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Título : Análise da associação entre as variáveis da alfabetização financeira e as sociodemográficas, relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na população do Distrito Federal
Autor : Rodrigues, Nicole Silva Bicalho
Orientador(es):: Botelho, Ducineli Regis
Assunto:: Alfabetização financeira
Environmental, Social and Governance (ESG)
Desenvolvimento sustentável
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Distrito Federal (Brasil)
Fecha de publicación : 28-oct-2025
Citación : RODRIGUES, Nicole Silva Bicalho. Análise da associação entre as variáveis da alfabetização financeira e as sociodemográficas, relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na população do Distrito Federal. 2025. 94 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumen : A alfabetização financeira é um conceito multifacetado, que abrange, além do conhecimento financeiro, a atitude e o comportamento financeiros. Trata-se de um elemento essencial para o desenvolvimento econômico-financeiro, sendo indispensável para indivíduos inseridos em mercados financeiros, sejam eles simples ou complexos. Por sua abrangência, a alfabetização financeira impacta não apenas os indivíduos, a economia e a sociedade, mas também o desenvolvimento sustentável. Nesse contexto, a alfabetização financeira está relacionada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo analisar se as variáveis sociodemográficas associadas aos ODS da ONU ainda são fatores determinantes para as disparidades nos níveis de alfabetização financeira da população do Distrito Federal. Para isso, foram selecionadas variáveis sociodemográficas diretamente relacionadas à formulação dos ODS 1, 4, 5, 8 e 10. Para avaliar a associação entre as variáveis sociodemográficas relacionadas à formulação dos ODS e a alfabetização financeira, utilizou-se o teste estatístico Qui-Quadrado, considerando os níveis de alfabetização financeira (baixo, intermediário e alto) como variável dependente e as variáveis sociodemográficas como independentes. Os resultados demonstraram que, as mesmas variáveis sociodemográficas utilizadas para a formulação dos ODS, em 2015, ainda, influenciam a disparidade entre os níveis de alfabetização financeira da população do Distrito Federal. No que se refere ao ODS 1 (Erradicação da Pobreza), indivíduos com renda mais alta apresentaram níveis mais elevados de alfabetização financeira. Em relação ao ODS 4 (Educação de Qualidade), verificou-se que níveis mais altos de escolaridade estão associados a maior alfabetização financeira, especialmente entre aqueles com mestrado e doutorado. Quanto ao ODS 5 (Igualdade de Gênero), os resultados indicaram que homens cisgênero possuem maior alfabetização financeira em comparação aos demais respondentes. No ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), constatou-se que indivíduos que exercem atividade laboral demonstraram maior alfabetização financeira, sendo que o tipo de atividade desempenhada também influenciou esse nível. Por fim, no ODS 10 (Redução de Desigualdades), observou-se que fatores como raças, etnias e localização geográfica apresentaram associações significativas com o nível de alfabetização financeira dos indivíduos do Distrito Federal. Esses achados contribuem ao demonstrar que as desigualdades sociodemográficas que motivaram a formulação dos ODS da ONU em 2015 continuam influenciando, significativamente, os níveis de alfabetização financeira no DF. Dessa forma, o estudo reforça a necessidade de políticas públicas mais eficazes e direcionadas, que considerem esses determinantes sociodemográficos para promover a educação de qualidade, a redução de desigualdades, o trabalho decente e o crescimento econômico.
Abstract: Financial literacy is a multifaceted concept that encompasses, in addition to financial knowledge, financial attitudes and behavior. It is an essential element for economic and financial development, and is indispensable for individuals involved in financial markets, whether simple or complex. Due to its scope, financial literacy impacts not only individuals, the economy, and society, but also sustainable development. In this context, financial literacy is related to the Sustainable Development Goals (SDGs) established by the United Nations (UN). Thus, this study aims to analyze whether the sociodemographic variables associated with the UN Sustainable Development Goals (SDGs) are still determining factors for the disparities in the levels of financial literacy of the population of the Federal District. To this end, sociodemographic variables directly related to the formulation of SDGs were selected as determinants of SDGs 1, 4, 5, 8, and 10, based on their cause-and-effect relationships in the formulation of these goals. To assess the association between the sociodemographic variables related to the formulation of this cause-and-effect relationship between the SDGs and financial literacy, the Chi-Square statistical test was used, considering the levels of financial literacy (low, intermediate and high) as the dependent variable and the sociodemographic variables as independent. The results demonstrated that the same sociodemographic variables used to formulate the SDGs in 2015 still influence the disparity between the levels of financial literacy of the population of the Federal District. Regarding SDG 1 (No Poverty), individuals with work activity and higher income had higher levels of financial literacy. Regarding SDG 4 (Quality Education), it was found that higher levels of education are associated with greater financial literacy, especially among those with master's and doctorate degrees. On the other hand, individuals with less education have lower levels. Regarding SDG 5 (Gender Equality), the results indicated that cisgender men have greater financial literacy compared to other respondents. In SDG 8 (Decent Work and Economic Growth), it was found that individuals who work and are employed demonstrated greater financial literacy, and the type of activity performed also influenced this level. Finally, in SDG 10 (Reduced Inequalities), it was observed that factors such as race, ethnicity, and geographic location presented significant associations with work, income, sex, and gender significantly impacted the level of financial literacy of individuals in the Federal District. These findings contribute to demonstrating that the sociodemographic inequalities that motivated the formulation of the UN SDGs in 2015 continue to significantly influence the levels of financial literacy in the DF. Thus, the study reinforces the need for more effective and targeted public policies that consider these sociodemographic determinants to promote quality education, decent work and economic growth and the reduction of inequalities.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA)
Descripción : Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, 2025.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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