| Campo DC | Valor | Idioma |
| dc.contributor.advisor | Duarte, Natália de Souza | - |
| dc.contributor.author | Melo, Magda Marques | - |
| dc.date.accessioned | 2025-10-21T12:39:02Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-21T12:39:02Z | - |
| dc.date.issued | 2025-10-21 | - |
| dc.date.submitted | 2025-03-28 | - |
| dc.identifier.citation | MELO, Magda Marques. A escola no Sistema de Garantia de Direitos: a construção da articulação intersetorial pela infância em Luziânia. 2025. 126 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Políticas Públicas para Infância e Juventude) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52804 | - |
| dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação Profissional em Políticas Públicas para Infância e Juventude, 2025. | pt_BR |
| dc.description.abstract | A pesquisa teve como objetivo investigar a articulação da escola com outras instituições do
Sistema de Garantia de Direitos (SGD) na rede de proteção à infância em Luziânia. Adotou-se
uma abordagem qualitativa com métodos mistos para analisar tanto a quantidade, quanto a
qualidade das interações entre essas entidades. A metodologia de estudo de caso foi utilizada
para explorar a dinâmica local e as práticas existentes, com foco na escola. O estudo foi
realizado em três fases: análise bibliográfica, análise documental e análise de dados secundários
da Secretaria Municipal de Educação de Luziânia. Os dados foram analisados utilizando o
método de análise temática, e os resultados indicaram que a escola, embora essencial para o
desenvolvimento infantil, atua de forma isolada, abrangendo áreas além da educação, como
saúde, segurança e cultura. A articulação intersetorial com outras áreas sociais do município é
limitada, o que demanda um estreitamento entre elas e a criação de protocolos de acionamento.
No entanto, algumas escolas conseguiram estabelecer algumas estratégias de articulação
intersetorial, fortalecendo a rede de proteção à infância na sua comunidade. Conclui-se que a
articulação entre a escola e o SGD é possível e necessária, sendo proposta uma nota técnica
para contribuir no fortalecimento das ações de garantia dos direitos das crianças no município. | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | A escola no Sistema de Garantia de Direitos : a construção da articulação intersetorial pela infância em Luziânia | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Sistema de Garantia dos Direitos | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Rede de Proteção Social | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Intersetorialidade | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Luziânia (GO) | pt_BR |
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
| dc.description.abstract1 | The research aimed to investigate the school’s articulation with other institutions of the Rights
Guarantee System (SGD) in the child protection network in Luziânia. A qualitative approach
with mixed methods was adopted to analyze both the quantity and quality of interactions
between these entities. The case study methodology was used to explore local dynamics and
existing practices, with a focus on the school. The study was conducted in three phases:
bibliographic analysis, documentary analysis, and analysis of secondary data from the
Municipal Department of Education of Luziânia. The data were analyzed using the thematic
analysis method, and the results indicated that the school, although essential for child
development, acts in isolation, covering areas beyond education, such as health, safety, and
culture. Intersectoral articulation with other social areas of the municipality is limited, which
requires closer cooperation between them and the creation of triggering protocols. However,
some schools managed to establish some intersectoral articulation strategies, strengthening the
child protection network in their community. It is concluded that the articulation between the
school and the SGD is possible and necessary, and a technical note is proposed to contribute to
strengthening actions to guarantee children's rights in the municipality. | pt_BR |
| dc.description.unidade | Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) | pt_BR |
| dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas para Infância e Juventude | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|