| Campo DC | Valor | Idioma |
| dc.contributor.advisor | Carvalho, Cristina Helena Almeida de | pt_BR |
| dc.contributor.author | Montezuma, Késsia de Araújo Rufino | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-10-14T21:03:28Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-14T21:03:28Z | - |
| dc.date.issued | 2025-10-14 | - |
| dc.date.submitted | 2025-02-21 | - |
| dc.identifier.citation | MONTEZUMA, Késsia de Araújo Rufino. Financiamento da Educação Básica: a gestão dos recursos do PDDE e do PDA em uma escola pública do DF (2017 a 2023). 2025. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52700 | - |
| dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2025. | pt_BR |
| dc.description.abstract | A presente dissertação vincula-se ao Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE da
Faculdade de Educação (FE) da Universidade de Brasília (UnB), na linha de pesquisa em
Políticas Públicas e Gestão da Educação (POGE). Tem por objetivo principal analisar
comparativamente o Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE e o Programa de
Descentralização Administrativa e Financeira – PDAF. Propõe-se como objetivos específicos:
a) examinar o financiamento da educação básica pública no Brasil, a partir da CF/88, à luz do
federalismo e da descentralização das políticas públicas educacionais; b) compreender a
estrutura organizacional da educação no DF e os recursos financeiros destinados à educação
básica pública distrital e c) analisar os recursos PDDE e do PDAF em uma escola pública do
DF entre 2017 a 2023. Trata-se de pesquisa quali-quantitativa cujos procedimentos
metodológicos foram o estudo de caso e a análise documental. O primeiro capítulo retratou, a
partir do federalismo educacional a estrutura do financiamento da educação básica pública,
bem como o principal programa de descentralização de recursos financeiros em âmbito
federal, o PDDE. No capítulo seguinte, foi mapeado o conjunto de recursos disponíveis para a
rede de educação pública no Distrito Federal e foi abordado o PDAF. No último capítulo,
verificou-se como os recursos do PDDE e do PDAF são alocados em uma escola pública do
DF. Como resultados observou-se que ambos representam uma parcela muito reduzida no
montante de recursos destinados a manutenção e desenvolvimento do ensino (MDE) no DF.
No entanto, ao analisar os recursos alocados em uma escola pública, verificou-se que
representam importante fonte de recursos, tendo o PDAF maior relevância, em razão do maior
montante de recursos destinados para MDE, a fim de possibilitar o acesso à educação e o
desenvolvimento dos processos de ensino-aprendizagem em uma das regiões administrativas
mais vulneráveis do Distrito Federal. | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | Financiamento da Educação Básica : a gestão dos recursos do PDDE e do PDA em uma escola pública do DF (2017 a 2023) | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Federalismo | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Educação básica - financiamento | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (PDAF) | pt_BR |
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
| dc.description.abstract1 | This dissertation is linked to the Postgraduate Program in Education - PPGE of the Faculty of
Education (FE) from University of Brasília (UnB), in the research line in Public Policies and
Education Management (POGE). Its main objective is to comparatively analyze the Direct
Money in School Program - PDDE and the Administrative and Financial Decentralization
Program - PDAF. The specific objectives are: a) to examine the financing of public basic
education in Brazil, based on the CF/88, in the light of federalism and the decentralization of
educational public policies; b) to understand the organizational structure of education in the
DF and the financial resources destined to the DF’s public basic education and c) to analyze
the PDDE and PDAF resources in a public school of the DF from 2017 to 2023. This qualiquantitative research employed a case study approach and document analysis. The first
chapter examined the structure of public basic education financing within the framework of
educational federalism, focusing on the PDDE as the main federal program for
decentralization. The second chapter mapped the resources available to the DF public
education network and explored the PDAF. In the last chapter, it was verified how the
resources of the PDDE and the PDAF are allocated in a public school of the DF. The results
indicated that both represent a very small portion in the amount of resources destined to
maintenance and development of education (MDE) in the DF. Following this analysis, the
dissertation examined the allocation of PDDE and PDAF resources within a public school in
the DF. The results indicated that while both programs represent a small portion of overall
MDE funding in the DF, they are a significant resource for individual schools, with the PDAF
playing a particularly important role in facilitating access to education and the development of
teaching-learning processes in a vulnerable region of the DF. | pt_BR |
| dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
| dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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