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Título: Gestão de ativo de propriedade intelectual da administração pública : o caso da marca da Universidade de Brasília
Outros títulos: Management of public administration intellectual property assets : the case of the brand of University of Brasília (UnB)
Autor(es): Almeida, Virginia Maria Soares de
Orientador(es): Cruz, Tânia Cristina da Silva
Assunto: Marca registrada
Propriedade intelectual
Universidade de Brasília
Data de publicação: 29-Out-2025
Referência: ALMEIDA, Virginia Maria Soares de. Gestão de ativo de propriedade intelectual da administração pública: o caso da marca da Universidade de Brasília. 2024. 98 f., il. Dissertação (Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Este trabalho versa sobre a gestão de marca da administração pública como ativo de propriedade intelectual. Para fins de exemplificação, o recorte deste estudo é o caso da Marca da UnB, fundação autárquica da administração pública indireta. A presente dissertação de mestrado busca subsidiar o Núcleo de Propriedade Intelectual da UnB (Nupitec) e a Administração Superior da Universidade com informações acerca do contexto do processo de gerenciamento comercial da marca de Instituição de Ensino Superior, propondo um modelo sustentável e inovador para o gerenciamento comercial do ativo de PI Marca UnB. As metodologias aplicadas nesta pesquisa são de caráter exploratório e análise de estudo de caso. Para coleta dos dados, foram realizadas entrevistas, levantamentos bibliográficos e análise de iniciativas de outras Instituições Públicas de Ensino Superior. Como resultado, será elaborado um guia de boas práticas de gestão de marcas da administração pública a fim de fomentar a implantação de uma política de gestão de propriedade intelectual de ativos intangíveis governamentais. A prática inovadora dentro das instituições públicas tem como objetivo viabilizar o monitoramento, a produção e possível comercialização de itens institucionais da Marca UnB com o devido respaldo legal.
Abstract: This work deals with public administration brand management as an intellectual property asset. For the purposes of illustration, the focus of this study is the case of Marca da UnB, an autonomous foundation of indirect public administration. This master's thesis seeks to support the UnB Intellectual Property Center (Nupitec) and the University's Higher Administration with information about the context of the commercial management process of the Higher Education Institution brand, proposing a sustainable and innovative model for management commercial use of the IP asset Marca UnB. The methodologies applied in this research are exploratory in nature and case study analysis. To collect data, interviews, bibliographical surveys and analysis of initiatives from other Public Higher Education Institutions were carried out. As a result, a guide on good practices for public administration brand management will be developed in order to encourage the implementation of an intellectual property management policy for government intangible assets. The innovative practice within public institutions aims to enable the monitoring, production and possible commercialization of institutional items under the UnB Brand with due legal support.
Unidade Acadêmica: Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Rede Nacional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, Universidade de Brasília, Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, 2024.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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