| Campo DC | Valor | Idioma |
| dc.contributor.advisor | Nazaré, Sérgio Ricardo Miranda | pt_BR |
| dc.contributor.author | Lima, Andreia Costa | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-10-21T19:43:23Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-21T19:43:23Z | - |
| dc.date.issued | 2025-10-21 | - |
| dc.date.submitted | 2025-07-16 | - |
| dc.identifier.citation | LIMA, Andreia Costa. A implementação do programa de gestão e melhoria da qualidade na auditoria interna da Universidade de Brasília e sua contribuição para a aderência ao modelo de capacidade de auditoria interna para o setor público. 2025. 97 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Governança e Inovação em Políticas Públicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52811 | - |
| dc.description | Dissertação (mestrado) — Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Governança e Inovação em Políticas Públicas, Universidade de Brasília, 2025. | pt_BR |
| dc.description.abstract | Como parte da administração federal indireta, também sobreveio às Universidades Federais a
responsabilidade de inserirem em suas estruturas uma unidade de Auditoria Interna, consoante
disposto no art. 14 do Decreto nº 3.591/2000, com finalidade de fortalecer a gestão e os controles.
Com o intuito de promover a melhoria contínua das auditorias internas no setor público, o
Instituto Internacional de Auditores Internos (IIA) e o Banco Mundial firmaram uma parceria que
resultou na criação do Modelo de Capacidade de Auditoria Interna para o Setor Público (Internal
Audit Capability Model for the Public Sector – IA-CM). Esse framework, amplamente
reconhecido, estrutura-se em cinco níveis de maturidade, seis elementos-chave e 41
macroprocessos, denominados Key Process Areas (KPA). Complementarmente, a Instrução
Normativa nº 03, de 09 de junho de 2017, publicada pelo Ministério da Transparência e a
Controladoria-Geral da União (CGU) estabeleceu a obrigatoriedade da implementação do
Programa de Gestão de Melhoria da Qualidade (PGMQ) nas auditorias internas públicas, com o
objetivo de promover “uma cultura que resulta em comportamentos, atitudes e processos que
proporcionam a entrega de produtos de alto valor agregado, atendendo às expectativas das partes
interessadas” (CGU, 2017). A fim de visualizar o cenário nas auditorias internas após a obrigação
de implementação do PGMQ, foi enviado um questionário com quatro questões a todas as
auditorias internas das universidades federais brasileiras o qual identificou que: 43 das auditorias
internas implementaram o Programa, incluindo a auditoria interna da Universidade de Brasília
(AUD-UnB), e 26 ainda não implementaramo Programa. Em comum, todas as auditorias internas
das respectivas instituições, mesmo aquelas com o PGMQ implementado, não alçaram o Nível 2
(Infraestrutura) do IA-CM, permanecendo no Nível 1 (Inicial), caracterizado pela falta de
macroprocessos instituídos. Acerca das auditorias internas que não implementaram o Programa,
a pesquisa apontou que os principais óbices para a implementação daquele são: redução do quadro
de servidores, tempo necessário para dedicação ao PGMQ, complexidade das ações envolvidas,
necessidade de capacitação, atraso no recebimento dos questionários de avaliação e baixo número
de respondentes. No caso da AUD-UnB, esses obstáculos foram superados. Entretanto, para
alcançar o Nível 2 (Infraestrutura) do IA-CM, ainda é necessário implementar três dos dez KPAs
exigidos pelo Nível 2: KPA 2.1 Auditoria de conformidade; KPA 2.5 Plano de Auditoria baseado
em prioridades da gestão e KPA 2.10 Acesso pleno às informações, ativos e pessoas da
organização. | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | A implementação do programa de gestão e melhoria da qualidade na auditoria interna da Universidade de Brasília e sua contribuição para a aderência ao modelo de capacidade de auditoria interna para o setor público | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Universidade de Brasília | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Universidades e faculdades públicas | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Auditoria interna | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Programa de Gestão de Melhoria da Qualidade (PGMQ) | pt_BR |
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
| dc.description.abstract1 | As part of the indirect federal administration, the Federal Universities also had the responsibility
to include an Internal Audit unit in their structures, in accordance with Article 14 of Decree
3.591/2000, with the aim of strengthening management and controls. In order to promote the
continuous improvement of internal audits in the public sector, the International Institute of
Internal Auditors (IIA) and the World Bank signed a partnership which resulted in the creation of
the Internal Audit Capability Model for the Public Sector (IA-CM). This widely recognized
framework is structured around five levels of maturity, six key elements and 41 KPAs, known as
Key Process Areas (KPA). In addition, Normative Instruction No. 03, of June 9, 2017, published
by the Ministry of Transparency and the Comptroller General of the Union (CGU), established
the mandatory implementation of the Quality Improvement Management Program (PGMQ) in
public internal audits, with the aim of promoting “a culture that results in behaviors, attitudes and
processes that provide the delivery of products with high added value, meeting the expectations
of stakeholders” (CGU, 2017). In order to visualize the scenario in internal audits after the
obligation to implement the PGMQ, a questionnaire with four questions was sent to all the internal
audits of Brazilian federal universities, which identified that: 43 of the internal audits have
implemented the Program, including the internal audit of the University of Brasilia (AUD-UnB),
and 26 have not yet implemented the Program. In common, all the internal audits of the respective
institutions, even those with the PGMQ implemented, did not reach Level 2 (Infrastructure) of
the IA-CM, remaining at Level 1 (Initial), characterized by the lack of established macroprocesses. With regard to the internal audits that have not implemented the program, the survey
showed that the main obstacles to its implementation are: a reduction in the number of civil
servants, the time needed to dedicate to the PGMQ, the complexity of the actions involved, the
need for training, the delay in receiving the evaluation questionnaires and the low number of
respondents. In the case of AUD-UnB, these obstacles were overcome. However, in order to reach
Level 2 (Infrastructure) of the IA-CM, it is still necessary to implement three of the ten KPAs
required by Level 2: KPA 2.1 Compliance audit; KPA 2.5 Audit plan based on management
priorities and KPA 2.10 Full access to the organization's information, assets and people. | pt_BR |
| dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
| dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Governança e Inovação em Políticas Públicas, Mestrado Profissional | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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