| Campo DC | Valor | Idioma |
| dc.contributor.advisor | Klein, Stefan Fornos | pt_BR |
| dc.contributor.author | Carvalho, Thiago Macedo de | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-10-22T21:19:33Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-22T21:19:33Z | - |
| dc.date.issued | 2025-10-22 | - |
| dc.date.submitted | 2025-08-22 | - |
| dc.identifier.citation | CARVALHO, Thiago Macedo de. A formação de sujeitos no Novo Ensino Médio: um estudo crítico sobre o Projeto de Vida no PNLD 2021. 2025. 170 f., il. Dissertação (Mestrado em Sociologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52866 | - |
| dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, Programa de Pós-Graduação em Sociologia, 2025. | pt_BR |
| dc.description.abstract | A presente pesquisa investiga a formação almejada pelo Novo Ensino Médio (NEM), com
foco no componente curricular Projeto de Vida, com o objetivo de analisar de que modo a
racionalidade neoliberal se manifesta no modelo educacional vigente e busca conformar as/os
estudantes à sua lógica. Esse componente foi escolhido por representar duas dimensões
basilares da reforma: (a) como um dos pilares do NEM, evidente desde a Base Nacional
Comum Curricular (BNCC); e (b) como disciplina obrigatória no currículo. A hipótese
origina-se do conceito de unidimensionalidade formulado por Herbert Marcuse, para
ponderar se, e como, o Projeto de Vida atua na conformação ideológica dos sujeitos, ao
suprimir suas múltiplas dimensões e subordiná-las aos interesses do mercado, especialmente
por meio da razão instrumental conceituada por Max Horkheimer e Theodor W. Adorno. A
técnica de pesquisa adotada é a análise de conteúdo, tendo como corpus empírico os livros
didáticos do PNLD 2021. Para auxiliar no montante de dados, recorri ao RStudio que
possibilitou a plotagem de resultados mais panorâmicos acerca do campo semântico
mobilizado no conteúdo das obras. A dissertação também articula a unidimensionalidade
enquanto “nova razão do mundo”, conforme exposta por Christian Laval e Pierre Dardot em
suas críticas ao neoliberalismo, estabelecendo conexões entre a racionalidade da sociedade
industrial avançada e a lógica neoliberal contemporânea. O referencial teórico contempla,
ainda, as contribuições de Lélia Gonzalez e Sueli Carneiro, que tensionam as relações entre
educação, cidadania, trabalho, desigualdade e racialização no contexto brasileiro, sobretudo a
partir dos conceitos de dispositivo de racialidade, epistemicídio, da neurose cultural brasileira
e da crítica ao mito da democracia racial. A análise, em última instância, apresenta e
problematiza as três esferas formativas que estruturam o componente curricular, evidenciando
como léxicos historicamente associados à teoria social crítica são ressignificados de modo
instrumental, meritocrático e individualizante, esvaziando seus sentidos históricos, políticos e
sociais, ao mesmo tempo em que reforçam subjetividades alinhadas ao mercado e
negligenciam a reflexão acerca das desigualdades estruturais. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | A formação de sujeitos no Novo Ensino Médio : um estudo crítico sobre o Projeto de Vida no PNLD 2021 | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Novo Ensino Médio | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Projeto de vida | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Dispositivo da racialidade | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Unidimensionalidade | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Teoria crítica | pt_BR |
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
| dc.description.abstract1 | This research investigates the education sought by the New High School, focusing on the Life
Project curriculum component, with the aim of analyzing how neoliberal rationality manifests
itself in the current educational model and seeks to conform students to its logic. This
component was chosen for embodying two basic dimensions of this configuration: (a) as one
of the pillars of the New High School, present since the National Common Core Curriculum;
and (b) as a mandatory subject in the curriculum. The hypothesis stems from Herbert
Marcuse's concept of unidimensionality, which aims to consider whether and how the Life
Project influences the ideological formation of individuals by suppressing their multiple
dimensions and subordinating them to market interests, especially through the instrumental
reason conceptualized by Max Horkheimer and Theodor W. Adorno. The research technique
adopted is content analysis, using the 2021 PNLD textbooks as the empirical corpus. To assist
with the amount of data, used RStudio, which enabled the plotting of more panoramic results
regarding the semantic field mobilized in the works' content. The dissertation also articulates
unidimensionality as a "new world reason", as expounded by Christian Laval and Pierre
Dardot in their critiques of neoliberalism, establishing connections between the rationality of
advanced industrial society and contemporary neoliberal logic. The theoretical framework
also includes the contributions of Lélia Gonzalez and Sueli Carneiro, who examine the
relationships between education, citizenship, labor, inequality, and racialization in the
Brazilian context, particularly through the concepts of raciality dispositif, epistemicide,
Brazilian cultural neurosis, and critique of the myth of racial democracy. Ultimately, the
analysis presents and problematizes the three formative spheres that structure the curriculum,
highlighting how lexicons historically associated with critical social theory are resignified in
instrumental, meritocratic, and individualizing ways, emptying their historical, political, and
social meanings while reinforcing market-aligned subjectivities and neglecting reflection on
structural inequalities. | pt_BR |
| dc.description.unidade | Instituto de Ciências Sociais (ICS) | pt_BR |
| dc.description.unidade | Departamento de Sociologia (ICS SOL) | pt_BR |
| dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Sociologia | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|