| Campo DC | Valor | Idioma | 
|---|
| dc.contributor.advisor | Fernandes, Maria Lídia Bueno | pt_BR | 
| dc.contributor.author | Silva, Edson Mendes da | pt_BR | 
| dc.date.accessioned | 2025-10-23T18:31:17Z | - | 
| dc.date.available | 2025-10-23T18:31:17Z | - | 
| dc.date.issued | 2025-10-23 | - | 
| dc.date.submitted | 2024-12-20 | - | 
| dc.identifier.citation | SILVA, Edson Mendes da. Encarceramento juvenil sob a égide da Educação: a seletividade punitiva da socioeducação. 2024. 328 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR | 
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52881 | - | 
| dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2024. | pt_BR | 
| dc.description.abstract | A presente tese aborda o atendimento socioeducativo brasileiro a partir do caso
empírico do Distrito Federal. Para tanto, buscamos uma leitura institucional local, em
rima com a compreensão histórica da institucionalização infanto-juvenil no Brasil,
atrelado ao processo de exclusão derivado da colonização; partindo da evidência
inescapável na qual a socioeducação se apresenta como política pública endereçada
à juventude negra. Estruturalmente disposta na variável racial, observamos a
readequação institucional no decorrer do século XX, perpetuando o controle em
aproximações ao cárcere adulto. Assim, apesar dos notáveis avanços advindos do
paradigma da proteção integral, concluímos que a proposta socioeducativa
contemporânea segue afirmando o propósito excludente e punitivo da população
negra, ecoando a gênese colonial da construção política e social do país; em um
movimento em que a desigualdade e a luta de classes se reestabelecem no modal
racial. Nessa direção, de acordo com o estudo de caso na Unidade de Internação de
São Sebastião, numa análise documental e dos percursos de vida de adolescentes
em cumprimento de medida socioeducativa de internação, constatou-se a
instrumentalização da violência direcionada aos jovens negros, conjugando raça,
periferia e pobreza ao discurso que se apresenta como antagônico ao tráfico de
drogas. Dessa feita, numa perspectiva que mira uma leitura baseada no caráter
institucional desse atendimento, a partir das discussões sobre o ‘encadeamento
punitivo’, entendemos a interação e o revezamento do protagonismo das instituições
que compõem tais trajetórias punitivas. De maneira que tais políticas seguem fiéis ao
perfil aludido, ao largo da juventude branca, residente dos bairros de classe média e
alta. Igualmente, esta pesquisa verificou a medida socioeducativa de internação
esvaziada de propósito e intencionalidade educativa, sobressaindo sua face
neutralizadora e disciplinar, motivo pelo qual se impõe analisá-la a partir do que tem
afirmado, sob outras epistemologias, admitindo o espírito colonial que sustenta a
racialização do cárcere brasileiro. Certos de que, embora a socioeducação esteja
entrincheirada na garantia de direitos, o debate deve atravessar as contradições
dessas políticas cuja prática isenta a branquitude, afirmando o controle do corpo
negro, a fim de que, para além da sobrevivência ao cárcere, resistir possa significar
tormenta ao pacto branco. | pt_BR | 
| dc.language.iso | por | pt_BR | 
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR | 
| dc.title | Encarceramento juvenil sob a égide da Educação : a seletividade punitiva da socioeducação | pt_BR | 
| dc.type | Tese | pt_BR | 
| dc.subject.keyword | Juventude | pt_BR | 
| dc.subject.keyword | Socioeducação | pt_BR | 
| dc.subject.keyword | Encarceramento | pt_BR | 
| dc.subject.keyword | Educação | pt_BR | 
| dc.subject.keyword | Direito | pt_BR | 
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR | 
| dc.description.abstract1 | This thesis addresses the Brazilian socio-educational system through an empirical
case study of the Federal District. To this end, we seek a local institutional analysis in
conjunction with a historical understanding of the institutionalization of children and
youth in Brazil, linked to the exclusionary process derived from colonization. We start
from the inescapable evidence that socio-education emerges as a public policy
primarily directed at Black youth. Structurally rooted in racial variables, we observe
how institutional adjustments throughout the 20th century have perpetuated
mechanisms of control, increasingly resembling the adult prison system. Thus, despite
notable advances brought by the paradigm of integral protection, we conclude that
contemporary socio-educational policies continue to reinforce the exclusionary and
punitive approach toward the Black population, echoing the colonial origins of the
country's political and social structure. This dynamic reestablishes inequality and class
struggle through a racialized framework. In this context, a case study conducted at the
São Sebastião Youth Detention Unit—through document analysis and the life
trajectories of adolescents serving socio-educational confinement—revealed the
instrumentalization of violence against Black youth. This process intertwines race,
marginalization, and poverty with the discourse that positions itself as an antagonist to
drug trafficking. From an institutional perspective and based on discussions about the
‘punitive chain,’ we analyze the interaction and alternation of institutional protagonism
in these punitive trajectories. Such policies remain consistent in their exclusionary
profile, largely sparing white youth from middle- and upper-class neighborhoods.
Additionally, this research found that socio-educational confinement lacks genuine
educational purpose and intentionality, instead emphasizing its neutralizing and
disciplinary functions. Therefore, it becomes imperative to analyze this system through
alternative epistemologies, recognizing the colonial legacy that sustains the
racialization of the Brazilian carceral system. While socio-education is formally
embedded in the framework of rights protection, this discussion must confront the
contradictions of policies that, in practice, exempt whiteness from scrutiny while
reinforcing control over Black bodies. Thus, beyond mere survival within the carceral
system, resistance itself becomes a disruption to the white pact. | pt_BR | 
| dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR | 
| dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR | 
| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado 
 |