| Campo DC | Valor | Idioma |
| dc.contributor.advisor | Almeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de | pt_BR |
| dc.contributor.author | Lara, Caren Castelar Queiroz | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-10-23T18:31:14Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-23T18:31:14Z | - |
| dc.date.issued | 2025-10-23 | - |
| dc.date.submitted | 2025-08-29 | - |
| dc.identifier.citation | LARA, Caren Castelar Queiroz. O ato educativo no contexto hospitalar: as percepções do profissional de saúde. 2025. 200 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52875 | - |
| dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2025. | pt_BR |
| dc.description.abstract | Esta pesquisa qualitativa investigou, à luz do arcabouço teórico da psicanálise sobre as ideias
freudianas a respeito do tratamento psicanalítico gratuito e do histórico de construção do
Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil, que partem do princípio de defesa da saúde e da
educação como direito público fundamental, assim como a garantia de que as pessoas tenham
acesso ao tratamento humanizado. Sendo assim, este estudo explorou as convergências e
divergências entre essas visões, com ênfase no que significa, para o acesso à educação nas
unidades pediátricas do Distrito Federal, compreendendo como as concepções de Freud se
relacionam com as políticas contemporâneas que visam promover o bem-estar da população e
o desenvolvimento dos sistemas de saúde e de educação mais inclusivos e acessíveis. A
investigação centrou-se no objetivo geral de compreender as nas percepções de profissionais
da saúde acerca do ato educativo e de suas (im)possíveis contribuições no contexto hospitalar.
O estudo ocorreu no período entre 01 de outubro de 2024 a 19 de dezembro de 2024. Para
tanto, o estudo foi pontuado na abordagem qualitativa, utilizados como procedimentos
metodológicos entrevistas semiestruturadas, análise documental e observações participantes,
com registros em diário de campo. A população participante foi identificada por conveniência,
participaram os profissionais de saúde que atuam no referido hospital. A análise dos dados foi
realizada integrando os achados empíricos ao arcabouço teórico adotado, a observação
participante com registro no diário de campo, a análise documental e a entrevista
semiestruturada, culminando na identificação de três eixos temáticos: Educação Hospitalar
como Direito Público, O Sujeito Escolar Hospitalizado e O Modelo Biomédico em Saúde. Esses
eixos permitiram elucidar possíveis repercussões e significantes do ato educativo no ambiente
hospitalar. A análise foi orientada pelo percurso metodológico de Bardin e o referencial
psicanalítico no campo da educação. Articulou-se a teoria e os dados para compreender como
a presença do Programa Classe Hospitalar ressignifica a experiência do adoecimento infantil,
reafirmando a identidade da criança como estudante e subvertendo a lógica passiva atribuída
ao significante “paciente”. Participaram oito profissionais, com idade entre 40 e 53 anos, com
mais de três anos de experiência. Com relação aos eixos temáticos: o primeiro, Educação
Hospitalar como Direito Público, abordou os aspectos relacionados ao reconhecimento da
educação como um direito fundamental e refletiu sobre os desafios enfrentados atualmente para
oferta do Programa Classe Hospitalar no Distrito Federal; segundo, o Sujeito Escolar
Hospitalizado, conectou as ideias relacionadas a escola e à criança hospitalizada, destacou
como o trabalho pedagógico realizado pelo Programa Classe Hospitalar não apenas promove o
avanço na aprendizagem, mas também proporciona à criança uma experiência escolar inserida
no contexto do adoecimento e o reconhecimento pela equipe de saúde das questões subjetivas
que envolvem a internação com crianças; último eixo, identificou o Modelo Biomédico em
Saúde a predominância do discurso racional na área da saúde influencia as dificuldades
enfrentadas na implementação e no desenvolvimento das atividades escolares no ambiente
hospitalar. Conclui-se que o referido programa não apenas assegura o direito à educação no
hospital, mas também preserva dimensões subjetivas essenciais, impactando as práticas das
equipes de saúde e promovendo uma abordagem pediátrica mais integral e humanizada,
sensível às necessidades da criança hospitalizada. Reforça-se que a partir das reflexões
apresentadas, espera-se potencializar o debate sobre o programa classe hospitalar, evidenciando
a importância de ultrapassar perspectivas unilaterais e abrir espaço para olhares
interdisciplinares nos campos da saúde e da educação, possibilitando maior interlocução entre
essas áreas, vislumbrando possíveis ações conjuntas que contribuam para o aprimoramento,
expansão e fortalecimento do Programa Classe Hospitalar. Evidenciou-se também que a
presença do Programa Classe Hospitalar no ambiente hospitalar não apenas favoreceu a
continuidade do processo educacional das crianças internadas, mas também provocou
deslocamentos significativos na forma como a equipe de saúde se relaciona com a criança
hospitalizada. A inserção de práticas pedagógicas no espaço hospitalar atuou como elemento
