Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/52804
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_MagdaMarquesMelo_DISSERT.pdf1,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDuarte, Natália de Souza-
dc.contributor.authorMelo, Magda Marques-
dc.date.accessioned2025-10-21T12:39:02Z-
dc.date.available2025-10-21T12:39:02Z-
dc.date.issued2025-10-21-
dc.date.submitted2025-03-28-
dc.identifier.citationMELO, Magda Marques. A escola no Sistema de Garantia de Direitos: a construção da articulação intersetorial pela infância em Luziânia. 2025. 126 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Políticas Públicas para Infância e Juventude) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/52804-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação Profissional em Políticas Públicas para Infância e Juventude, 2025.pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa teve como objetivo investigar a articulação da escola com outras instituições do Sistema de Garantia de Direitos (SGD) na rede de proteção à infância em Luziânia. Adotou-se uma abordagem qualitativa com métodos mistos para analisar tanto a quantidade, quanto a qualidade das interações entre essas entidades. A metodologia de estudo de caso foi utilizada para explorar a dinâmica local e as práticas existentes, com foco na escola. O estudo foi realizado em três fases: análise bibliográfica, análise documental e análise de dados secundários da Secretaria Municipal de Educação de Luziânia. Os dados foram analisados utilizando o método de análise temática, e os resultados indicaram que a escola, embora essencial para o desenvolvimento infantil, atua de forma isolada, abrangendo áreas além da educação, como saúde, segurança e cultura. A articulação intersetorial com outras áreas sociais do município é limitada, o que demanda um estreitamento entre elas e a criação de protocolos de acionamento. No entanto, algumas escolas conseguiram estabelecer algumas estratégias de articulação intersetorial, fortalecendo a rede de proteção à infância na sua comunidade. Conclui-se que a articulação entre a escola e o SGD é possível e necessária, sendo proposta uma nota técnica para contribuir no fortalecimento das ações de garantia dos direitos das crianças no município.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA escola no Sistema de Garantia de Direitos : a construção da articulação intersetorial pela infância em Luziâniapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordSistema de Garantia dos Direitospt_BR
dc.subject.keywordRede de Proteção Socialpt_BR
dc.subject.keywordIntersetorialidadept_BR
dc.subject.keywordLuziânia (GO)pt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The research aimed to investigate the school’s articulation with other institutions of the Rights Guarantee System (SGD) in the child protection network in Luziânia. A qualitative approach with mixed methods was adopted to analyze both the quantity and quality of interactions between these entities. The case study methodology was used to explore local dynamics and existing practices, with a focus on the school. The study was conducted in three phases: bibliographic analysis, documentary analysis, and analysis of secondary data from the Municipal Department of Education of Luziânia. The data were analyzed using the thematic analysis method, and the results indicated that the school, although essential for child development, acts in isolation, covering areas beyond education, such as health, safety, and culture. Intersectoral articulation with other social areas of the municipality is limited, which requires closer cooperation between them and the creation of triggering protocols. However, some schools managed to establish some intersectoral articulation strategies, strengthening the child protection network in their community. It is concluded that the articulation between the school and the SGD is possible and necessary, and a technical note is proposed to contribute to strengthening actions to guarantee children's rights in the municipality.pt_BR
dc.description.unidadeCentro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Políticas Públicas para Infância e Juventudept_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.