http://repositorio.unb.br/handle/10482/52629| Arquivo | Tamanho | Formato | |
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| RosianeDiasRodrigues_DISSERT.pdf | 1,7 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
| Título: | Ações afirmativas : estudo de caso múltiplo sobre a implementação da política de cotas raciais na pós-graduação stricto sensu da Universidade de Brasília e da Universidade Federal de Goiás |
| Autor(es): | Rodrigues, Rosiane Dias |
| Orientador(es): | Melo, Adriana Almeida Sales de |
| Assunto: | Ações afirmativas Pós-graduação stricto sensu Universidade de Brasília Universidade Federal de Goiás |
| Data de publicação: | 10-out-2025 |
| Data de defesa: | 6-jun-2025 |
| Referência: | RODRIGUES, Rosiane Dias. Ações afirmativas: estudo de caso múltiplo sobre a implementação da política de cotas raciais na pós-graduação stricto sensu da Universidade de Brasília e da Universidade Federal de Goiás.. 2025. 187 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. |
| Resumo: | Nas instituições de ensino superior públicas, tem-se observado uma difusão significativa e crescente de políticas de inclusão, decorrente principalmente da aprovação de resoluções em seus conselhos universitários, determinando que seus programas de pós-graduação criem ações afirmativas em seus processos de seleção, numa tentativa de impulsionar a entrada da população negra nesse nível de ensino. A presente pesquisa constrói-se na Área de Concentração Políticas Públicas e Gestão da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação – Profissional da Universidade de Brasília. O objetivo deste estudo de caso múltiplo é comparar os instrumentos de implementação da política de cotas raciais nos programas de pós-graduação stricto sensu da Universidade de Brasília (UnB) e da Universidade Federal de Goiás (UFG) e ainda analisar dados de ingresso, de modo a identificar possíveis contribuições entre as instituições. Com apoio nos estudos de Bernardino-Costa (2024), Feres Júnior (2018), Gomes (2022) e Venturini (2023) acerca da implementação de cotas raciais na educação, foi possível verificar que, ainda que haja pontos de contribuição entre as duas instituições pesquisadas, ambas se alinham à maioria das universidades brasileiras que introduziram políticas de ações afirmativas, que o fizeram sem, no entanto, implementar mudanças mais profundas que procurem de fato incluir os grupos minorizados. |
| Abstract: | In public universities, there has been a significant and growing diffusion of inclusion policies, mainly due to the approval of resolutions in their university councils, determining that their postgraduate programs create affirmative actions in their selection processes, in an attempt to encourage the entry of the black population into this level of education. This research is built on the Public Policy and Education Management Concentration Area of the Postgraduate Program in Education – Professional at the University of Brasília. The objective of this multiple case study is to compare the instruments for implementing the racial quota policy in the stricto sensu postgraduate programs at the University of Brasília (UnB) and the Federal University of Goiás (UFG) and also to analyze admission data in order to identify possible contributions between the institutions. Based on studies by Bernardino-Costa (2024), Feres Júnior (2018), Gomes (2022) and Venturini (2023) on the implementation of racial quotas in education, it was possible to verify that, although there are points of contribution between the two institutions researched, both are aligned with the majority of Brazilian universities that introduced affirmative action policies, which did so without, however, implementing deeper changes that actually seek to include minority groups. |
| Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) |
| Informações adicionais: | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2025. |
| Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional |
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| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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