catalisador de reflexões e questionamentos sobre os limites do modelo biomédico tradicional,
historicamente dominante nesse contexto. | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | O ato educativo no contexto hospitalar: as percepções do profissional de saúde | pt_BR |
| dc.type | Tese | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Classe hospitalar | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Psicanálise | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Crianças hospitalizadas | pt_BR |
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
| dc.description.abstract1 | This qualitative research investigated, in light of the psychoanalytic theoretical framework on
Freudian ideas regarding free psychoanalytic treatment and the historical development of the
Unified Health System (SUS) in Brazil—which are grounded in the principle of defending
health and education as fundamental public rights, as well as ensuring that people have access
to humanized treatment. Accordingly, this study explored the convergences and divergences
between these perspectives, with emphasis on their implications for access to education in
pediatric units of the Federal District. It examined how Freud’s conceptions relate to
contemporary policies aimed at promoting population well-being and the development of more
inclusive and accessible health and education systems.The investigation was guided by the
general objective of understanding health professionals’ perceptions of the educational act and
its (im)possible contributions in the hospital context. The study took place between October 1,
2024, and December 19, 2024. A qualitative approach was employed, using semi-structured
interviews, document analysis, and participant observation with field diary records as
methodological procedures. The participating population was identified by convenience
sampling and consisted of health professionals working in the hospital under study. Data
analysis was conducted by integrating empirical findings with the adopted theoretical
framework, participant observation with field diary records, document analysis, and semistructured interviews, culminating in the identification of three thematic axes: Hospital
Education as a Public Right, The Hospitalized School Subject, and The Biomedical Model in
Health. These axes elucidated possible repercussions and meanings of the educational act in the
hospital environment. The analysis was guided by Bardin’s methodological framework and the
psychoanalytic reference in the field of education. Theory and data were articulated to
understand how the presence of the Hospital Class Program re-signifies the experience of
childhood illness, reaffirming the child’s identity as a student and subverting the passive logic
historically attributed to the signifier “patient.” Eight professionals participated, aged between
40 and 53 years, each with more than three years of experience. Regarding the thematic axes:
the first, Hospital Education as a Public Right, addressed aspects related to the recognition of
education as a fundamental right and reflected on the current challenges of offering the Hospital
Class Program in the Federal District; the second, The Hospitalized School Subject, connected
ideas related to school and the hospitalized child, highlighting how the pedagogical work
carried out by the Hospital Class Program not only promotes learning progress but also provides
the child with a school experience within the context of illness, while also fostering recognition
by the health team of the subjective dimensions involved in children’s hospitalization; the last
axis, The Biomedical Model in Health, identified how the predominance of rational discourse
in health care influences the difficulties faced in implementing and developing educational
activities in the hospital environment. The study concludes that the program not only guarantees
the right to education in the hospital but also preserves essential subjective dimensions,
impacting health teams’ practices and fostering a more integral and humanized pediatric
approach, sensitive to the needs of hospitalized children. Based on these reflections, the study
seeks to strengthen the debate on the Hospital Class Program, highlighting the importance of
overcoming unilateral perspectives and opening space for interdisciplinary approaches in health
and education. Such approaches can enable greater dialogue between these fields and foster
joint actions that contribute to the improvement, expansion, and consolidation of the Hospital
Class Program. The findings also revealed that the presence of the Hospital Class Program in
the hospital environment not only facilitated the continuity of the educational process for
hospitalized children but also provoked significant shifts in the way the health team relates to
them. The inclusion of pedagogical practices in the hospital space functioned as a catalyst for
reflection and questioning about the limits of the traditional biomedical model, historically
dominant in this context. | pt_BR |
| dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
| dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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