http://repositorio.unb.br/handle/10482/52881| Arquivo | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|
| EdsonMendesDaSilva_TESE.pdf | 4,15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
| Título: | Encarceramento juvenil sob a égide da Educação : a seletividade punitiva da socioeducação |
| Autor(es): | Silva, Edson Mendes da |
| Orientador(es): | Fernandes, Maria Lídia Bueno |
| Assunto: | Juventude Socioeducação Encarceramento Educação Direito |
| Data de publicação: | 23-out-2025 |
| Data de defesa: | 20-dez-2024 |
| Referência: | SILVA, Edson Mendes da. Encarceramento juvenil sob a égide da Educação: a seletividade punitiva da socioeducação. 2024. 328 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
| Resumo: | A presente tese aborda o atendimento socioeducativo brasileiro a partir do caso empírico do Distrito Federal. Para tanto, buscamos uma leitura institucional local, em rima com a compreensão histórica da institucionalização infanto-juvenil no Brasil, atrelado ao processo de exclusão derivado da colonização; partindo da evidência inescapável na qual a socioeducação se apresenta como política pública endereçada à juventude negra. Estruturalmente disposta na variável racial, observamos a readequação institucional no decorrer do século XX, perpetuando o controle em aproximações ao cárcere adulto. Assim, apesar dos notáveis avanços advindos do paradigma da proteção integral, concluímos que a proposta socioeducativa contemporânea segue afirmando o propósito excludente e punitivo da população negra, ecoando a gênese colonial da construção política e social do país; em um movimento em que a desigualdade e a luta de classes se reestabelecem no modal racial. Nessa direção, de acordo com o estudo de caso na Unidade de Internação de São Sebastião, numa análise documental e dos percursos de vida de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação, constatou-se a instrumentalização da violência direcionada aos jovens negros, conjugando raça, periferia e pobreza ao discurso que se apresenta como antagônico ao tráfico de drogas. Dessa feita, numa perspectiva que mira uma leitura baseada no caráter institucional desse atendimento, a partir das discussões sobre o ‘encadeamento punitivo’, entendemos a interação e o revezamento do protagonismo das instituições que compõem tais trajetórias punitivas. De maneira que tais políticas seguem fiéis ao perfil aludido, ao largo da juventude branca, residente dos bairros de classe média e alta. Igualmente, esta pesquisa verificou a medida socioeducativa de internação esvaziada de propósito e intencionalidade educativa, sobressaindo sua face neutralizadora e disciplinar, motivo pelo qual se impõe analisá-la a partir do que tem afirmado, sob outras epistemologias, admitindo o espírito colonial que sustenta a racialização do cárcere brasileiro. Certos de que, embora a socioeducação esteja entrincheirada na garantia de direitos, o debate deve atravessar as contradições dessas políticas cuja prática isenta a branquitude, afirmando o controle do corpo negro, a fim de que, para além da sobrevivência ao cárcere, resistir possa significar tormenta ao pacto branco. |
| Abstract: | This thesis addresses the Brazilian socio-educational system through an empirical case study of the Federal District. To this end, we seek a local institutional analysis in conjunction with a historical understanding of the institutionalization of children and youth in Brazil, linked to the exclusionary process derived from colonization. We start from the inescapable evidence that socio-education emerges as a public policy primarily directed at Black youth. Structurally rooted in racial variables, we observe how institutional adjustments throughout the 20th century have perpetuated mechanisms of control, increasingly resembling the adult prison system. Thus, despite notable advances brought by the paradigm of integral protection, we conclude that contemporary socio-educational policies continue to reinforce the exclusionary and punitive approach toward the Black population, echoing the colonial origins of the country's political and social structure. This dynamic reestablishes inequality and class struggle through a racialized framework. In this context, a case study conducted at the São Sebastião Youth Detention Unit—through document analysis and the life trajectories of adolescents serving socio-educational confinement—revealed the instrumentalization of violence against Black youth. This process intertwines race, marginalization, and poverty with the discourse that positions itself as an antagonist to drug trafficking. From an institutional perspective and based on discussions about the ‘punitive chain,’ we analyze the interaction and alternation of institutional protagonism in these punitive trajectories. Such policies remain consistent in their exclusionary profile, largely sparing white youth from middle- and upper-class neighborhoods. Additionally, this research found that socio-educational confinement lacks genuine educational purpose and intentionality, instead emphasizing its neutralizing and disciplinary functions. Therefore, it becomes imperative to analyze this system through alternative epistemologies, recognizing the colonial legacy that sustains the racialization of the Brazilian carceral system. While socio-education is formally embedded in the framework of rights protection, this discussion must confront the contradictions of policies that, in practice, exempt whiteness from scrutiny while reinforcing control over Black bodies. Thus, beyond mere survival within the carceral system, resistance itself becomes a disruption to the white pact. |
| Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) |
| Informações adicionais: | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2024. |
| Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
| Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.