza a sinestesia para estimular a criatividade, que foi aplicada em uma disciplina optativa no curso de Design da Universidade de Brasília. Os resultados foram analisados a partir das avaliações realizadas em sala de aula por meio do protocolo de observação participante, relacionando as características de um criativo por Barron (1969) e os comportamentos de um docente por Normawati e Kurniawati (2023). Conclui-se que a inserção da sinestesia no processo criativo pode promover inspiração genuína e o desenvolvimento da individualidade dos designers, em um contexto marcado pela cópia e falta de incentivo a criação em meio a um sistema capitalista.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO criar sensível : o ensino-aprendizagem de processo criativo sinestésico para o design de modapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordCriatividadept_BR
dc.subject.keywordSinestesiapt_BR
dc.subject.keywordEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subject.keywordFerramentas educacionaispt_BR
dc.subject.keywordDesign de modapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The present study investigates how synesthesia can be incorporated into creativity teaching for fashion design students in training, aiming to contribute to their personal references through the development of a synesthetic creativity teaching- learning tool for educational use. Through a literature review, the study sought to understand the concepts of creativity, its characteristics in contemporary times, and how it can be taught. The relationship between fashion, the creative individual, creativity teaching, and the concept of synesthesia and its manifestations in design was also addressed. This research follows a theoretical-practical methodological approach, which, based on a bibliographic survey, proposes a teachinglearning tool exploring the themes of creativity, teaching, and fashion design. Based on this theoretical foundation, a teaching-learning tool using synesthesia to stimulate creativity was proposed and applied in an elective course in the Design program at the University of Brasília.The results were analyzed based on evaluations conducted in the classroom through a participant observation protocol, relating the characteristics of a creative individual according to Barron (1969) and the behaviors of a teacher according to Normawati and Kurniawati (2023). It is concluded that the incorporation of synesthesia in the creative process can promote genuine inspiration and the development of designers' individuality, in a context marked by copying and a lack of encouragement for creation within a capitalist system.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Design (IdA DIN)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Designpt_BR
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro sencillo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/52984/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.