http://repositorio.unb.br/handle/10482/52726| Arquivo | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|
| RosileneCandidaDeAraujo_DISSERT.pdf | 1,72 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
| Título: | Avaliação da alfabetização no Brasil entre 2013 e 2021 : análise pedagógica dos resultados à luz dos objetivos do PNAIC e da PNA |
| Autor(es): | Araujo, Rosilene Cândida de |
| Orientador(es): | Jesus, Girlene Ribeiro de |
| Assunto: | Alfabetização - avaliação Alfabetização Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) Política Nacional de Alfabetização (PNA) Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) |
| Data de publicação: | 15-out-2025 |
| Data de defesa: | 14-mai-2025 |
| Referência: | ARAUJO, Rosilene Cândida de. Avaliação da Alfabetização no Brasil entre 2013 e 2021: Análise Pedagógica dos Resultados à Luz dos Objetivos do PNAIC e da PNA. 2025. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. |
| Resumo: | A pesquisa analisa os resultados das avaliações de alfabetização no Brasil entre 2013e2021,considerando os objetivos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) edaPolítica Nacional de Alfabetização (PNA). O estudo investiga a relação entre as diretrizesdessas políticas e os desempenhos observados no Sistema de Avaliação da EducaçãoBásica(Saeb), examinando a evolução dos índices de alfabetização no período analisado. Paraisso,foram examinadas as normativas e relatórios institucionais que orientarama formulaçãoeimplementação das avaliações, além da análise estatística dos dados quantitativos doSaeb. Apesquisa adotou uma abordagem qualitativa e quantitativa, combinando análise documental eestatística descritiva, com suporte da técnica de análise de conteúdo e do software Iramuteqpara o tratamento dos dados textuais. Os achados revelam que, embora tenhamocorridoavanços na alfabetização em determinadas regiões e períodos, persistemdesigualdadessignificativas nos resultados, influenciadas por fatores estruturais e pela descontinuidadedepolíticas públicas. A comparação entre o PNAIC e PNA evidenciou diferenças na concepçãoeimplementação dessas políticas, demonstrando impactos distintos nos processos avaliativosepedagógicos. A análise dos documentos e dos dados estatísticos reforça a necessidadedecontinuidade e aprimoramento das políticas de alfabetização, com maior ênfase na formaçãodocente e na redução das disparidades regionais. |
| Abstract: | The research analyzes the results of literacy assessments in Brazil between 2013and2021,considering the objectives of the National Pact for Literacy at the Right Age (PNAIC) andtheNational Literacy Policy (PNA). The study investigates the relationship between the guidelinesof these policies and the performance observed in the Basic Education Assessment System(SAEB), examining the evolution of literacy rates during the analyzed period. Tothisend,institutional regulations and reports that guided the formulation and implementationoftheassessments were examined, in addition to the statistical analysis of Saeb quantitativedata.The research adopted a qualitative and quantitative approach, combining documentaryanalysisand descriptive statistics, supported by the content analysis technique and the Iramuteqsoftware for textual data processing. The findings reveal that, although advances inliteracyhave occurred in certain regions and periods, significant inequalities persist intheresults,influenced by structural factors and the discontinuity of public policies. The comparisonbetween PNAIC and PNA highlighted differences in the conception and implementationofthese policies, demonstrating distinct impacts on evaluation and pedagogical processes. Theanalysis of documents and statistical data reinforces the need for continuity and improvementin literacy policies, with greater emphasis on teacher training and the reductionof regionaldisparities. |
| Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) |
| Informações adicionais: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2025. |
| Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
| Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.