| Campo DC | Valor | Idioma |
| dc.contributor.advisor | Conceição, Maria Hosana | pt_BR |
| dc.contributor.author | Carvalho, Ig Uractan Freitas | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-10-28T21:17:48Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-28T21:17:48Z | - |
| dc.date.issued | 2025-10-28 | - |
| dc.date.submitted | 2025-03-27 | - |
| dc.identifier.citation | CARVALHO, Ig Uractan Freitas. Como inovar no processo de produção, aquisição e distribuição de conteúdo audiovisual em TV universitária? Estudo de caso da UnBTV. 2025. 102 f., il. Dissertação (Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação) - Diretoria Do Centro De Apoio Ao Desenvolvimento Tecnológico, Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52952 | - |
| dc.description | Dissertação (mestrado) — Rede Nacional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, Universidade de Brasília, Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, 2025. | pt_BR |
| dc.description.abstract | Na última década, a propriedade intelectual (PI) tem recebido grande atenção dos
gestores, de universidades públicas e privadas, na administração de obras
audiovisuais. Essa busca por inovação tecnológica visa, principalmente, garantir a
proteção legal dos conteúdos e o uso ético dessas produções. Este estudo analisou
como a UnBTV inova em seus processos de produção, aquisição e distribuição de
conteúdos audiovisuais no contexto da convergência midiática, propondo-se a ser
uma referência para outras TVs Universitárias Públicas. A metodologia foi
desenvolvida em três etapas: (1) revisão bibliográfica sobre inovação, transferência
de tecnologia e propriedade intelectual; (2) pesquisa exploratória nas bases Web of
Science e Portal de Periódicos da CAPES para identificar tendências inovadoras; e
(3) estudo de caso da UnBTV, com análise de documentos internos, relatórios e
conteúdos multiplataforma (TV a cabo, internet, aplicativo e redes sociais). Os
resultados evidenciaram que a UnBTV adotou práticas inovadoras, integrando
diversas plataformas de distribuição e promovendo a cultura de inovação na
universidade. Foram identificadas produções audiovisuais que abordam temas como
propriedade intelectual e transferência de tecnologia, reforçando o papel da
emissora como difusora de conhecimento. Conclui-se que a adaptação às novas
demandas tecnológicas e a gestão adequada dos direitos autorais são essenciais
para a sustentabilidade das TVs Universitárias. A experiência da UnBTV serve como
modelo para outras emissoras, destacando a importância de políticas públicas e
investimentos que fortaleçam esse segmento como agente de inovação e
comunicação pública. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | Como inovar no processo de produção, aquisição e distribuição de conteúdo audiovisual em TV universitária? : estudo de caso da UnBTV | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Inovação | pt_BR |
| dc.subject.keyword | TV Universitária | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Televisão pública | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Audiovisual | pt_BR |
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
| dc.description.abstract1 | Over the past decade, intellectual property (IP) has received significant attention
from managers at public and private universities in the administration of audiovisual
works. This pursuit of technological innovation primarily aims to ensure the legal
protection of content and the ethical use of these productions. This study analyzed
how UnBTV innovates in its processes of production, acquisition, and distribution of
audiovisual content within the context of media convergence, aiming to serve as a
reference for other Public University TVs. The methodology was developed in three
stages: (1) a literature review on innovation, technology transfer, and intellectual
property; (2) exploratory research in the Web of Science and CAPES Journal Portal
databases to identify innovative trends; and (3) a case study of UnBTV, including an
analysis of internal documents, reports, and multiplatform content (cable TV, internet,
app, and social media). The results showed that UnBTV adopted innovative
practices, integrating various distribution platforms and promoting a culture of
innovation within the university. Audiovisual productions addressing topics such as
intellectual property and technology transfer were identified, reinforcing the
broadcaster’s role as a disseminator of knowledge. It is concluded that adapting to
new technological demands and properly managing copyright are essential for the
sustainability of University TVs. UnBTV’s experience serves as a model for other
broadcasters, highlighting the importance of public policies and investments that
strengthen this sector as an agent of innovation and public communication. | pt_BR |
| dc.description.unidade | Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT) | pt_BR |
| dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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