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Título: Socialização organizacional : um estudo na Universidade de Brasília (UnB)
Autor(es): Feitosa, Bruna Emily Pontes
Orientador(es): Menezes, Elisabeth Aparecida Corrêa
Assunto: Socialização organizacional
Gestão de pessoas na administração pública
Universidade de Brasília
Universidades e faculdades públicas
Data de publicação: 21-out-2025
Referência: FEITOSA, Bruna Emily Pontes. Socialização organizacional: um estudo na Universidade de Brasília (UnB). 2025. 73 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Governança e Inovação em Políticas Públicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: A gestão de pessoas no serviço público enfrenta desafios contínuos para a garantia do engajamento e retenção de seus servidores, especialmente em instituições federais de ensino superior, como a Universidade de Brasília (UnB). Diante disso, a socialização organizacional se torna uma importante ferramenta para enfrentar essas demandas, considerando ser um processo pelo qual novos membros aprendem e internalizam valores, normas, comportamentos e conhecimentos necessários para se integrarem à cultura e se tornarem membros de uma organização. Nesse sentido, este estudo buscou identificar como os servidores da UnB percebem o processo de socialização organizacional. Para isso, utilizou-se a abordagem metodológica mista. O método quantitativo foi utilizado a partir da aplicação do Inventário de Socialização Organizacional (ISO) e o método qualitativo a partir da análise de conteúdo das respostas abertas à pergunta incluída no ISO e da pesquisa documental de ações já realizadas na instituição. A análise fatorial exploratória do questionário revelou três fatores: Relacionamentos Interpessoais, Integração à Organização e Experiência, Iniciativa e Alinhamento Estratégico, todos com consistência interna satisfatória. Os resultados indicaram que a participação em eventos de boas-vindas influencia positivamente os relacionamentos interpessoais. Além disso, foram observadas diferenças estatisticamente significativas na percepção entre servidores técnico-administrativos e docentes. A análise qualitativa das percepções dos servidores revelou um cenário misto: críticas predominantes sobre a falta de preparação do ambiente e superficialidade das ações, mas também elogios a iniciativas formais bem estruturadas e a importância de elementos relacionais no acolhimento. As sugestões dos participantes reforçaram a necessidade de ações contínuas e personalizadas para o êxito do processo de socialização. O trabalho resultou na proposição de uma Instrução Normativa para formalizar as ações de socialização e implementar um programa de tutoria para recémingressantes na UnB, com alto potencial de replicabilidade no serviço público.
Abstract: People management in the public sector faces ongoing challenges in ensuring the engagement and retention of civil servants, particularly within federal higher education institutions such as the University of Brasília (UnB). In this context, organizational socialization emerges as an important tool for addressing these demands, as it is the process through which new members learn and internalize the values, norms, behaviors, and knowledge necessary to integrate into the culture and become full members of an organization. This study aimed to identify how civil servants at UnB perceive the organizational socialization process. To achieve this, a mixedmethods approach was adopted: the quantitative component involved administering the Organizational Socialization Inventory (ISO), while the qualitative component included content analysis of open-ended responses to a question within the ISO, as well as a review of documents detailing actions previously undertaken at the institution. Exploratory factor analysis of the questionnaire revealed three factors: Interpersonal Relationships, Organizational Integration, and Experience, Initiative, and Strategic Alignment, all demonstrating satisfactory internal consistency. The findings indicated that participation in welcome events positively influences interpersonal relationships. Statistically significant differences in perception were also observed between technical-administrative staff and academic faculty. The qualitative analysis of the civil servants’ perceptions revealed a mixed picture: predominant criticisms about the lack of preparation of the environment and the superficiality of the actions, but also praise for well-structured formal initiatives and for the importance of relational elements in the reception process. Participant suggestions reinforced the need for continuous and tailored actions to support successful socialization. The study resulted in the proposal of an Administrative Instruction to formalize socialization practices and implement a mentoring program for new employees at UnB, with strong potential for replication across the public sector.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Governança e Inovação em Políticas Públicas, Universidade de Brasília, 2025.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Governança e Inovação em Políticas Públicas, Mestrado Profissional
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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