| Campo DC | Valor | Idioma |
| dc.contributor.advisor | Menezes, Elisabeth Aparecida Corrêa | pt_BR |
| dc.contributor.author | Feitosa, Bruna Emily Pontes | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-10-21T19:43:23Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-21T19:43:23Z | - |
| dc.date.issued | 2025-10-21 | - |
| dc.date.submitted | 2025-07-17 | - |
| dc.identifier.citation | FEITOSA, Bruna Emily Pontes. Socialização organizacional: um estudo na Universidade de Brasília (UnB). 2025. 73 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Governança e Inovação em Políticas Públicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52812 | - |
| dc.description | Dissertação (mestrado) — Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Governança e Inovação em Políticas Públicas, Universidade de Brasília, 2025. | pt_BR |
| dc.description.abstract | A gestão de pessoas no serviço público enfrenta desafios contínuos para a garantia do
engajamento e retenção de seus servidores, especialmente em instituições federais de ensino
superior, como a Universidade de Brasília (UnB). Diante disso, a socialização organizacional
se torna uma importante ferramenta para enfrentar essas demandas, considerando ser um
processo pelo qual novos membros aprendem e internalizam valores, normas, comportamentos
e conhecimentos necessários para se integrarem à cultura e se tornarem membros de uma
organização. Nesse sentido, este estudo buscou identificar como os servidores da UnB
percebem o processo de socialização organizacional. Para isso, utilizou-se a abordagem
metodológica mista. O método quantitativo foi utilizado a partir da aplicação do Inventário de
Socialização Organizacional (ISO) e o método qualitativo a partir da análise de conteúdo das
respostas abertas à pergunta incluída no ISO e da pesquisa documental de ações já realizadas
na instituição. A análise fatorial exploratória do questionário revelou três fatores:
Relacionamentos Interpessoais, Integração à Organização e Experiência, Iniciativa e
Alinhamento Estratégico, todos com consistência interna satisfatória. Os resultados indicaram
que a participação em eventos de boas-vindas influencia positivamente os relacionamentos
interpessoais. Além disso, foram observadas diferenças estatisticamente significativas na
percepção entre servidores técnico-administrativos e docentes. A análise qualitativa das
percepções dos servidores revelou um cenário misto: críticas predominantes sobre a falta de
preparação do ambiente e superficialidade das ações, mas também elogios a iniciativas formais
bem estruturadas e a importância de elementos relacionais no acolhimento. As sugestões dos
participantes reforçaram a necessidade de ações contínuas e personalizadas para o êxito do
processo de socialização. O trabalho resultou na proposição de uma Instrução Normativa para
formalizar as ações de socialização e implementar um programa de tutoria para recémingressantes na UnB, com alto potencial de replicabilidade no serviço público. | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | Socialização organizacional : um estudo na Universidade de Brasília (UnB) | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Socialização organizacional | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Gestão de pessoas na administração pública | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Universidade de Brasília | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Universidades e faculdades públicas | pt_BR |
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
| dc.description.abstract1 | People management in the public sector faces ongoing challenges in ensuring the engagement
and retention of civil servants, particularly within federal higher education institutions such as
the University of Brasília (UnB). In this context, organizational socialization emerges as an
important tool for addressing these demands, as it is the process through which new members
learn and internalize the values, norms, behaviors, and knowledge necessary to integrate into
the culture and become full members of an organization. This study aimed to identify how civil
servants at UnB perceive the organizational socialization process. To achieve this, a mixedmethods approach was adopted: the quantitative component involved administering the
Organizational Socialization Inventory (ISO), while the qualitative component included content
analysis of open-ended responses to a question within the ISO, as well as a review of documents
detailing actions previously undertaken at the institution. Exploratory factor analysis of the
questionnaire revealed three factors: Interpersonal Relationships, Organizational Integration,
and Experience, Initiative, and Strategic Alignment, all demonstrating satisfactory internal
consistency. The findings indicated that participation in welcome events positively influences
interpersonal relationships. Statistically significant differences in perception were also
observed between technical-administrative staff and academic faculty. The qualitative analysis
of the civil servants’ perceptions revealed a mixed picture: predominant criticisms about the
lack of preparation of the environment and the superficiality of the actions, but also praise for
well-structured formal initiatives and for the importance of relational elements in the reception
process. Participant suggestions reinforced the need for continuous and tailored actions to
support successful socialization. The study resulted in the proposal of an Administrative
Instruction to formalize socialization practices and implement a mentoring program for new
employees at UnB, with strong potential for replication across the public sector. | pt_BR |
| dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
| dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Governança e Inovação em Políticas Públicas, Mestrado Profissional | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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